INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 15 de dezembro de 2012

Septuaginta - Josué - Capítulo 23

1 E sucedeu, muito tempo depois que o Senhor dera repouso a Israel de todos os seus inimigos em redor, que Josué tornou-se envelhecido e avançado em anos.
2 Josué, então, chamou todo o Israel, os seus anciãos, os seus cabeças, os seus juízes e os seus oficiais, e disse-lhes: Eu sou velho e avançado em anos.
3 Tendes visto tudo o que o Senhor vosso Deus fez a todas estas nações que se encontram diante nós. Porque o Senhor, vosso Deus, é ele que tem lutado por vós.
4 Eis que vos dividi estas nações que ainda restam, a fim de serem uma herança para as tribos, desde o Jordão, e a algumas delas tenho destruído; e as fronteiras serão desde o grande mar, ao oeste.
5 O Senhor, nosso Deus, ele deverá expulsá-los de diante de vós, até que sejam completamente destruídos, enviando contra eles as bestas selvagens até destrui-los totalmente, e aos seus reis, diante de vós; e herdareis a sua terra, como o Senhor vosso Deus vos tem dito.
6 Esforçai-vos pois, diligentemente, para observar e fazer tudo o que está escrito no livro da lei de Moisés, a fim de que não vos desvieis nem para a direita nem para a esquerda,
7 para que não vos mistureis entre estas nações que ainda restam entre vós, nem façais menção do nome de seus deuses, nem os sirvais; e não vos curveis a eles.
8 Mas devereis permanecer no Senhor, vosso Deus, como fizestes até o dia de hoje.
9 O Senhor os destruirá diante de vós, grandes e fortes nações. Eis que nenhum homem foi capaz de permanecer diante de vós, até hoje.
10 Um homem dentre vós tem perseguido a mil, pois o Senhor, nosso Deus, ele é o que peleja por vós, como prometeu-nos.
11 Estejais atentos, pois, por vós mesmos, para que ameis o Senhor vosso Deus.
12 Porquanto se, de qualquer modo, vos desviardes e unirdes aos remanescentes destas nações que ainda permanecem entre vós, fazendo casamentos com eles, misturando-vos com eles e eles convosco,
13 sabei, com certeza, que o Senhor não irá mais expulsar a qualquer uma dessas nações de diante de vós, mas elas serão por ciladas e armadilhas para vós, aguilhões em vossos calcanhares e espinhos em vossos olhos, até que pereçais desta boa terra que o Senhor, vosso Deus, vos deu.
14 Eis que me apresso a ir pelo caminho no qual vão todos os que andam sobre a terra; e vós sabeis em vossos corações e em vossas almas que nenhuma coisa falhou de todas as boas coisas que o Senhor vosso Deus falou a respeito de tudo que nos concerne; nem uma só dessas coisas falhou.
15 Por esse motivo deverá vir a acontecer que assim como todas as coisas boas estão acontecendo para nós, o Senhor Deus trará sobre vós todas as coisas más, até vos destruir de sobre esta boa terra que o Senhor vos deu,
16 quando tiverdes transgredido a aliança do Senhor nosso Deus que ele nos ordenou, indo servir a outros deuses e inclinar-vos a eles.

Nenhum comentário: