INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Septuaginta - Josué - Capítulo 4

1 Quando o povo havia atravessado completamente o Jordão, o Senhor falou a Josué, dizendo:
2 Toma homens do povo, um de cada tribo,
3 e dá-lhes ordens; e devereis tirar do meio do Jordão doze pedras escolhidas. Havendo elas passado junto convosco, colocai-as em vosso acampamento, onde haveis de acampar durante a noite.
4 Então Josué, tendo chamado doze homens distintos dentre os filhos de Israel, um de cada tribo,
5 disse-lhes: Avançai adiante mim, na presença do Senhor, para o meio do Jordão, e cada um tendo tomado uma pedra dali, carregue-a em seus ombros, de acordo com o número das doze tribos de Israel,
6 a fim de que elas sejam para vós, continuamente, como um sinal designado. E quando teu filho te interrogar no futuro, dizendo: Que significam para nós estas pedras?
7 possas, então, dar-lhe uma explicação, dizendo: O rio Jordão secou perante a arca da aliança do Senhor de toda a terra, quando esta passou por ele. Estas pedras vos servirão de memorial, aos filhos de Israel, para sempre.
8 Os filhos de Israel fizeram assim, conforme o Senhor ordenara a Josué. E levantaram doze pedras do meio do Jordão, conforme o Senhor ordenara a Josué quando os filhos de Israel tinham passado completamente, ao longo; e levaram as pedras com eles para o acampamento, depositando-as ali.
9 Josué também colocou outras doze pedras no Jordão, no lugar que estava sob os pés dos sacerdotes que levavam a arca da aliança do Senhor; e ali estão, até hoje.
10 Os sacerdotes que levavam a arca da aliança permaneceram no Jordão até que Josué tinha terminado de falar tudo o que o Senhor ordenara que ele dissesse ao povo. Então o povo se apressou, e passou.
11 E aconteceu, quando todas as pessoas haviam atravessado, que a arca da aliança do Senhor passou, e também as pedras, diante deles.
12 Os filhos de Rúben, os filhos de Gade e a meia tribo de Manassés passaram armados diante dos filhos de Israel, conforme Moisés lhes ordenara.
13 Quarenta mil homens armados para a batalha passaram diante do Senhor, para a guerra, à cidade de Jericó.
14 Naquele dia o Senhor engrandeceu a Josué perante todo o povo de Israel; e temeram-no, como fizeram com Moisés enquanto ele viveu.
15 E o Senhor falou a Josué, dizendo:
16 Ordena aos sacerdotes que levam a arca da aliança do Testemunho do Senhor para subirem do Jordão.
17 E Josué ordenou aos sacerdotes, dizendo: Subi do Jordão.
18 E veio a suceder, quando os sacerdotes que levavam a arca da aliança do Senhor haviam subido do Jordão e colocado os seus pés sobre a terra, que a água do Jordão voltou impetuosamente para o seu lugar; e permaneceu, como antes, transbordando sobre todos os seus barrancos.
19 O povo subiu do Jordão no décimo dia do primeiro mês; e os filhos de Israel acamparam-se em Gilgal, na região ao leste de Jericó.
20 Então Josué assentou as doze pedras que tirara do Jordão, em Gilgal,
21 dizendo: Quando vossos filhos vos interrogarem, e disserem: Que são estas pedras?
22 Respondereis a vossos filhos que Israel passou este Jordão em terra seca,
23 quando o Senhor nosso Deus secou as águas do Jordão diante deles até que tinham passado, conforme o Senhor nosso Deus fizera ao Mar Vermelho, que o Senhor nosso Deus secou diante de nós até que passamos;
24 a fim de que todas as nações da Terra possam saber que o poder do Senhor é tremendo, e para que possais adorar o Senhor nosso Deus em todo tempo.

Nenhum comentário: