INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Septuaginta - Números - Capítulo 14

1 Então a congregação inteira levantou a sua voz e gritou, e o povo chorou por toda aquela noite.
2 Os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e Arão, e toda a congregação lhes disse:
3 Antes tivéssemos morrido na terra do Egito! Ou tivéssemos, antes, morrido neste deserto! E por que o Senhor nos traz a esta terra, para entrarmos em guerra? Nossas mulheres e nossos filhos serão por presa. Agora, então, é melhor que voltemos para o Egito.
4 E disseram uns aos outros: Vamos eleger um governante e voltar para o Egito.
5 Moisés e Arão caíram sobre seus rostos, perante toda a congregação dos filhos de Israel.
6 Porém Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, do número dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes;
7 e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra que pesquisamos é, realmente, muito boa.
8 Se o Senhor nos tem escolhido, ele nos fará entrar nessa terra e no-la dará, uma terra que mana leite e mel.
9 Tão somente não vos afasteis do Senhor. E não temais o povo desta terra, pois eles são alimento para nós. A época de prosperidade afastou-se deles, porém o Senhor está entre nós. Não os temais.
10 Então toda a congregação desejou apedrejá-los, mas a glória do Senhor apareceu na nuvem, sobre o tabernáculo do testemunho, para todos os filhos de Israel.
11 E o Senhor disse a Moisés: Quanto tempo mais este povo me provocará? e por quanto tempo eles se recusarão, ainda, a acreditar-me, com todos os sinais que tenho feito entre eles?
12 Feri-los-ei com a morte; destrui-los-ei e farei de ti e da casa de teu pai uma grande nação, muito maior do que esta.
13 Entretanto, disse Moisés ao Senhor: O Egito, então, deverá ouvir acerca disto. Pois fizeste subir este povo do meio deles, com o teu poder.
14 Além disso, todos os moradores que estão sobre esta terra já ouviram falar que tu és Senhor no meio deste povo; que, ó Senhor, és visto por eles face a face e a tua nuvem descansa sobre eles; e que vais adiante deles de dia numa coluna de nuvem, e de noite numa coluna de fogo.
15 Se destruíres esta nação como a um só homem, então todas as nações que ouviram do teu nome falarão, dizendo:
16 Porquanto o Senhor não podia introduzir este povo na terra que jurou dar-lhes, derrubou-os no deserto.
17 Mas agora, ó Senhor, deixa que a tua força seja exaltada, conforme falaste, dizendo:
18 O Senhor é longânime, misericordioso e verdadeiro, removendo transgressões, iniquidades e pecados. Ele não inocenta, de maneira alguma, o culpado, visitando os pecados dos pais nos filhos até à terceira e a quarta geração.
19 Perdoa este povo dos seus pecados, de acordo com a tua grande misericórdia, assim como foste favorável para com eles desde o Egito e até agora.
20 E o Senhor disse a Moisés: Serei misericordioso com eles, segundo a tua palavra.
21 Entretanto, como eu vivo e o meu nome vive, por este motivo a glória do Senhor irá encher toda a terra.
22 Todos os homens que viram a minha glória e os sinais que fiz no Egito e no deserto, os quais me tentaram esta décima vez, não obedecendo a minha voz,
23 com certeza não irão ver a terra que jurei dar a seus pais. Os seus filhos que estão aqui comigo, tantos quantos não conhecem bem nem mal, todos os jovens inexperientes, para eles eu darei a terra. Mas nenhum dos que me provocaram a verá.
24 Todavia, o meu servo Calebe, porquanto havia nele outro espírito e seguiu após mim, irei trazê-lo para a terra na qual adentrou, e a sua semente a herdará.
25 Mas eis que Amaleque e o cananeu habitam no vale. Volta-te, amanhã, e parte para o deserto, pelo caminho do Mar Vermelho.
26 E o Senhor falou a Moisés e a Arão, dizendo:
27 Por quanto tempo, ainda, deverei suportar esta congregação ímpia? Ouvi as suas murmurações contra mim, o murmurar dos filhos de Israel, e o que eles têm falado a respeito de ti.
28 Dize-lhes: Como eu vivo, diz o Senhor, certamente, conforme falastes aos meus ouvidos, assim farei convosco.
29 Vossos cadáveres cairão neste deserto, e todos aqueles dentre vós que foram recenseados, os quais foram contados a partir de vinte anos para cima, todos os que murmuraram contra mim,
30 não haverão de entrar na terra à qual eu estendi a minha mão a fim de estabelecer-vos sobre ela, com exceção de Calebe, filho de Jefoné, e de Josué, filho de Num.
31 Porém vossos pequeninos, dos quais dissestes que seriam por presa, a estes introduzirei na terra; e eles herdarão a terra a qual tendes rejeitado.
32 Todavia os vossos cadáveres cairão neste deserto.
33 Vossos filhos serão alimentados no deserto por quarenta anos, e eles carregarão a vossa fornicação até que vossos cadáveres sejam consumidos no deserto.
34 De acordo com o número de dias durante os quais espiastes a terra, quarenta dias, um dia por um ano, devereis carregar vossos pecados, por quarenta anos; e conhecereis a minha ira.
35 Eu, o Senhor, o tenho falado. Certamente irei fazer assim com esta má congregação que se levantou, juntamente, contra mim. Neste deserto eles serão totalmente consumidos, e nele morrerão.
36 E os homens que Moisés enviara a espiar a terra, os quais vieram e murmuraram contra ela perante a assembleia, de modo a proferirem palavras ruins concernentes a terra,
37 os homens que fizeram relatórios maus contra a terra, morreram de praga perante o Senhor.
38 Porém Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, ficaram com vida, daqueles homens que foram espiar a terra.
39 Moisés falou estas palavras a todos os filhos de Israel, e o povo se entristeceu muito.
40 Então levantaram-se cedo, pela manhã, e foram até o topo da montanha, dizendo: Eis que nós, os que aqui estamos, subiremos até o lugar que o Senhor tem falado; porquanto pecamos.
41 Mas Moisés disse-lhes: Por que transgredis a palavra do Senhor? Não sereis bem sucedidos.
42 Não subais, pois o Senhor não está convosco, e caireis diante da face de vossos inimigos;
43 porquanto Amaleque e o cananeu estão lá, diante de vós, e caireis à espada, porque tendes desobedecido a Deus e vos desviastes, e o Senhor não estará no meio de vós.
44 Contudo, havendo forçado passagem, subiram ao topo da montanha. Mas a arca da aliança do Senhor e Moisés não saíram para fora do acampamento.
45 Então Amaleque e o cananeu que habitavam naquela montanha desceram e os expulsaram, derrotando-os até Hormá; e eles voltaram para o acampamento.

Nenhum comentário: