INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Septuaginta - Josué - Capítulo 17

1 As fronteiras da tribo de Manassés (pois ele era o primogênito de José) saíram para Maquir, primogênito de Manassés, pai de Gileade. Era ele um homem de guerra, portanto teve a Gileade e a Basã.
2 Houve também uma sorte para o restante dos filhos de Manassés, segundo as suas famílias: para os filhos de Abiezer, para os filhos de Heleque, para os filhos de Asriel, para os filhos de Siquém, para os filhos de Semida e para os filhos de Hefer. Eram esses os filhos do sexo masculino, de acordo com as suas famílias.
3 Zelofeade, porém, filho de Hefer, não teve filhos, mas filhas. E são estes os nomes das filhas de Zelofeade: Maalá, Noa, Hogla, Milca e Tirza.
4 Elas chegaram diante de Eleazar, o sacerdote, diante de Josué e diante dos príncipes, dizendo: O Senhor ordenou a Moisés para nos dar uma herança entre os nossos irmãos. Portanto, de acordo com o mandamento do Senhor, foi dada para eles uma herança entre os irmãos de seu pai.
5 E a sua porção caiu desde Anessa até a planície de Labeque da terra de Gileade, que estava no outro lado do Jordão.
6 Porquanto as filhas de Manassés receberam herança entre seus irmãos, e os demais filhos de Manassés tiveram a terra de Gileade.
7 As fronteiras de Manassés eram Delanas, que está diante dos filhos de Anate, prosseguindo para as fronteiras de Jemim e Jessibe, e para a fonte de Tapua-Dote.
8 Isso era o que deveria pertencer a Manassés, mas a própria Tapua, na fronteira de Manassés, pertencia aos filhos de Efraim.
9 As suas fronteiras desciam para o vale de Carana, ao sul, pelo vale de Jeriel (há uma árvore de terebinto, pertencente a Efraim, entre ela e a cidade de Manassés); e as fronteiras de Manassés também estavam no lado norte do ribeiro. E as suas saídas estavam no mar.
10 Ao sul, o território era de Efraim, e, ao norte, de Manassés; e o mar era o seu limite. Encontravam-se em Aser, no norte, e em Issacar, no leste.
11 Manassés tinha, em Issacar e em Aser, Bete-Seã e as suas vilas, os habitantes de Dor e as suas vilas, os habitantes de Megido e as suas vilas, e a terceira parte de Mafeta e as suas vilas.
12 Todavia, os filhos de Manassés não puderam destruir aquelas cidades, e os cananeus começaram a habitar naquela terra.
13 Mas veio a acontecer, quando os filhos de Israel haviam se fortalecido, que eles fizeram os cananeus tributários; entretanto, não os expulsaram de todo.
14 E os filhos de José falaram a Josué, dizendo: Por que nos deste tão somente uma sorte e um quinhão de herança, sendo eu um povo numeroso, porquanto o Senhor me tem abençoado até aqui?
15 Josué respondeu-lhes: Se és um grande povo, então vai-te ao bosque, e conquista-o; uma vez que a região montanhosa de Efraim parece demasiado estreita para ti.
16 Mas eles disseram: A região montanhosa de Efraim não é suficiente para nós. Além disso, todos os cananeus que habitam nela e em Bete-Seã e suas vilas, assim como os que estão no vale de Jezreel, tem bons cavalos e carros de ferro.
17 Então Josué falou a casa de José, dizendo: Se és um povo numeroso e tens grande poder, não terás um único lote,
18 mas a região do bosque será tua. Pois ela tem madeira, e tu a cortarás; e a terra será tua, porquanto expulsarás os cananeus, ainda que tenham carros de ferro; porquanto és mais forte do que eles.

Nenhum comentário: