INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Septuaginta - Números - Capítulo 15

1 O Senhor falou a Moisés, dizendo:
2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando tiverdes entrado na terra de vossa habitação, a qual eu vos dou,
3 e fizerdes ofertas queimadas ao Senhor, seja um holocausto ou sacrifício para cumprir um voto; ou uma oferta espontânea; ou a fim de oferecer em vossas festas um sacrifício de aroma agradável ao Senhor, do rebanho ou da grei,
4 então aquele que oferecer seu dom para o Senhor deverá trazer uma oferta de cereais de flor de farinha, uma décima parte do efa amassada com azeite, a quarta parte de um him.
5 Se houver uma oferta de bebida, deverá ele oferecer a quarta parte de um him de vinho junto com o holocausto, ou com a oferta de cereais; para cada cordeiro deverá oferecer esta quantidade, como um sacrifício queimado de aroma suave ao Senhor.
6 E para um carneiro, quando o oferecerdes como um holocausto ou como um sacrifício, prepararás como oferta de cereais dois décimos do efa de flor de farinha amassada com a terceira parte de um him de azeite.
7 E havereis de oferecer, como um aroma suave ao Senhor, vinho como oferta de bebida, a terceira parte de um him.
8 Se sacrificardes um bezerro do rebanho, por holocausto ou sacrifício, para cumprir uma promessa ou fazer uma oferta pacífica ao Senhor,
9 então o adorador deverá oferecer sobre o bezerro uma oferta de cereais, três décimas de flor de farinha misturada com azeite, a metade de um him.
10 E de vinho, para uma oferta de bebida, a metade de um him. É um sacrifício de aroma agradável ao Senhor.
11 Assim farás para com um bezerro ou carneiro, ou para com um cordeiro ou cabrito.
12 De acordo com o número do que havereis de oferecer, assim fareis com cada um, de acordo com o seu número.
13 Todo nativo da terra deverá fazer assim para oferecer coisas tais como os sacrifícios de aroma agradável ao Senhor.
14 Se houver um estrangeiro entre vós, na vossa terra, ou algum que tiver nascido entre vós, nas vossas gerações, o qual for oferecer um sacrifício de aroma suave ao Senhor, conforme fizerdes, da mesma forma, toda a congregação deverá oferecer ao Senhor.
15 Haverá uma só lei para vós e para os estrangeiros que habitarem entre vós, uma lei perpétua para as vossas gerações. Como sois, assim será o estrangeiro perante o Senhor.
16 Haverá uma só lei e uma só ordenança, para vós e para o estrangeiro que habita no meio de vós.
17 E o Senhor falou a Moisés, dizendo:
18 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando estiverdes entrando na terra na qual eu vos introduzo,
19 então virá a acontecer, quando fordes comer o pão da terra, que devereis separar uma oferta movida, uma oferta especial para o Senhor, os primeiros frutos de vossa massa.
20 Devereis oferecer o vosso pão como uma oferta alçada. Como uma oferta alçada da eira, assim devereis separá-los,
21 os primeiros frutos de vossa massa; e dareis ao Senhor uma oferta alçada durante as vossas gerações.
22 Mas em qualquer coisa na qual transgredirdes, não executando todos estes mandamentos que o Senhor falou a Moisés,
23 os quais o Senhor mostrou-vos pela mão de Moisés, desde o dia em que o Senhor os designou a vós, dali para a frente, nas vossas gerações,
24 sucederá, então, que se a transgressão foi cometida inadvertidamente, desconhecida para a congregação, que toda ela deverá oferecer um bezerro do rebanho, sem mancha, um holocausto de aroma agradável ao Senhor, com a sua oferta de cereais e a sua oferta de libação, segundo a ordenança; e um bode novo para oferta pelo pecado.
25 O sacerdote fará expiação por toda a congregação dos filhos de Israel, e a sua culpa lhe será perdoada, porquanto é involuntária, e trouxeram a sua oferta em holocausto ao Senhor, pela sua culpa, diante do Senhor, por seus pecados involuntários.
26 E serão perdoados no que concerne a toda a congregação dos filhos de Israel e ao estrangeiro que habita no meio de vós; porquanto é erro involuntário, com respeito a todo o povo.
27 E se alguém pecar sem querer, deverá trazer uma cabra de um ano para expiação do seu pecado.
28 Então o sacerdote fará expiação pela alma que cometeu a ofensa contra a sua vontade, pecando involuntariamente diante do Senhor, a fim de fazer expiação por ela.
29 Haverá uma só lei para os nativos entre os filhos de Israel e para o estrangeiro que habita entre eles, para qualquer um que deva cometer uma transgressão sem o desejar.
30 Qualquer que seja a alma, dos nativos ou dos estrangeiros, que vier a fazer alguma coisa com uma mão presunçosa para provocar a Deus, essa alma será extirpada do seu povo,
31 pois tem desprezado a palavra do Senhor e violado os seus mandamentos. Que aquela alma seja totalmente destruída. O seu pecado está sobre ela.
32 Os filhos de Israel estavam no deserto, e acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado.
33 E os que o acharam apanhando lenha no dia de sábado trouxeram-no a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel.
34 E puseram-no sob guarda, pois não haviam determinado o que deveriam fazer com ele.
35 Então o Senhor falou a Moisés, dizendo: Que o homem seja, sem misericórdia, condenado à morte. Vós, toda a congregação, apedrejai-o com pedras.
36 Toda a congregação o levou para fora do acampamento; e toda a congregação apedrejou-o fora do acampamento, conforme o Senhor ordenara a Moisés.
37 O Senhor falou a Moisés, dizendo:
38 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes que façam para si franjas sobre as bordas das suas vestes, pelas suas gerações; e colocareis sobre as franjas das bordas um cordão azul.
39 Estará nas vossas franjas, e olhareis para elas e vos lembrareis de todos os mandamentos do Senhor, e os cumprireis, e não seguireis atrás de vossas imaginações e da visão de vossos olhos, nas coisas atrás das quais andastes prostituindo-vos,
40 para que vos lembreis e realizeis todos os meus mandamentos. E sereis santos para o vosso Deus.
41 Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito para ser o vosso Deus. Eu sou o Senhor, vosso Deus.

Nenhum comentário: