INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Septuaginta - Josué - Capítulo 11

1 Quando Jabim, rei de Hazor, ouviu isto, enviou mensageiros a Jobabe, rei de Madon, ao rei de Sinrom e ao rei de Acsafe,
2 e aos reis que estavam perto da grande Sidom, na região montanhosa e na Arabá oposta a Quinerete, na planície e nas regiões de Dor, ao ocidente,
3 e aos cananeus, ao oriente, aos amorreus na costa, e aos heteus, aos ferezeus, e aos jebuseus na montanha, e aos heveus e àqueles que habitam sob o monte Hermon, na terra de Mispa;
4 e eles e os seus reis junto deles saíram, como a areia do mar em multidão, com cavalos e muitíssimos carros.
5 Todos os reis reuniram-se em pessoa, e vieram para o mesmo lugar, acampando-se junto às águas de Merom, para a guerra contra Israel.
6 E o Senhor disse a Josué: Não temas diante deles, porque amanhã, a esta hora, irei colocá-los em fuga diante de Israel. Jarretarás os seus cavalos, e aos seus carros queimarás a fogo.
7 E Josué e todos os homens de guerra vieram sobre eles nas águas de Merom, de repente, atacando-os na região montanhosa.
8 O Senhor os entregou nas mãos de Israel, que os feriu e perseguiu até a grande Sidom, até Misrefote-Maim e até o vale de Mispa, ao leste; e os feriram, sem lhes deixar nenhum restante.
9 Fez-lhes Josué como o Senhor lhe ordenara: jarretou seus cavalos, e seus carros queimou a fogo.
10 Naquele tempo, Josué voltou e tomou também a Hazor, e ao seu rei. Pois Hazor, dantes, era o cabeça de todos esses reinos.
11 Feriram a todos os que nela respiravam com o fio da espada, destruindo-os completamente; ninguém foi deixado com vida. E a Hazor queimaram com fogo.
12 Todas as cidades desses reinos, e todos os reis delas, tomou Josué; e os feriram ao fio da espada, destruindo-os totalmente, como Moisés, servo do Senhor, ordenara.
13 Todavia, de todas as cidades muradas Israel não queimou nenhuma delas, salvo Hazor, que ele queimou.
14 Todos os despojos dessas cidades os filhos de Israel levaram como uma presa para si. Entretanto, a todos os homens feriram ao fio da espada, até que os tinham destruído sem nada deixarem que respirasse.
15 Conforme o Senhor ordenara a Moisés, seu servo, Moisés ordenou a Josué, e assim ele o fez; não deixou Josué nada por fazer de tudo o que lhe ordenara Moisés.
16 Josué tomou toda aquela terra montanhasosa e todo o país do sul, toda a terra de Gósen, e a planície e a região em direção ao ocidente, e a região montanhosa de Israel com o vale da mesma,
17 desde o monte Halaque, que sobe a Seir, até Baal-Gade, e o vale do Líbano, ao pé do monte Hermon. A todos os seus reis ele tomou, destruindo-os e matando-os.
18 Josué fez guerra por muito tempo contra todos esses reis,
19 e não houve nenhuma cidade que Israel não conquistasse. A todas eles tomaram pela guerra.
20 Pois foi do Senhor o endurecer de seus corações para sair à guerra contra Israel, a fim de que pudessem ser totalmente destruídos; para que a misericórdia não lhes devesse ser concedida, e a fim de que eles viessem a ser de todo exterminados, como o Senhor dissera a Moisés.
21 Naquele tempo, Josué foi e eliminou os enaquins das montanhas de Hebrom, de Debir, de Anabe, de todas as montanhas de Judá e de todas as montanhas de Israel. Josué os destruiu totalmente, com as suas cidades.
22 E não havia mais nenhum dos enaquins deixados na terra dos filhos de Israel. Somente em Gaza, Gate e Asdode foi que eles subsistiram.
23 Tomou Josué toda a terra, de acordo com o que o Senhor ordenara a Moisés; e Josué a deu em herança a Israel, por divisão de acordo com as suas tribos. E a terra descansou da guerra.

Nenhum comentário: