INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 10 de julho de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 8

1 Lembrou-se Deus de Noé, de todos os animais selvagens, de todos os animais domésticos, de todos os pássaros e de todos os répteis, todos quantos estavam com ele na arca. Então Deus trouxe um vento sobre a terra, e a água se estancou. 
2 As fontes do abismo foram fechadas, assim como as cataratas do céu. E a chuva do céu foi contida.
3 A água baixou, afastando-se da terra. Depois de cento e cinquenta dias a água baixou, sendo diminuída. 
4 E a arca repousou, no sétimo mês, no vigésimo sétimo dia do mês, nas montanhas de Ararate. 
5 A água continuou a diminuir até o décimo mês. E no décimo mês, no primeiro dia do mês, os cumes dos montes tornaram-se visíveis. 
6 Sucedeu que depois de quarenta dias Noé abriu a janela da arca que havia feito,
7 soltando um corvo, a fim de saber se a água cessara. Esse saiu e não voltou mais, até que a água se secou de sobre a terra. 
8 E enviou uma pomba, depois disso, para ver se a água tinha deixado a terra. 
9 Contudo, a pomba, por não haver encontrado descanso para os seus pés, voltou para ele na arca; porquanto havia água sobre toda a face da terra. Estendeu ele a mão e a apanhou, recolhendo-a consigo na arca. 
10 E esperou ainda outros sete dias, voltando a soltar a pomba da arca. 
11 A pomba voltou a ele, à tardinha, e trazia uma folha de oliveira, em um raminho, na sua boca. Então Noé entendeu que a água tinha diminuído na terra. 
12 Esperou ele ainda outros sete dias e voltou a soltar a pomba, mas ela não retornou a ele novamente. 
13 E aconteceu que no ano seiscentos e um da vida de Noé, no primeiro mês, no primeiro dia do mês, a água se afastou da terra. Noé abriu a cobertura da arca que tinha feito e viu que a água havia sumido da face da terra. 
14 No segundo mês a terra secou-se, no vigésimo sétimo dia do mês. 
15 E o Senhor Deus falou com Noé, dizendo: 
16 Sai da arca, tu, tua esposa e teus filhos, e as esposas de teus filhos, contigo.
17 E a todos os animais selvagens que estão contigo, e a toda a carne, tanto de aves quanto de animais domésticos, e a todo réptil que se desloca sobre a terra, traze contigo. Crescei e multiplicai-vos sobre a terra. 
18 Noé saiu, e sua esposa, seus filhos e as esposas de seus filhos saíram com ele. 
19 Todos os animais selvagens, todos os animais domésticos, todas as aves e todos os répteis que se arrastam sobre a terra, segundo a sua espécie, saíram da arca. 
20 Noé construiu um altar ao Senhor, e, tendo tomado de todos os animais domésticos limpos e de toda a ave limpa, ofereceu um holocausto sobre o altar. 
21 E o Senhor Deus aspirou um aroma agradável. Então o Senhor Deus considerou, e disse: Não irei amaldiçoar mais a terra por causa das obras dos homens, porquanto a imaginação do homem está intencionalmente posta nas coisas malignas, desde a sua juventude. Não irei mais ferir todos os seres vivos, como já fiz. 
22 Por todos os dias da terra semeadura e colheita, frio e calor, verão e primavera, dia e noite não cessarão mais. 

Nenhum comentário: