INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Septuaginta - Números - Capítulo 23

1 Balaão disse para Balaque: Edifica-me aqui sete altares, e prepara-me, aqui, sete bezerros e sete carneiros.
2 Balaque fez como Balaão lhe dissera, oferecendo um bezerro e um carneiro sobre cada altar.
3 Então Balaão disse para Balaque: Permanece junto ao teu sacrifício, e irei ver se Deus irá aparecer para mim, vindo ao meu encontro. Aquilo que ele me mostrar, disso eu te informarei. E Balaque permaneceu junto ao seu sacrifício.
4 Balaão foi consultar a Deus. Ele adiantou-se, e, então, Deus lhe apareceu. E Balaão falou-lhe, dizendo: Tenho já preparado sete altares, e oferecido um bezerro e um carneiro sobre cada altar.
5 Então Deus pôs uma palavra na boca de Balaão, dizendo-lhe: Tornarás a Balaque, e desta maneira falarás.
6 Retornou ele, pois, a Balaque, e eis que este ainda se encontrava junto aos seus holocaustos, e todos os príncipes dos moabitas com ele. E o Espírito de Deus veio sobre ele.
7 Então ele começou a sua parábola, dizendo: Balaque, rei de Moabe, mandou chamar-me da Mesopotâmia, das montanhas do oriente, dizendo: Vem, amaldiçoa-me a Jacó; vem invocar para mim uma maldição sobre Israel.
8 Como poderei amaldiçoar a quem o Senhor não amaldiçoa? Ou como irei dedicar a quem Deus não dedica?
9 Pois do cume das montanhas deverei contemplá-lo, e dos montes o observarei. Eis que este povo habitará só, não será reputado entre as nações.
10 Quem tem, com precisão, calculado a descendência de Jacó, e quem irá enumerar as famílias de Israel? Que a minha alma pereça com as almas dos justos, e seja a minha descendência como a sua descendência!
11 Então Balaque disse a Balaão: Que me fizeste? Chamei-te para amaldiçoar os meus inimigos, e eis que tu os abençoaste grandemente.
12 Todavia, Balaão disse para Balaque: Tudo aquilo que o Senhor colocar em minha boca, não terei cuidado de falar?
13 Balaque, porém, disse-lhe: Vem comigo, ainda, para outro lugar, de onde não irás ver o povo. Verás tão somente uma parte dele, não os verás todo. E amaldiçoa-o dali.
14 Então ele o levou para um lugar alto do campo, para o topo da rocha escavada, e lá construiu sete altares, oferecendo um bezerro e um carneiro sobre cada altar.
15 Balaão disse a Balaque: Permanece junto ao teu sacrifício, enquanto eu irei consultar a Deus.
16 Deus se encontrou com Balaão, e pôs uma palavra em sua boca, dizendo: Retorna a Balaque, e, desta maneira, falarás.
17 Voltou ele para Balaque, que estava ainda de pé junto ao seu sacrifício de holocausto, e todos os príncipes dos moabitas com ele. E Balaque lhe perguntou: O que o Senhor falou?
18 Então ele começou a sua parábola, dizendo: Levanta-te, Balaque, e ouve; ouve como uma testemunha, filho de Sefor.
19 Deus não é como o homem para vacilar, nem como o filho do homem para ser ameaçado. Deverá ele dizer e não cumprir? Falará e não manterá a sua palavra?
20 Eis que recebi mandado de abençoar. Eu abençoarei, e não voltarei atrás.
21 Não haverá problemas com Jacó, nem tristeza será vista em Israel. O Senhor seu Deus está com ele, as glórias dos governantes estão nele.
22 Foi Deus quem o trouxe para fora do Egito. Ele tem como se fosse a glória de um unicórnio.
23 Pois não há adivinhação para Jacó, nem encantamento em Israel. No tempo devido deverá ser dito a Jacó e a Israel o que Deus irá realizar.
24 Eis que o povo se levantará como um leãozinho, exaltar-se-á como um leão. Não se deitará até que tenha devorado a presa, e beberá o sangue dos que forem mortos.
25 Então Balaque disse a Balaão: Nem amaldiçoes a este povo completamente, para mim, nem tampouco os abençoes completamente.
26 Contudo Balaão respondeu, e disse a Balaque: Não te falei eu, dizendo-te: Tudo aquilo que Deus falar para mim, isto irei fazer?
27 Porém Balaque disse a Balaão: Vem, levar-te-ei para outro lugar, a fim de ver se isto será agradável a Deus. E amaldiçoa-o para mim, dali.
28 Então Balaque levou Balaão ao cume de Peor, que se estende para o deserto.
29 E disse Balaão a Balaque: Edifica-me, aqui, sete altares, e prepara-me, aqui, sete bezerros e sete carneiros.
30 Balaque fez como Balaão lhe dissera, oferecendo um bezerro e um carneiro sobre cada altar.

Nenhum comentário: