INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Septuaginta - Números - Capítulo 10

1 O Senhor disse para Moisés:
2 Faze para ti duas trombetas de prata. Faze-as de obra batida, e elas deverão servir-te para o propósito de convocação da assembleia e da partida dos acampamentos.
3 Tu as tocarás, e toda a congregação deverá ser ajuntada à porta do tabernáculo do testemunho.
4 Se elas soarem apenas uma vez todos os governantes, os principais de Israel, virão a ti.
5 Tocareis a rebate, e os acampamentos assentados ao leste deverão começar a mover-se.
6 Tocareis a rebate pela segunda vez e os acampamentos assentados ao sul deverão começar a mover-se. Tocareis a rebate pela terceira vez e os acampamentos assentados ao oeste deverão mover-se adiante. Tocareis a rebate pela quarta vez e os que estiverem acampados ao norte deverão mover-se adiante. As trombetas deverão tocar a rebate em sua partida.
7 Sempre que reunirdes a assembleia havereis de tocar, mas não a rebate.
8 Os sacerdotes, filhos de Arão, deverão tocar as trombetas; será esta uma lei perpétua para vós, nas vossas gerações.
9 Se sairdes à guerra, em vossa terra, contra os inimigos que vos apertam, os quais são vossos opositores, então, fareis soar as trombetas e sereis lembrados diante do Senhor; e sereis salvos de vossos inimigos.
10 No dia da vossa alegria, nas vossas festas e nas vossas luas novas, fareis soar as trombetas nos vossos holocaustos e durante os sacrifícios de vossas ofertas pacíficas; e haverá um memorial para vós, diante de vosso Deus. Eu sou o Senhor, vosso Deus.
11 E aconteceu que, no segundo ano, no segundo mês, no vigésimo dia do mês, a nuvem levantou-se do tabernáculo do testemunho.
12 Então os filhos de Israel seguiram em frente, com a sua bagagem, no deserto do Sinai. E a nuvem repousou no deserto de Parã.
13 Assim partiu a primeira ordem, pela palavra do Senhor, pela mão de Moisés.
14 E os puseram em movimento. Em primeiro lugar, a ordem do acampamento dos filhos de Judá com o seu exército. Sobre o seu exército estava Naasson, filho de Aminadabe.
15 Sobre o exército da tribo dos filhos de Issacar estava Natanael, filho de Zuar,
16 e sobre o exército da tribo dos filhos de Zebulom estava Eliabe, filho de Helom.
17 Estes são os que desmontarão o tabernáculo. E os filhos de Gérson deverão ir na frente, com os filhos de Merari, que carregam o tabernáculo.
18 Então a ordem do acampamento de Rúben seguiu em frente com o seu exército. Sobre o seu exército estava Elizur, filho de Sedeur.
19 Sobre o exército da tribo dos filhos de Simeão estava Selumiel, filho de Zurisadai,
20 e sobre o exército da tribo dos filhos de Gade estava Eliasafe, filho de Deuel.
21 Então os filhos de Coate deverão seguir em frente carregando as coisas sagradas, e os outros erguerão o tabernáculo, até que eles cheguem.
22 E a ordem do acampamento de Efraim seguirá em frente com os seus exércitos. Sobre os seus exércitos estava Elisama, filho de Amiúde.
23 Sobre os exércitos das tribos dos filhos de Manassés estava Gamaliel, filho de Pedazur,
24 e sobre os exércitos da tribo dos filhos de Benjamim estava Abidã, filho de Gideoni.
25 Então a ordem do acampamento dos filhos de Dã seguiu em frente, sendo o último de todos os acampamentos, com os seus exércitos; e sobre os seus exércitos estava Aieser, filho de Amisadai.
26 Sobre os exércitos da tribo dos filhos de Aser estava Pageiel, filho de Ocrã,
27 e sobre os exércitos da tribo dos filhos de Naftali estava Aira, filho de Enã.
28 Estes são os exércitos dos filhos de Israel. E eles partiram com os seus exércitos.
29 Então Moisés disse a Hobabe, filho de Reuel, o midianita, seu sogro: Estamos seguindo adiante, para o lugar do qual o Senhor disse: Isto é o que eu vos darei. Vem conosco, e far-te-emos bem. Porque o Senhor falou bem a respeito de Israel.
30 Mas ele lhe respondeu: Eu não irei, todavia, haverei de voltar para a minha terra e para a minha parentela.
31 E ele lhe disse: Não nos deixes, porquanto tens estado conosco no deserto, e serás um líder entre nós.
32 E virá mesmo a acontecer, se fores conosco, que em tudo aquilo com que o Senhor nos fizer bem iremos, igualmente, fazer o bem para ti.
33 E partiram do monte do Senhor em caminho de três dias. A arca da aliança do Senhor ia adiante deles na jornada de três dias, a fim de providenciar-lhes descanso.
34 Então a nuvem os cobriu, durante o dia, quando saíram do acampamento.
35 E aconteceu, quando a arca foi adiante, que Moisés disse: Levanta-te, ó Senhor, e sejam dispersos os teus inimigos! E que fujam todos quantos te odeiam.
36 E, no seu repousar, ele disse: Volta, ó Senhor, aos milhares e dezenas de milhares em Israel.

Nenhum comentário: