INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Septuaginta - Números - Capítulo 32

1 Os filhos de Rúben e os filhos de Gade tinham uma grande quantidade de gado, mui grande mesmo. Viram eles a terra de Jazer e a terra de Gileade, e que o lugar era lugar para bovinos.
2 Então os filhos de Rúben e os filhos de Gade vieram e falaram a Moisés e a Eleazar, o sacerdote, e aos príncipes da congregação, dizendo:
3 Atarote, Dibom, Jazer, Ninra, Hesbon, Eleale, Sebã, Nebo e Beon,
4 a terra que o Senhor entregou diante dos filhos de Israel, é terra de pastagem; e os teus servos têm gado.
5 E disseram: Se temos achado graça aos teus olhos, que seja dada esta terra aos teus servos em possessão; e não nos faças passar o Jordão.
6 Então Moisés disse aos filhos de Gade e aos filhos de Rúben: Vossos irmãos irão à peleja, e ficareis vós aqui?
7 Por que perverteis as mentes dos filhos de Israel, para que não venham a passar à terra que o Senhor lhes dá?
8 Porventura, não fizeram vossos pais assim quando os enviei de Cades Barnéia a fim de espiar a terra?
9 Subiram eles para o Vale do Cacho e espiaram a terra, e desviaram o coração dos filhos de Israel a fim de que não fossem para a terra que o Senhor lhes dera.
10 Então o Senhor ficou mui zangado naquele dia, e jurou, dizendo:
11 Certamente, estes homens que saíram do Egito, de vinte anos para cima, os quais conhecem o bem e o mal, não verão a terra que jurei dar a Abraão, Isaque e Jacó; pois eles não têm perseverado em seguir-me,
12 salvo Calebe, filho de Jefoné, que permaneceu separado, e Josué, filho de Num; pois acompanharam, de perto, o Senhor.
13 E o Senhor esteve muito zangado com Israel, levando-os a vagar no deserto durante quarenta anos, até que toda aquela geração que fez o mal aos olhos do Senhor foi extinta.
14 Eis que vos levantastes, agora, no lugar de vossos pais, uma combinação de homens pecadores, para aumentar ainda mais o ardor da ira do Senhor contra Israel.
15 Pois eis que vos desviareis dele para abandonar-vos, ainda mais uma vez, no deserto; e vós havereis de pecar contra esta congregação.
16 Então vieram a ele, e disseram: Iremos construir, neste lugar, currais para o nosso gado e cidades para as nossas possessões,
17 e nos armaremos e sairemos como uma guarda avançada diante dos filhos de Israel, até que os levemos ao seu lugar. Mas nossos bens permanecerão em cidades muradas, por causa dos habitantes da terra.
18 Entretanto, não voltaremos para nossas casas até que os filhos de Israel tenham sido distribuídos, cada um, a sua própria herança.
19 E não mais herdaremos com eles do outro lado do Jordão e além, porque temos a nossa plena herança neste lado leste do Jordão.
20 Então Moisés disse-lhes: Se quiserdes fazer de acordo com essas palavras, se vos armardes diante do Senhor para a batalha,
21 e cada um de vós vier a passar o Jordão completamente armado, diante do Senhor, até que os inimigos dele tenham sido destruídos diante de seu rosto
22 e a terra esteja subjugada perante o Senhor, depois disso ireis retornar, e ficareis inocentes perante o Senhor e com respeito a Israel; e esta terra vos será por possessão, perante o Senhor.
23 Porém, se não fizerdes assim, pecareis contra o Senhor, e conhecereis o vosso pecado quando aflições vierem sobre vós.
24 Construireis, pois, para vós mesmos, cidades para os vossos depósitos e currais para o vosso gado. Desta forma, cumprireis aquilo que sai da vossa boca.
25 Então os filhos de Rúben e os filhos de Gade falaram a Moisés, dizendo: Teus servos farão o que o nosso senhor ordena.
26 Nossos bens, nossas esposas e todo o nosso gado estarão nas cidades de Gileade.
27 Entretanto, os teus servos irão atravessar, todos armados e postos em ordem, perante o Senhor, para a batalha, conforme diz nosso senhor.
28 Moisés designou-lhes, como juízes, a Eleazar, o sacerdote, a Josué, filho de Num, e aos chefes das famílias das tribos de Israel.
29 E disse-lhes: Se os filhos de Rúben e os filhos de Gade passarem o Jordão convosco, cada um armado para a guerra, perante o Senhor, e submeterdes a terra diante de vós, dareis a eles a terra de Gileade, como uma possessão.
30 Todavia, se não passarem armados convosco para a guerra, perante o Senhor, então, fareis passar as suas possessões, as suas esposas e os seus animais, diante de vós, para entrarem na terra de Canaã; e eles herdarão convosco na terra de Canaã.
31 Responderam os filhos de Rúben e os filhos de Gade, dizendo: Tudo o que o Senhor disse aos seus servos, isso faremos.
32 Iremos armados, diante do Senhor, para a terra de Canaã; e dar-nos-eis a nossa herança além do Jordão.
33 E Moisés deu a eles, para os filhos de Gade, para os filhos de Rúben e para a meia tribo de Manassés, dos filhos de José, o reino de Seom, rei dos amorreus, e o reino de Ogue, rei de Basã; a terra e as suas cidades com os seus territórios ao redor.
34 Os filhos de Gade edificaram a Dibom, a Atarote, a Aroer,
35 a Atarote-Sofã e a Jazer; e levantaram-nas.
36 E a Bete-Nimra e a Bete-Harã, cidades fortes e currais de ovelhas.
37 Os filhos de Rúben edificaram a Hesbon, a Eleale, a Quiriataim,
38 a Baal-Meon, rodeada por muralhas, e a Sibma. E chamaram os nomes das cidades que eles construíram pelos seus próprios nomes.
39 Um filho de Maquir, filho de Manassés, foi para Gileade e a tomou, destruindo os amorreus que habitavam nela.
40 Então Moisés deu Gileade a Maquir, filho de Manassés, e ele habitou lá.
41 Jair, filho de Manassés, foi e tomou as suas aldeias, chamando-as aldeias de Jair.
42 E foi Nobá e tomou Quenate e as suas aldeias, chamando-as Nobá, conforme o seu próprio nome.

Nenhum comentário: