INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Septuaginta - Números - Capítulo 31

1 O Senhor falou a Moisés, dizendo:
2 Vinga as afrontas dos filhos de Israel as quais lhes infligiram os midianitas, e, depois disto, serás adicionado ao teu povo.
3 Então Moisés falou ao povo, dizendo: Armai-vos, alguns de vós, e colocai-vos em ordem perante o Senhor contra Midiã, para infligir vingança do Senhor contra ele.
4 Enviai um milhar de cada tribo, dentre todas as tribos dos filhos de Israel, a fim de que vos apresenteis em ordem.
5 Então eles contaram, dos milhares de Israel, mil de cada tribo: doze mil. Todos estes estavam armados para a guerra.
6 Moisés despediu-os, mil de cada tribo, com as suas forças, junto com Finéias, filho de Eleazar, filho de Arão, o sacerdote. Em suas mãos estavam os instrumentos sagrados e as trombetas para dar o sinal.
7 Puseram-se eles em ordem contra Midiã, conforme o Senhor ordenara a Moisés, e mataram a todos os homens.
8 Mataram os reis de Midiã, junto com seus súditos que foram mortos: Evi, Requém, Zur, Hur e Reba; cinco reis de Midiã. E mataram à espada a Balaão, filho de Beor, com os outros que foram mortos.
9 Também fizeram um saque das mulheres de Midiã, de seus bens, de seu gado e de todas as suas possessões; e despojaram os seus exércitos.
10 Queimaram a fogo todas as suas cidades, nos lugares da sua habitação; e queimaram as suas aldeias com fogo.
11 Tomaram todos os seus saques e despojos, tanto de homem como de animal.
12 Trouxeram eles a Moisés e a Eleazar, o sacerdote, e a todos os filhos de Israel, os cativos, os saques e os despojos, para o acampamento, para Arabote Moabe que está na Jordânia, junto a Jericó.
13 Moisés e Eleazar, o sacerdote, e todos os chefes da congregação, saíram do acampamento ao seu encontro.
14 Contudo, Moisés se indignou com os capitães do exército, os chefes dos milhares e os chefes das centenas que vieram da formação de batalha.
15 E Moisés disse-lhes: Por que tendes deixado vivas a todas do sexo feminino?
16 Pois elas foram a ocasião para os filhos de Israel, pela palavra de Balaão, de sua revolta e desprezo da palavra do Senhor, por causa de Peor; e houve uma praga sobre a congregação do Senhor.
17 Agora, então, matai todos os homens de todos os despojos, e toda mulher que já tem conhecido o deitar-se com um homem.
18 E a respeito de todos os cativos, das mulheres que não conheceram deitar-se com um homem, salvai-lhes a vida.
19 Contudo, vós acampareis fora do grande acampamento, por sete dias. Cada um que matou e que tem tocado num corpo morto seja purificado ao terceiro dia e ao sétimo dia, vós e os vossos cativos.
20 Devereis purificar toda a roupa, todos os utensílios de couro, todos os móveis de pele de cabra e todo o vaso de madeira.
21 Então o sacerdote Eleazar disse aos homens do exército que vinham da ordem de batalha: Esta é a ordenança da lei que o Senhor deu a Moisés:
22 Além do ouro, da prata, do bronze, do ferro, do chumbo e do estanho,
23 cada coisa que irá passar pelo fogo, ainda que esteja limpa, deverá, todavia, ser purificada com a água de santificação; e tudo aquilo que não irá passar pelo fogo deverá passar pela água.
24 No sétimo dia lavareis as vossas vestes, e sereis limpos; e, depois, entrareis no acampamento.
25 E o Senhor falou a Moisés, dizendo:
26 Toma a soma dos despojos do cativeiro, de homens e animais, tu e Eleazar, o sacerdote, e os chefes das famílias da congregação.
27 Dividireis os despojos entre os guerreiros que saíram à peleja, e entre toda a congregação.
28 E tomareis um tributo para o Senhor dos guerreiros que saíram para a batalha: uma alma de cada quinhentos, dos homens e do gado, dos bois, das ovelhas e dos jumentos; e tirareis de sua metade.
29 Tu os darás a Eleazar, o sacerdote, como as primícias do Senhor.
30 Da metade que pertence aos filhos de Israel tomarás um de cada cinquenta homens, e também dos bois, das ovelhas, dos jumentos e de todos os rebanhos; e os darás aos levitas que mantêm os encargos no tabernáculo do Senhor.
31 Então Moisés e o sacerdote Eleazar fizeram conforme o Senhor ordenara a Moisés.
32 E o que restou do despojo que tomaram os guerreiros foi: das ovelhas, seiscentas e setenta e cinco mil;
33 dos bois, setenta e dois mil;
34 dos jumentos, sessenta e um mil.
35 E das pessoas do sexo feminino que não tinham conhecido o deitar-se com um homem, todas as almas foram trinta e duas mil.
36 A metade, a parte dos que saíram à guerra, do número das ovelhas, foi de trezentos e trinta e sete mil e quinhentas.
37 E o tributo ao Senhor, das ovelhas, foi de seiscentas e setenta e cinco.
38 Os bois foram trinta e seis mil; e o tributo para o Senhor, setenta e dois.
39 Os jumentos, trinta mil e quinhentos; e o tributo para o Senhor, sessenta e um.
40 E as pessoas, dezesseis mil; e o tributo delas para o Senhor, trinta e duas almas.
41 Então Moisés deu o tributo para o Senhor, a oferta alçada de Deus, ao sacerdote Eleazar, conforme o Senhor ordenara a Moisés,
42 da metade que pertence aos filhos de Israel, a quem Moisés separara dos homens de guerra.
43 A metade retirada das ovelhas, pertencente à congregação, foi trezentos e trinta e sete mil e quinhentas;
44 dos bois, trinta e seis mil;
45 dos jumentos, trinta mil e quinhentos;
46 e, das pessoas, dezesseis mil.
47 Moisés tomou da metade pertencente aos filhos de Israel a quinquagésima parte, dos homens e do gado, e a deu aos levitas que guardam os encargos do tabernáculo do Senhor, conforme o Senhor ordenara a Moisés.
48 Então todos aqueles que foram designados para serem oficiais de milhares do exército, capitães de milhares e capitães de centenas, aproximaram-se de Moisés, e disseram-lhe:
49 Teus servos tomaram a soma dos homens de guerra, entre nós, e nenhum está faltando.
50 Por isso, trouxemos o nosso donativo ao Senhor de todo homem que encontrou um artigo de ouro, seja um bracelete, uma corrente, um anel, uma pulseira ou uma presilha para cabelos, a fim de fazer expiação por nós diante do Senhor.
51 Então Moisés e Eleazar, o sacerdote, tomaram o ouro deles, de todos os artigos bem trabalhados.
52 Todo o ouro forjado que eles ofereceram ao Senhor era de dezesseis mil setecentos e cinquenta siclos, dos capitães dos milhares e dos capitães das centenas.
53 Pois os homens de guerra haviam tomado despojo, cada um, para si mesmo.
54 Moisés e Eleazar, o sacerdote, tomaram o ouro dos capitães dos milhares e dos capitães das centenas, e trouxeram os vasos para o tabernáculo do testemunho, por um memorial dos filhos de Israel perante o Senhor.

Nenhum comentário: