INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Septuaginta - Josué - Capítulo 18

1 Toda a congregação dos filhos de Israel se reuniu em Siló, armando ali o tabernáculo do testemunho. E a terra lhes foi sujeita.
2 Entretanto, dentre os filhos de Israel ficaram sete tribos que ainda não tinham recebido a sua herança.
3 E disse Josué aos filhos de Israel: Até quando sereis remissos a fim de ir para possuir a terra que o Senhor Deus de vossos pais vos deu?
4 Escolhei dentre vós três homens de cada tribo, e que eles se disponham e passem pela terra, e a descrevam para mim, a fim de ver como será apropriado dividi-la.
5 Vieram, pois, até ele, que dividiu a terra em sete partes, dizendo: Judá ficará no seu território, ao sul, e a casa de José ficará no seu ao norte.
6 Vós, portanto, dividireis a terra em sete partes, e trareis a descrição para mim, a fim de que eu possa lançar sortes, aqui, perante o Senhor nosso Deus.
7 Os levitas, porém, não têm parte no meio de vós, porquanto o sacerdócio do Senhor é a sua herança. E Gade, Rúben e a meia tribo de Manassés receberam a sua herança além do Jordão, para o oriente, a qual Moisés, servo do Senhor, lhes deu.
8 Levantaram-se os homens e partiram, pois Josué ordenara-lhes que fossem demarcar a terra, dizendo: Ide, e percorrei a terra, demarcando-a; e retornem a mim, a fim de que eu aqui vos lance sortes, diante do Senhor, em Siló.
9 E os homens foram e passaram à terra, demarcando-a por cidades, em sete partes, em um livro; e trouxeram o livro para Josué.
10 Então Josué lançou as sortes para eles em Siló, perante o Senhor.
11 A sorte da tribo dos filhos de Benjamim saiu primeiro, segundo as suas famílias. O limite de sua sorte caiu entre os filhos de Judá e os filhos de José.
12 Suas fronteiras estavam no lado norte. E subiam do Jordão, debaixo de Jericó, para o norte; e subiam pela montanha para o ocidente, estando as suas saídas no deserto de Bete-Áven.
13 E as fronteiras passavam dali para Luz, atrás de Luz, no seu lado sul, que é Betel; e desciam para Atarote-Adar, perto do monte que jaz no lado sul da Bete-Horom inferior.
14 Dali as fronteiras prosseguiam, defrontando o lado do mar em direção ao sul, a partir do monte que está diante de Bete-Horom, ao sul; e as suas saídas estavam em Quiriate-Baal, que é Quiriate-Jearim, cidade dos filhos de Judá. Esta é a sua parte que olha para o oeste.
15 A sua parte sul era a partir de Quiriate-Baal, de onde a fronteira prosseguia para Guezim, saindo para a fonte das águas de Neftoa.
16 E as fronteiras estendiam-se para baixo, diante da floresta do filho de Hinom, que está em Emeque-Refain, ao norte; e desciam para Gueena, atrás dos jebuseus, no sul, indo até a fonte de En-Rogel.
17 E atravessavam para a fonte de En-Semes,
18 saindo em direção a Gelilote, oposta a subida de Adumim; e desciam para a pedra de Boã, dos filhos de Rúben, passando ao lado oposto a Arabá, para o norte. E, dali, passavam por trás de Bete-Arabá, ao norte; e as suas saídas estavam no norte, próximas ao mar salgado, na extremidade sul do Jordão. Esta era a costa sul.
19 O término das fronteiras era na baía do mar salgado, ao norte, para o lado sul do Jordão. Essas eram as suas fronteiras do lado sul.
20 E o Jordão era a sua fronteira no lado leste. Esta era a herança dos filhos de Benjamim nos seus termos em redor, segundo as suas famílias.
21 Ora, as cidades da tribo dos filhos de Benjamim, segundo as suas famílias, foram: Jericó, Bete-Hogla, o vale de Queziz,
22 Bete-Arabá, Zemaraim, Betel,
23 Avim, Pará, Ofra,
24 Quefar-Amonai, Ofni e Geba; doze cidades com as suas aldeias.
25 E Gibeom, Ramá, Beerote,
26 Mispa, Quefira, Moza,
27 Fira, Quefan, Necam, Zilecam, Tarala,
28 Jebus, que é Jerusalém, e Gibeá-Quiriate; treze cidades com as suas aldeias. Essa era a herança dos filhos de Benjamim, segundo as suas famílias.

Nenhum comentário: