INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Septuaginta - Números - Capítulo 8

1 O Senhor falou a Moisés, dizendo:
2 Fala a Arão, e dize-lhe: Sempre que puseres em ordem as lâmpadas, as sete lâmpadas iluminarão em frente ao candelabro.
3 E Arão fez assim: em direção ao lado fronteiro do candelabro ele acendeu as suas lâmpadas, conforme o Senhor o designara a Moisés.
4 E esta é a feitura do candelabro: é ele sólido, de ouro, com a sua haste e os seus lírios todos sólidos. De acordo com o modelo que o Senhor mostrara a Moisés, assim ele fez o candelabro.
5 E o Senhor falou a Moisés, dizendo:
6 Toma os levitas do meio dos filhos de Israel, e purifica-os.
7 Desta maneira farás a sua purificação: borrifá-los-ás com a água de purificação, e uma navalha passará sobre todo o seu corpo; e lavarão as suas vestes, e serão limpos.
8 Tomarão um novilho do rebanho e a sua oferta de cereais, flor de farinha amassada com azeite; e tomarás um novilho de um ano de idade do rebanho para o sacrifício pelo pecado.
9 Farás, então, chegar os levitas perante o tabernáculo do testemunho, e reunirás toda a congregação dos filhos de Israel.
10 Apresentarás os levitas perante o Senhor, e os filhos de Israel porão as suas mãos sobre eles.
11 Arão separará os levitas como uma oferta, diante do Senhor, dos filhos de Israel; depois disso, eles estarão preparados para executar as obras do Senhor.
12 Os levitas colocarão as suas mãos sobre as cabeças dos novilhos. Oferecerás um deles como uma oferta pelo pecado, e o outro para um holocausto ao Senhor, a fim de fazer expiação por eles.
13 Porás os levitas perante o Senhor, e perante Arão e os seus filhos; e os oferecerás como um dom, diante do Senhor.
14 Tu separarás os levitas do meio dos filhos de Israel, e eles serão meus.
15 Depois disto, os levitas entrarão para executar a obra do tabernáculo do testemunho. Tu os purificarás e apresentá-los-ás diante do Senhor.
16 Pois estes são dados a mim como um dom, tirados do meio dos filhos de Israel. Eu os tenho tomado para mim no lugar de todos os primogênitos dos filhos de Israel, de todos aqueles que abrem o útero.
17 Porquanto todo primogênito entre os filhos de Israel é meu, seja de homem ou de animal. No dia em que feri a todo primogênito na terra do Egito eu os santifiquei para mim,
18 tomando os levitas em lugar de todo primogênito entre os filhos de Israel.
19 E eu dei os levitas de presente, como uma oferta, para Arão e seus filhos, do meio dos filhos de Israel, a fim de fazerem o serviço dos filhos de Israel no tabernáculo do testemunho, e para fazerem expiação por eles. Não haverá, por conseguinte, nenhum dentre os filhos de Israel que se aproxime das coisas sagradas.
20 Moisés e Arão, e toda a congregação dos filhos de Israel, agiram com os levitas conforme o Senhor ordenara a Moisés a seu respeito. Desta forma os filhos de Israel fizeram com eles.
21 Então os levitas se purificaram e lavaram as suas vestes, e Arão os apresentou como uma oferta perante o Senhor; e Arão fez expiação por eles, a fim de purificá-los.
22 Depois disso, os levitas foram para ministrar em seu serviço no tabernáculo do testemunho, perante Arão e os seus filhos. Conforme ordenara o Senhor a Moisés acerca dos levitas, assim eles lhes fizeram.
23 E o Senhor falou a Moisés, dizendo:
24 Esta é a ordenança a respeito dos levitas: da idade de vinte e cinco anos para cima eles deverão entrar para ministrar no tabernáculo do testemunho.
25 A partir dos cinquenta anos de idade os levitas cessarão de participar no ministério, e não deverão trabalhar mais.
26 Seu irmão servirá no tabernáculo do testemunho, para cumprir as suas obrigações, contudo ele não deverá mais fazer as obras. Assim agirás com os levitas nos seus encargos.

Nenhum comentário: