INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 10 de julho de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 7

1 E o Senhor Deus disse a Noé: Entra, tu e toda a tua família, na arca, porquanto te tenho achado justo diante de mim, nesta geração. 
2 Dos animais domésticos limpos toma para ti sete pares, machos e fêmeas; e dos animais imundos toma também pares, machos e fêmeas. 
3 Das criaturas voadoras do céu que são limpas toma sete pares, machos e fêmeas; e de todas as criaturas voadoras imundas toma pares, machos e fêmeas, a fim de que mantenham as suas sementes sobre toda a terra. 
4 Pois ainda mais sete dias e eis que eu trago a chuva sobre a terra, por quarenta dias e quarenta noites, e irei exterminar com toda a geração que tenho feito da face de toda a terra. 
5 Então Noé fez todas as coisas que o Senhor Deus lhe ordenara. 
6 Era Noé de seiscentos anos de idade quando o dilúvio das águas veio sobre a terra. 
7 E entraram, Noé, seus filhos, sua esposa e as esposas de seus filhos com ele, na arca por causa das águas do dilúvio. 
8 Das criaturas voadoras limpas, dos animais limpos e dos animais imundos, e de todos os répteis que se arrastam sobre a terra,
9 em pares vieram até Noé na arca, macho e fêmea, conforme Deus lhe ordenara. 
10 E sucedeu, após os sete dias, que a água do dilúvio veio sobre a terra. 
11 No ano seiscentos da vida de Noé, no segundo mês, no vigésimo sétimo dia do mês, neste mesmo dia, todas as fontes do abismo foram rompidas, e as cataratas do céu abertas; 
12 e houve chuva sobre a terra por quarenta dias e quarenta noites. 
13 Naquele mesmo dia entrou Noé, e Sem, Cam e Jafé, os filhos de Noé, e a esposa de Noé, e as três mulheres de seus filhos, com ele na arca. 
14 Todos os animais selvagens, segundo as suas espécies, todos os animais domésticos, segundo as suas espécies, todo réptil que se desloca sobre a terra, segundo as suas espécies, e todos os pássaros, segundo as suas espécies, 
15 entraram com Noé na arca, aos pares, machos e fêmeas, de toda carne em que há fôlego de vida. 
16 Os que entraram vieram machos e fêmeas de toda carne, conforme Deus ordenara a Noé. E o Senhor Deus fechou a arca por fora dele. 
17 O dilúvio persistiu sobre a terra por quarenta dias e quarenta noites. A água aumentou muito, levantando a arca, e ela foi elevada da terra. 
18 As águas predominaram, aumentando muito sobre a terra; e a arca foi levada sobre as águas. 
19 E as águas prevaleceram excessivamente sobre a terra, cobrindo todos as altas montanhas que estavam debaixo do céu. 
20 Quinze côvados acima foi a água levantada, encobrindo todas as altas montanhas. 
21 Pereceu toda a carne que se movia sobre a terra, de criaturas voadoras, de animais domésticos, de animais selvagens, de todo réptil que se desloca sobre a terra, e todo homem.
22 Todas as coisas que têm o sopro de vida, e tudo o que estava na terra seca, morreram. 
23 Foi exterminado tudo o que se levanta sobre a face de toda a terra, o homem e os animais, os répteis e as aves do céu; foram, todos eles, exterminados da face da terra. Noé foi deixado sozinho, e aqueles que com ele estavam na arca. 
24 A água levantou-se sobre a terra por cento e cinquenta dias.

Nenhum comentário: