INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Septuaginta - Josué - Capítulo 13

1 Josué já estava velho e avançado em anos, e o Senhor disse-lhe: Tu és velho e avançado em anos, e ainda resta muitíssima terra para se possuir.
2 E esta é a terra que resta: as regiões dos filisteus, dos gesuritas e dos cananeus,
3 desde o deserto em frente do Egito, até as fronteiras de Ecrom à esquerda dos cananeus, terra que é contada para os cinco principados dos filisteus, para o habitante de Gaza, de Azoto, de Ascalon, de Gate e de Ecrom, e também para os eveus;
4 desde Temã até a terra de Canaã, antes de chegar-se a Gaza, e os sidônios, até Afeque e as fronteiras dos amorreus;
5 e toda a terra de Gibla dos filisteus, e todo o Líbano à leste de Gilgal, sob o monte Hermon, até a entrada de Hamate.
6 Cada um que habita a região montanhosa do Líbano, até Misrefote-Maim, e todos os sidônios, eu irei destrui-los de diante de Israel. Tão somente divide-os por herança a Israel, conforme eu te ordenei.
7 Agora, pois, divide esta terra por herança às nove tribos, e à meia tribo de Manassés.
8 Do Jordão até o grande mar ao oeste lhes darás; o grande mar será o seu limite. Contudo, para as duas tribos e para a meia tribo de Manassés, para Rúben e Gade, deu Moisés herança além do Jordão. Moisés, servo do Senhor, deu-lhes o leste,
9 desde Aroer, que está à margem do ribeiro de Arnom, e a cidade no meio do vale, e todo o Misor de Medeba;
10 e todas as cidades de Seom, rei dos amorreus que reinou de Hesbom às fronteiras dos filhos de Amom;
11 e a região de Gileade, e as regiões dos gesuritas e maacatitas, e todo o monte de Hermom, e toda a terra de Basã até Salcá;
12 e todo o reino de Ogue, na região de Basã, que reinou em Astarote e em Edrei, o qual ficou do restante dos gigantes. E Moisés o feriu e expulsou.
13 Todavia, os filhos de Israel não expulsaram os gesuritas nem os maacatitas e os cananeus; mas o rei de Gesur e os maacatitas ficaram habitando entre os israelitas até hoje.
14 Somente à tribo de Levi não deu ele herança; o Senhor Deus de Israel, ele é a sua herança, conforme o Senhor lhes disse. Esta é a divisão que Moisés fez para os filhos de Israel em Arabote Moabe, no outro lado do Jordão, perto de Jericó.
15 E Moisés deu à tribo dos filhos de Rúben a terra, de acordo com as suas famílias.
16 Suas fronteiras eram desde Aroer, que fica em frente ao ribeiro de Arnom. Deles é a cidade que está no vale do Arnom, e todo o Misor
17 até Esebon; e todas as cidades no Misor: Dibom, Baamote-Baal, Bete-Baal-Meom,
18 Jaza, Quedemote, Mefaate,
19 Quiriataim, Sibma, Zerete-Saar, no monte do vale,
20 Bete-Peor, Asdode-Pisga e Bete-Jesimote,
21 todas as cidades do Misor e todo o reino de Seom, rei dos amorreus, a quem Moisés feriu juntamente com os príncipes de Midiã, Evi, Requem, Zur, Hur e Reba, os quais eram príncipes de Seom, habitando em Seom.
22 Também a Balaão, o adivinho, filho de Beor, os filhos de Israel mataram na batalha.
23 E o termo dos filhos de Rúben era o Jordão e a fronteira do mesmo. Esta foi a herança dos filhos de Rúben, segundo as suas famílias, as cidades e as suas aldeias.
24 Moisés deu herança também para os filhos de Gade, segundo as suas famílias.
25 Suas fronteiras foram Jazer e todas as cidades de Gileade, e a metade da terra dos filhos de Amom, até a Arabá, que está diante de Rabá;
26 e desde Hesbom até Arabote, perto de Mispa, e Botanim, e desde Maanaim até o termo de Debir; 
27 e, no vale, Bete-Arã, Bete-Nimra, Sucote, Zafom e o resto do reino de Seom, rei de Hesbom. O Jordão será o seu limite, até a extremidade do mar de Quinerete, do outro lado do Jordão, ao oriente.
28 Esta é a herança dos filhos de Gade, segundo as suas famílias, e as suas cidades. Segundo as suas famílias eles irão estar costeiros aos seus inimigos; porquanto as suas cidades e as suas aldeias foram segundo as suas famílias.
29 E Moisés deu herança à metade da tribo de Manassés, segundo as suas famílias.
30 Foi o seu território desde Maanaim, todo o reino de Basã, todo o reino de Ogue, rei de Basã, e todas as aldeias de Jair que estão em na região de Basã; sessenta cidades.
31 E a metade de Gileade, e Astarote e Edrei, cidades reais de Ogue, em Basã, Moisés deu aos filhos de Maquir, filho de Manassés; a saber, à metade dos filhos de Maquir, segundo as suas famílias.
32 Esses são os que Moisés fez herdarem em Arabote Moabe, do outro lado do Jordão, perto de Jericó, para o oriente.

Nenhum comentário: