INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Septuaginta - Josué - Capítulo 14

1 E estes são aqueles dos filhos de Israel que receberam a sua herança na terra de Canaã, para os quais Eleazar, o sacerdote, e Josué, filho de Num, e os cabeças das casas paternas nas tribos dos filhos de Israel distribuíram herança.
2 Herdaram eles de acordo com as suas sortes, como o Senhor ordenara, pela mão de Josué, acerca das nove tribos e para a meia tribo, do outro lado do Jordão.
3 Porém, aos levitas não deu herança entre eles.
4 Porquanto os filhos de José eram duas tribos, Manassés e Efraim, e não se deu aos levitas herança na terra, senão cidades para nelas habitarem, e os seus arrabaldes para o seu gado, com o gado que havia neles.
5 Como o Senhor ordenara a Moisés, assim os filhos de Israel fizeram; e repartiram a terra.
6 Então os filhos de Judá aproximaram-se de Josué, em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, disse-lhe: Tu sabes o que o Senhor falou a Moisés, homem de Deus, a respeito de mim e de ti em Cades-Barnéia.
7 Quarenta anos tinha eu quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barnéia para espiar a terra; e eu retornei trazendo-lhe uma resposta, como sentia no seu coração.
8 Entretanto, meus irmãos que subiram comigo fizeram o coração das pessoas derreterem; eu, porém, perseverei em seguir ao Senhor, meu Deus.
9 Moisés, naquele dia, jurou, dizendo: Certamente, a terra onde teus pés pisaram será herança tua e de teus filhos, para sempre, porque tens perseverado em seguir ao Senhor, nosso Deus.
10 E agora, eis que o Senhor me tem mantido vivo, como ele disse, estes quarenta e cinco anos, desde que o Senhor falou esta palavra a Moisés, enquanto os filhos de Israel vagavam no deserto. Eis que estou, neste dia, com oitenta e cinco anos de idade.
11 Ainda hoje, estou tão forte como estava no dia em que o Senhor me enviou; como era a minha força antes, tal é ela neste dia para a guerra, tanto para sair como para entrar.
12 Agora, pois, dá-me este monte a respeito de que o Senhor falou naquele dia; porquanto ouviste esta palavra, naquele dia. Eis que os enaquins estão lá, e as cidades são grandes e fortes; contudo, se o Senhor estiver comigo eu os destruirei completamente, conforme o Senhor disse.
13 Então Josué o abençoou; e deu a Calebe, filho de Jefoné, filho de Quenez, Hebrom por herança.
14 Portanto Hebrom ficou sendo herança de Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, até este dia, porque ele perseverou em seguir o comando do Senhor, Deus de Israel.
15 O nome de Hebrom, antes, era Quiriate-Arba. Esta é a cidade dos enaquins. E a terra teve descanso da guerra.

Nenhum comentário: