INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Septuaginta - Números - Capítulo 4

1 O Senhor falou a Moisés e a Arão, dizendo:
2 Toma a soma dos filhos de Coate, dentre os filhos de Levi, segundo as suas famílias, segundo as casas de seus pais,
3 de vinte e cinco anos para cima, até cinquenta anos, todo aquele que entra para ministrar, a fim de fazer todos os trabalhos no tabernáculo do testemunho.
4 E estas serão as obras dos filhos de Coate no tabernáculo do testemunho, que é santíssimo:
5 Arão e seus filhos entrarão, quando o acampamento estiver prestes a se mover, tomarão o véu do reposteiro e cobrirão com ele a arca do testemunho;
6 colocarão sobre ele uma coberta, ou seja, uma pele azul, e lhe estenderão, por cima, uma cobertura toda de azul; e lhe meterão os varais pelas argolas.
7 Eles deverão colocar sobre a mesa estabelecida para os pães da proposição um pano todo de púrpura, e os pratos, os incensários, os copos e os vasos com que se oferecem libações; e os pães permanentes estarão sobre ela.
8 Colocarão sobre ela um pano de carmesim e o cobrirão com uma coberta azul de pele; e deverão colocar os varais nela.
9 Então tomarão uma cobertura azul e cobrirão com ela o candelabro que dá luz, as suas lâmpadas, os seus apagadores, os seus funis e todos os vasos de óleo com os quais ministram.
10 Eles o colocarão, e todos os seus utensílios, em uma capa de pele azul; e deverão pô-los em varais.
11 Colocarão um pano azul, como uma cobertura, sobre o altar de ouro, e o cobrirão com uma capa de pele azul; e o meterão em seus varais.
12 Tomarão todos os instrumentos de serviço com os quais ministram no santuário, e deverão colocá-los em um pano azul, e cobri-los com a cobertura de pele azul; e os colocarão em cima de varais.
13 Então ele porá a cobertura sobre o altar, e a cobrirão com um pano todo de púrpura.
14 E colocarão nisso todos os utensílios com que ministram sobre ele: as frigideiras, os garfos, os copos, a tampa e todos os vasos do altar; e deverão colocar sobre tudo isso uma capa azul de peles; e o porão em seus varais. Então tomarão um pano de púrpura e cobrirão a pia e a sua base, e a colocarão em uma capa de pele azul, metendo-a em varais.
15 Arão e seus filhos terminarão de cobrir as coisas sagradas, e todos os vasos consagrados, quando o acampamento começar a se mover; e, depois disto, os filhos de Coate entrarão para pegar os móveis. Entretanto, não deverão tocar nas coisas santas, para que não morram. Estas coisas os filhos de Coate deverão carregar do tabernáculo do testemunho.
16 Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, será superintendente do óleo para a luz, do incenso composto, das ofertas diárias de farinha e do óleo da unção. Este é o seu encargo, a supervisão do tabernáculo e de tudo o que há no santo lugar, em todas as suas obras.
17 E o Senhor falou a Moisés e a Arão, dizendo:
18 Vós não devereis eliminar a família de Coate, em sua tribo, tirando-a do meio dos levitas.
19 Assim lhes fareis, e eles irão viver, e não morrerão quando se aproximarem do Santo dos Santos: Arão e seus filhos avançarão, e os colocarão cada um em seu posto, para o seu encargo.
20 E, assim, eles não deverão, de modo algum, avançarem para olhar, repentinamente, as coisas sagradas e morrerem.
21 O Senhor falou a Moisés, dizendo:
22 Toma a soma dos filhos de Gérson, e esses de acordo com as casas de seus pais, segundo as suas famílias.
23 Toma o número deles a partir de vinte e cinco anos e acima, até a idade de cinquenta anos, todo aquele que entra para ministrar, para fazer o seu trabalho no tabernáculo do testemunho.
24 E este é o serviço público da família de Gérson, para ministrar e também para carregar:
25 Levarão eles as peles do tabernáculo, o tabernáculo do testemunho e o seu véu, a cobertura azul que está sobre ele, e a cobertura da porta do tabernáculo do testemunho,
26 e todas as cortinas do átrio que estão sobre o tabernáculo do testemunho, os seus utensílios e todos os vasos do serviço para serem usados pelos que com eles ministram.
27 De acordo com a direção de Arão e de seus filhos será o serviço dos filhos de Gérson, em todos os seus ministérios e em todas as suas obras; e deverás tomar a conta deles, por nome, em todas as coisas por eles carregadas.
28 Este é o serviço dos filhos de Gérson no Tabernáculo do testemunho, e o seu encargo, sob a direção de Itamar, filho do sacerdote Arão.
29 Quanto aos filhos de Merari, segundo as suas famílias, segundo as casas de seus pais, toma, também, o número deles.
30 Toma o número deles a partir de vinte e cinco anos de idade e para cima, até cinquenta anos; cada um que entra para executar os serviços do tabernáculo do testemunho.
31 E estes são os encargos das coisas a serem carregadas por eles, de acordo com todas os seus serviços no tabernáculo do testemunho: Levarão os capitéis do tabernáculo, as suas barras, as suas colunas, as suas bases e o seu véu. Junto com esses deverão estar as bases, as colunas e a cortina da porta do Tabernáculo.
32 Levarão as colunas do pátio em redor, e junto com elas estarão as suas bases; e levarão os pilares do véu da porta do átrio, as suas bases, as suas estacas, as suas cordas, e todos os seus utensílios e instrumentos de serviço. Toma o número, por nome, de todos os artigos e do encargo das coisas que deverão ser carregadas por eles.
33 Este é o ministério da família dos filhos de Merari em todas as suas obras no tabernáculo do testemunho, sob a direção de Itamar, filho do sacerdote Arão.
34 Então Moisés e Arão, e os príncipes de Israel, tomaram o número dos filhos de Coate segundo as suas famílias, segundo as casas de seus pais,
35 de vinte e cinco anos para cima e até a idade de cinquenta anos, todos os que entravam para o ministério a fim de fazer o serviço no tabernáculo do testemunho.
36 O número deles, segundo as suas famílias, era de dois mil setecentos e cinquenta.
37 Esta é a numeração da família de Coate, de todo aquele que ministra no tabernáculo do testemunho, tal como Moisés e Arão os contaram, pela palavra do Senhor, pela mão de Moisés.
38 E os filhos de Gérson foram contados segundo as suas famílias, segundo as casas de seus pais,
39 de vinte e cinco anos para cima e até os cinquenta anos, cada um que entrava para o ministério a fim de fazer o serviço no tabernáculo do testemunho.
40 O número deles, segundo as suas famílias, segundo as casas de seus pais, era de dois mil seiscentos e trinta.
41 Esta é a numeração da família dos filhos de Gérson, todos aqueles que ministravam no tabernáculo do testemunho, a quem Moisés e Arão contaram, pela palavra do Senhor, sob a direção de Moisés.
42 Também a família dos filhos de Merari foi contada, de acordo com as suas divisões, segundo as casas de seus pais,
43 a partir de vinte e cinco anos de idade e para cima, até os cinquenta anos, cada um que entrava para o ministério dos serviços do tabernáculo do testemunho.
44 O número deles, segundo as suas famílias, segundo as casas de seus pais, era de três mil e duzentos.
45 Esta é a numeração da família dos filhos de Merari, os quais Moisés e Arão contaram, pela palavra do Senhor, sob a direção de Moisés.
46 Todos os que foram contados por Moisés e Arão, e pelos príncipes de Israel, a saber, os levitas, segundo as suas famílias e de acordo com as casas de seus pais,
47 de vinte e cinco anos de idade e para cima, até os cinquenta anos, cada um que entrava para o serviço das obras e os encargos das coisas que eram carregadas no tabernáculo do testemunho,
48 todos os que foram contados eram oito mil quinhentos e oitenta.
49 E foi feita a sua revista, pela palavra do Senhor, sob a direção de Moisés, apontando cada homem, individualmente, para os seus respectivos trabalhos e sobre os seus encargos. Assim foram eles contados, conforme o Senhor ordenara a Moisés.

Nenhum comentário: