INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Septuaginta - Números - Capítulo 16

1 Coré, filho de Isar, filho de Coate, filho de Levi, com Datã e Abirão, filhos de Eliabe, e Om, filho de Pelete, filho de Rúben, ergueram as suas vozes,
2 e levantaram-se diante de Moisés, com duzentos e cinquenta homens dos filhos de Israel, chefes da assembleia, conselheiros eleitos e homens de renome.
3 Eles se levantaram contra Moisés e Arão, e disseram: Seja isto suficiente para vós, que toda a congregação é santa e o Senhor está no meio deles. Por que, então, vos levantais acima da congregação do Senhor?
4 Quando Moisés ouviu isso, caiu sobre o seu rosto;
5 e falou a Coré e a toda a sua congregação, dizendo: Deus tem visitado e conhecido aqueles que são seus, os quais são santos, trazendo-os para si mesmo; aos que escolheu ele também trouxe para si mesmo.
6 Fazei isto: Coré e toda a sua assembleia, tomai para vós incensários;
7 ponde fogo neles e sobre eles deitai incenso, perante o Senhor, amanhã. E deverá acontecer que o homem a quem o Senhor escolher, esse será santo. Que isto vos seja suficiente, ó filhos de Levi!
8 E Moisés disse a Coré: Ouvi-me, ó filhos de Levi.
9 É uma coisa pequena para vós que o Deus de Israel vos tenha separado da congregação de Israel, tendo-vos trazido para perto de si a fim de ministrar nos serviços do tabernáculo do Senhor, e para permanecer diante do tabernáculo, ministrando por eles?
10 Aproximou ele a ti e a todos os teus irmãos, os filhos de Levi, contigo. E buscais ser sacerdotes, também?
11 Assim é contigo e com toda a tua congregação que está reunida contra Deus. E quem é Arão, para que murmureis contra ele?
12 Então Moisés mandou chamar a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe. Contudo, eles disseram: Não subiremos.
13 É uma coisa sem importância ter-nos feito subir de uma terra que mana leite e mel, a fim de nos matar no deserto, e que dominas completamente sobre nós?
14 És tu um príncipe e nos trouxeste a uma terra que mana leite e mel, e deste-nos uma herança de terras e vinhas? Pretendes ter tirado para fora os olhos daqueles homens? Não subiremos.
15 Moisés estava mui indignado, e disse ao Senhor: Não atentes para o seu sacrifício. Eu não tenho tirado o que qualquer um deles deseja, nem tampouco tenho ferido a nenhum deles.
16 E disse Moisés a Coré: Santificai a vossa congregação, e estejais preparados diante do Senhor, tu, Arão e eles, amanhã.
17 Tomareis, cada um, o seu incensário, e haveis de colocar incenso sobre eles; e deverá levar cada um o seu incensário perante o Senhor, duzentos e cinquenta incensários. Tu e Arão deverão também trazer, cada um, o seu incensário.
18 Então cada homem pegou o seu incensário, e puseram neles o fogo, e deitaram incenso sobre eles. Mas Moisés e Arão permaneceram as portas do tabernáculo do testemunho.
19 Coré levantou contra eles toda a sua congregação à porta do tabernáculo do testemunho. Então a glória do Senhor apareceu para toda a congregação.
20 E o Senhor falou a Moisés e Arão, dizendo:
21 Separai a vós mesmos do meio desta congregação, e irei consumi-los de uma vez.
22 Contudo, caíram eles em seus rostos, e disseram: Ó Deus, Deus dos espíritos e de toda a carne! Se um só homem tem pecado, deverá a ira do Senhor cair sobre toda a congregação?
23 E o Senhor falou a Moisés, dizendo:
24 Fala a congregação, e dize-lhes: Retirai-vos das proximidades do ajuntamento de Coré.
25 Moisés levantou-se e foi ter com Datã e Abirão, e todos os anciãos de Israel foram com ele.
26 E falou à congregação, dizendo: Apartai-vos das tendas destes homens perversos; não toqueis em nada que lhes pertence, para que não sejais consumidos com eles em todos os seus pecados.
27 E puseram-se eles afastados das proximidades da tenda de Coré. Mas Datã e Abirão saíram e ficaram ao lado das portas de suas tendas, com suas esposas, seus filhos e suas coisas.
28 Então disse Moisés: Nisto sabereis que o Senhor me enviou a realizar todas estas obras, e que não as tenho feito de mim mesmo.
29 Se estes homens morrerem de acordo com a morte de todos os homens; se, ainda, a sua visitação vier a ser de acordo com a visitação de todos os homens, então, o Senhor não me enviou.
30 Porém, se o Senhor fizer algo maravilhoso, e a terra abrir a sua boca para engoli-los e as suas casas, as suas tendas e tudo o que lhes pertence, descendo eles vivos ao Inferno, então, sabereis que estes homens tem provocado ao Senhor.
31 Quando ele terminou de falar todas estas palavras, fendeu-se o chão sob eles;
32 a terra se abriu, tragando-os e as suas casas, e a todos os homens que estavam com Coré, e ao seu gado.
33 Eles desceram com tudo o que tinham, vivos, ao Inferno, e a terra os cobriu; e pereceram do meio da congregação.
34 Todo o Israel, que estava ao seu redor, fugiu do som deles, porquanto disseram: Que a terra não nos trague também.
35 Então um fogo procedeu do Senhor, consumindo os duzentos e cinquenta homens que ofereciam incenso.
36 E o Senhor disse a Moisés,
37 e a Eleazar, o filho do sacerdote Arão: Apanhai os incensários de metal do meio dos homens que foram queimados e espalhai, longe, o fogo estranho; pois eles têm santificado os incensários,
38 desses pecadores, contra as suas próprias almas. Fazei com eles placas batidas para cobertura do altar, porquanto foram levados diante do Senhor e santificados. E tornaram-se um sinal para os filhos de Israel.
39 Então Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, tomou os incensários de metal, os quais os homens que tinham sido queimados haviam trazido, e colocou-os como uma cobertura sobre o altar,
40 um memorial aos filhos de Israel de que nenhum estranho, o qual não seja da descendência de Arão, pode se aproximar a fim de oferecer incenso diante do Senhor, para não tornar-se como Coré e os que conspiraram com ele, conforme o Senhor falou-lhes, por intermédio de Moisés.
41 Todavia os filhos de Israel murmuraram, no dia seguinte, contra Moisés e Arão, dizendo: Vós tendes matado o povo do Senhor.
42 E sucedeu, quando a congregação se combinou contra Moisés e Arão, que eles correram rapidamente para o tabernáculo do testemunho e a nuvem o encobriu; e a glória do Senhor apareceu.
43 Moisés e Arão ficaram em frente ao tabernáculo do testemunho.
44 E o Senhor falou a Moisés e Arão, dizendo:
45 Saí do meio desta congregação e irei consumi-los de uma vez. Mas eles caíram sobre os seus rostos.
46 Então Moisés disse a Arão: Toma um incensário e põe nele fogo do altar; deita incenso sobre ele e leva-o, sem demora, para o acampamento, fazendo expiação por eles; pois a ira tem já saído da presença do Senhor, e começou a destruir o povo.
47 Arão tomou o incensário, como Moisés lhe dissera, e correu para o meio da congregação, pois já a praga havia começado entre o povo. E deitou incenso nele, fazendo expiação pelo povo.
48 Ficou ele entre os mortos e os vivos, e a praga cessou.
49 Os que morreram daquela praga foram catorze mil e setecentos, além dos que morreram por causa de Coré.
50 Depois disso, Arão voltou para Moisés à porta do tabernáculo do testemunho, e a praga cessou.

Nenhum comentário: