INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Septuaginta - Números - Capítulo 13

1 E o Senhor falou a Moisés, dizendo:
2 Envia homens, e que eles espiem a terra dos cananeus, a qual eu dou aos filhos de Israel por possessão. Haverá um homem de cada tribo, e deverás enviá-los de acordo com as suas famílias, cada qual deles um principal.
3 Então Moisés enviou-os do deserto de Parã, pela palavra do Senhor. Todos esses eram principais dos filhos de Israel.
4 E estes são os seus nomes: da tribo de Rúben, Samua, filho de Zacur;
5 da tribo de Simeão, Safate, filho de Hori;
6 da tribo de Judá, Calebe, filho de Jefoné;
7 da tribo de Issacar, Jigeal filho de José;
8 da tribo de Efraim, Oséias, filho de Num;
9 da tribo de Benjamin, Palti, filho de Rafu;
10 da tribo de Zebulom, Gadiel, filho de Sodi;
11 da tribo de José, dos filhos de Manassés, Gadi, filho de Susi;
12 da tribo de Dã, Amiel, filho de Gemali;
13 da tribo de Aser, Setur, filho de Micael;
14 da tribo de Naftali, Nabi, filho de Vofsi;
15 da tribo de Gade, Guel, filho de Maqui;
16 Estes são os nomes dos homens que Moisés enviou a espiar a terra. E a Oséias, o filho de Num, Moisés chamou Josué.
17 Moisés mandou-os espiar a terra de Canaã, dizendo-lhes: Ide por este deserto, e havereis de subir até a montanha.
18 Então vereis a terra, o que ela é, e o povo que habita nela, se é forte ou fraco, poucos ou muitos;
19 e como é a terra em que habitam, se boa ou ruim; e quais são as cidades onde residem, se moram eles em cidades muradas ou sem muros.
20 Vereis que tal é a terra, rica ou pobre, e se nela existem árvores ou não. Devereis perseverar e tomar dos frutos da terra. E eram os dias de primavera, precursores da uva.
21 Então subiram, e examinaram a terra, desde o deserto de Zim, em direção a Reobe e até a entrada de Hamate.
22 Subiram ao deserto e afastaram-se, indo tão longe quanto Hebrom. Lá estavam Aimã, Sesai e Talmai, da descendência de Enaque. Hebrom fora edificada sete anos antes de Zoã do Egito.
23 Chegaram ao vale do Cacho, e o examinaram. Dali cortaram um ramo com um cacho de uvas sobre ele, e o levaram em varais; e tomaram das romãs e dos figos.
24 Chamaram a esse lugar o vale do Cacho, por causa do cacho que os filhos de Israel dali cortaram.
25 E voltaram de lá, após terem pesquisado a terra, depois de quarenta dias.
26 Então vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel, no deserto de Parã Cades. Trouxeram para eles as informações, e para toda a congregação, mostrando-lhes o fruto da terra.
27 E fizeram um relato para eles, dizendo: Fomos à terra à qual nos enviastes, uma terra que mana leite e mel. E este é o fruto dela.
28 Tão somente que a nação que nela habita é valente, e eles têm mui grandes e fortes cidades muradas. E vimos ali os filhos de Enaque.
29 Amaleque habita na terra, em direção ao sul. O heteu, o eveu, o jebuseu e o amorreu habitam na região montanhosa, e o cananeu habita junto ao mar e ao longo do rio Jordão.
30 Contudo, Calebe impediu-os de falarem diante de Moisés, dizendo-lhes: Não seja assim, porquanto nós avançaremos, de qualquer maneira, e a herdaremos; pois, certamente, prevaleceremos contra eles.
31 Entretanto, os homens que subiram com ele disseram: Não iremos, porquanto de maneira alguma seremos capazes de avançar contra aquela nação. Pois é muito mais forte do que nós.
32 Assim, eles trouxeram sobre os filhos de Israel um terror da terra que haviam examinado, dizendo: A terra pela qual passamos para fazer-lhe um levantamento é uma terra que devora os seus habitantes; e todo o povo que vimos nela são homens de estatura extraordinária.
33 Vimos ali gigantes, e éramos como gafanhotos diante deles; sim, assim mesmo parecíamos diante deles.

Nenhum comentário: