INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 10 de julho de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 9

1 Abençoou Deus a Noé e a seus filhos, dizendo-lhes: Crescei e multiplicai-vos, enchei a terra e dominai sobre ela.
2 O pavor e o medo de vós estarão sobre todos os animais selvagens da terra, sobre todas as aves do céu, sobre tudo o que se desloca na terra e sobre todos os peixes do mar. Eu os coloquei debaixo do vosso poder.
3 Tudo que rasteja e vive vos servirá para alimento. Tenho vos dado tudo, assim como as ervas verdes. 
4 Somente a carne com o sangue da vida não devereis comer. 
5 Porquanto o próprio sangue de vossas vidas eu o requererei. Da mão de todos os animais selvagens eu o irei requerer, e cobrarei a vida do homem da mão do homem seu irmão. 
6 Aquele que derrama o sangue do homem, no lugar daquele sangue deverá ser derramado o seu próprio sangue; pois na imagem de Deus eu fiz o homem. 
7 Todavia, crescei e multiplicai-vos. Enchei a terra, multiplicando-vos sobre ela. 
8 E falou Deus, ainda, com Noé e seus filhos que estavam com ele, dizendo-lhes: 
9 Eis que estabeleci a minha aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós, 
10 e com todas as criaturas que estão convosco, dos pássaros e dos animais domésticos, e com todos os animais selvagens da terra que estão convosco, de todos os que saíram da arca. 
11 Estabelecerei a minha aliança convosco, e não mais deverá acontecer de toda a carne perecer pelas águas do dilúvio; não haverá mais um dilúvio de águas para destruir toda a terra. 
12 O Senhor Deus disse mais a Noé: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre mim e toda criatura vivente que está convosco, por gerações perpétuas: 
13 Eis que coloco nas nuvens o meu arco, e será ele um sinal da aliança entre mim e a terra.
14 Porquanto virá a suceder, quando eu reunir as nuvens sobre a terra, que o meu arco será visto nas nuvens. 
15 Lembrar-me-ei, então, do meu pacto, o qual existe entre mim e vós, e entre mim e todo o ser vivente de toda a carne; e não haverá mais água para um dilúvio, de modo a exterminar toda a carne. 
16 Meu arco estará nas nuvens, e eu irei olhá-lo para lembrar-me da aliança eterna entre mim e a terra, entre mim e toda a alma vivente de toda a carne que está sobre a terra. 
17 E Deus disse para Noé: Este é o sinal da aliança que tenho feito entre mim e toda a carne que está sobre a terra. 
18 Ora, os filhos de Noé que saíram da arca foram Sem, Cam e Jafé. Cam foi pai de Canaã. 
19 Esses foram os três filhos de Noé; desses, os homens espalharam-se sobre toda a terra. 
20 Noé, depois disso, tornou-se um lavrador da terra, e plantou uma vinha;
21 e bebeu do vinho, ficando bêbado. E estava ele nu em sua casa. 
22 Cam, o pai de Canaã, viu a nudez de seu pai, saiu e o disse a seus dois irmãos que estavam fora. 
23 Sem e Jafé, apanhando uma peça de roupa, puseram-na em suas costas e foram, andando para trás, e cobriram a nudez de seu pai, com o rosto voltado para trás; e não viram a nudez de seu pai. 
24 Recuperou-se Noé do efeito do vinho e ficou sabendo o que seu filho mais moço lhe fizera. 
25 Então, disse: Maldito seja Canaã. Um servidor doméstico será ele de seus irmãos. 
26 E também disse: Bendito seja o Senhor, Deus de Sem. Canaã, porém, será seu servo. 
27 Aumente Deus a Jafé, e que ele more nas habitações de Sem, e Canaã lhes seja por servo. 
28 Viveu Noé, após o dilúvio, trezentos e cinquenta anos. 
29 Todos os dias de Noé foram novecentos e cinquenta anos, e morreu.

Nenhum comentário: