INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Septuaginta - Números - Capítulo 5

1 O Senhor falou a Moisés, dizendo: 
2 Ordena aos filhos de Israel, e que eles enviem para fora do arraial a todo leproso, a todo aquele que tem um fluxo e a todo aquele que está impuro por causa de um corpo morto. 
3 Seja macho ou seja fêmea, enviá-los-ão para fora do arraial; e não contaminarão os seus acampamentos nos quais eu habito, no meio deles. 
4 Os filhos de Israel fizeram assim, e enviaram-nos para fora do acampamento; conforme o Senhor dissera a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel. 
5 E o Senhor falou a Moisés, dizendo: 
6 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Todo homem ou mulher que cometer qualquer pecado daqueles que são comuns ao homem, ou se essa alma, de qualquer maneira, tiver negligenciado algum mandamento e transgredido, 
7 tal pessoa deverá confessar o pecado que cometeu, e dará uma satisfação por sua transgressão. Pagará o principal e deverá acrescentar-lhe a quinta parte; e fará uma restauração para aquele contra o qual tem transgredido. 
8 Todavia, se um homem não tiver nenhum parente próximo, de modo a dar-lhe a satisfação de sua transgressão, a oferta pela culpa paga ao Senhor será do sacerdote, além do carneiro da expiação pelo qual fará expiação por ele. 
9 Os primeiros frutos em todas as coisas santificadas dos filhos de Israel, tudo o que eles oferecerem ao Senhor, será para o sacerdote. 
10 As coisas consagradas de cada homem deverão ser suas. E qualquer homem que vier a dar qualquer coisa ao sacerdote, essa oferta será sua. 
11 Disse mais o Senhor a Moisés: 
12 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Se a esposa de alguém transgredir contra ele e desrespeitá-lo, desprezando-o, 
13 supondo-se que qualquer um deva ter se deitado com ela carnalmente e a coisa estiver escondida dos olhos do seu marido; se ela o tiver ocultado, havendo-se contaminado, e não haja testemunhas contra ela, não tendo sido surpreendida, 
14 mas vier sobre ele um espírito de ciúmes, ficando enciumado de sua esposa, estando ela contaminada; ou se vier sobre ele um espírito de ciúmes, ficando enciumado de sua esposa, não estando ela contaminada, 
15 Então o homem levará a sua esposa ao sacerdote, e deverá trazer a sua oferta por ela, a décima parte de um efa de farinha de cevada. Não deverá derramar azeite sobre ela, nem colocará sobre ela incenso, porquanto é um sacrifício de ciúme, um sacrifício de memorial, com o fim de trazer o pecado à lembrança. 
16 O sacerdote trará a mulher, levando-a para comparecer perante o Senhor. 
17 Então o sacerdote tomará água pura corrente em um vaso de barro, e também tomará do pó que houver no chão do tabernáculo do testemunho. E, tendo-o tomado, deverá lançá-lo na água. 
18 O sacerdote, então, colocará a mulher em pé diante do Senhor e descobrirá a sua cabeça, pondo em suas mãos o sacrifício de memorial, o sacrifício de ciúme. Na mão do sacerdote estará a água da convicção, que traz a maldição. 
19 E o sacerdote a fará jurar, dizendo à mulher: Se ninguém contigo se deitou, e se não transgrediste de modo a ficar poluída, estando sob o poder do teu marido, estejas livre dessa água da convicção que traz a maldição; 
20 entretanto, se sendo tu uma mulher casada transgrediste ou foste contaminada, e qualquer um tem ficado contigo, além de teu marido... 
21 Então o sacerdote conjurará a mulher pelos juramentos desta maldição. E o sacerdote dirá à mulher: O Senhor te faça ir sob uma maldição e sob uma praga, no meio do teu povo. E o Senhor deverá fazer a tua coxa apodrecer e inchar o teu ventre. 
22 Esta água que traz a maldição entrará em tuas entranhas fazendo inchar o teu ventre e a tua coxa apodrecer. E a mulher dirá: Assim seja, assim seja. 
23 O sacerdote escreverá estas maldições num livro, e as apagará com a água da convicção que traz a maldição. 
24 Ele fará a mulher beber a água da convicção que traz a maldição, e a água da convicção que traz a maldição entrará nela. 
25 Então o sacerdote tomará da mão da mulher o sacrifício de ciúme, e o apresentará diante do Senhor, levando-o ao altar. 
26 O sacerdote tomará um punhado do sacrifício como um memorial, e deverá oferecê-lo sobre o altar; e, depois, ele fará a mulher beber a água. 
27 E sucederá que se ela tiver se contaminado, sendo que isto escapou por completo da atenção de seu marido, então a água da convicção que traz a maldição entrará nela e deverá fazer inchar a sua barriga, e a sua coxa irá apodrecer; e a mulher será por maldição no meio do seu povo. 
28 Todavia, se a mulher não foi contaminada, mas estiver limpa, deverá, depois disso, ser inocentada, e conceberá. 
29 Esta é a lei dos ciúmes, quando acontecer de uma mulher casada transgredir e se contaminar; 
30 ou no caso de um homem sobre quem o espírito de ciúmes vier, ficando ele enciumado de sua esposa. Então ele deverá apresentar sua mulher perante o Senhor, e o sacerdote cumprirá para com ela toda esta lei. 
31 Então o homem deverá ser limpo do seu pecado; a mulher, porém, carregará o seu pecado.

2 comentários:

Unknown disse...

Bom dia, amigo! Não estou conseguindo encontrar o capítulo 5 de Números, pois o que aparece é o texto do capítulo 6

José Cassais disse...

Obrigado por mostrar a falta! Esta ajuda é muito bem vinda, e já foi providenciada a inclusão do capítulo correto.