INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 10 de julho de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 6

1 E veio a acontecer, quando os homens começaram a ser numerosos sobre a terra e lhes nasceram filhas, 
2 havendo os filhos de Deus visto que as filhas dos homens eram belas, que eles tomaram para si mulheres, de todas as que escolheram. 
3 Mas o Senhor Deus disse: Meu espírito não permanecerá nestes homens para sempre, porque são carne. Os seus dias, entretanto, serão cento e vinte anos. 
4 Os gigantes estavam na terra, naqueles dias e também depois, conforme os filhos de Deus iam ao encontro das filhas dos homens, as quais lhes geravam filhos. Aqueles eram os gigantes da antiguidade, homens de renome. 
5 O Senhor Deus viu que as ações perversas dos homens se multiplicavam sobre a terra, e que cada um deles meditava em seu coração intentando o mal, todos os dias.
6 Então, Deus se entristeceu em seu coração, porquanto havia feito o homem sobre a terra. E ele ponderou sobre isso, profundamente. 
7 E disse Deus: Exterminarei o homem, a quem fiz, de sobre a face da Terra, tanto o homem como o animal doméstico, e os répteis, e as criaturas voadoras do céu. Porque estou entristecido de havê-los feito.
8 Porém, Noé achou graça diante do Senhor Deus. 
9 Estas são as gerações de Noé: Noé era um homem justo, sendo perfeito em sua geração; e Noé pareceu muito agradável a Deus. 
10 Gerou Noé três filhos: Sem, Cam e Jafé. 
11 A terra, entretanto, estava corrompida diante de Deus; pois a terra enchera-se de iniquidade. 
12 O Senhor Deus olhou para a terra e ela estava corrompida, porquanto toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra. 
13 E o Senhor Deus disse a Noé: O tempo de todos os homens é chegado diante de mim, porque a terra foi por eles preenchida com iniquidade; eis, portanto, que eu irei destrui-los, e também a terra. 
14 Faze para ti, por esse motivo, uma arca retangular de madeira. Farás compartimentos na arca e a cobrirás, por dentro e por fora, com betume. 
15 Assim construirás a arca: de trezentos côvados será o seu comprimento, de cinquenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura. 
16 Estreitarás a arca, ao construí-la, e em um côvado acima a completarás. A porta da arca porás do seu lado. Com primeiro, segundo e terceiro andares a farás. 
17 Eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, a fim de destruir toda a carne em que há fôlego de vida debaixo dos céus. E tudo o que existe sobre a terra perecerá. 
18 Estabelecerei contigo a minha aliança: Entra, pois, na arca, tu e teus filhos, e a tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo. 
19 De todos os animais domésticos, e de todos os répteis e animais selvagens, de todos eles, de toda a carne, farás entrar, por pares de todos, na arca, a fim de que possas alimentá-los junto contigo. Machos e fêmeas deverão ser. 
20 De todas as aves que voam, segundo as suas espécies, e de todo os animais domésticos, segundo as suas espécies, e de todos os répteis que rastejam na terra, segundo as suas espécies, em pares eles virão a ti, masculino e feminino, para serem alimentados contigo. 
21 Tu, pois, tomarás para ti de todos os tipos de alimentos que comes, e os ajuntarás para ti mesmo; e deverão ser para ti e para eles comerem. 
22 Então Noé fez todas as coisas que o Senhor Deus lhe ordenara fazer. Assim ele fez.

Nenhum comentário: