INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 49

1 Então Jacó chamou seus filhos, e disse-lhes: 
2 Ajuntai-vos, a fim de que eu possa dizer o que vos sobrevirá nos últimos dias. Ajuntai-vos e ouvi-me, filhos de Jacó; ouvi a Israel, ouvi o vosso pai! 
3 Rúben, tu és o meu primogênito; és a minha força e o primeiro dos meus filhos; difícil de suportar, duro e obstinado. 
4 Eras insolente como a água. Não foste exaltado, pois subiste ao leito de teu pai, contaminando, dessa forma, o lugar de onde saíste. 
5 Simeão e Levi, irmãos, completaram a injustiça com o cortar de suas espadas. 
6 Não entre a minha alma em seus conselhos, e o meu íntimo não contenda em sua conspiração. Porquanto no seu furor mataram homens, e em sua paixão jarretaram um touro. 
7 Maldito seja o seu furor, pois que era intencional, e a sua raiva, porque cruel. Eu os dividirei em Jacó, espalhá-los-ei em Israel. 
8 Judá, teus irmãos te têm louvado, e as tuas mãos estarão nas costas de teus inimigos. Os filhos de teu pai far-te-ão reverência. 
9 Judá é um leãozinho. De uma tenra planta cresceste, meu filho. Tendo se encurvado, estás reclinado como um leão, e como um filhote de leão. Quem o despertará? 
10 Um governante não deverá faltar de Judá, nem um príncipe dos seus lombos, até que venham as coisas que lhe estão reservadas. Eis que ele é a expectativa das nações. 
11 Atando o seu jumentinho à vide, a cria de seu jumento no ramo dela, lavará o seu manto no vinho e as suas vestes no sangue da uva. 
12 Seus olhos serão mais agradáveis do que o vinho, os seus dentes mais brancos do que o leite. 
13 Zebulom habitará no litoral, será como um abrigo de navios, e estender-se-á à Sidon. 
14 Issacar desejou o que é bom; ele descansa entre as heranças. 
15 Tendo visto o lugar de repouso, que era agradável, e a terra, que era fértil, submeteu seu ombro ao trabalho, tornando-se um lavrador. 
16 Dã deverá julgar o seu povo, como uma das tribos de Israel. 
17 Seja Dã uma serpente no caminho, afligindo a vereda, mordendo o calcanhar do cavalo, de modo que o cavaleiro caia para trás. 
18 Na salvação do Senhor tenho aguardado. 
19 Gade, uma tropa de pilhagem o acometerá; contudo ele deverá despojá-la, acossando-a de perto. 
20 Aser, o seu pão será gordo, porquanto ele dará guloseimas aos príncipes. 
21 Naftali é um ramo que se expande, espalhando beleza em seus frutos.
22 José é um filho engrandecido. Meu filho amado é engrandecido; meu filho mais novo, que volta para mim; 
23 contra quem os homens, tomando maus conselhos, fizeram censuras; e os arqueiros pressionaram bastante contra ele. 
24 Todavia seus arcos e suas flechas foram poderosamente consumidos, e os tendões de seus braços afrouxados pela mão do Poderoso de Jacó. Pois por ele Israel é fortalecido, pelo Deus de teu pai
 25 O meu Deus, ajudou-te, abençoando-te com a bênção dos altos céus e com a bênção da terra possuindo todas as coisas; pelas bênçãos das mamas e do útero, 
26 as bênçãos de teu pai e de tua mãe, as quais tem prevalecido sobre as bênçãos das montanhas duradouras, para além das bênçãos dos montes eternos. Elas estarão sobre a cabeça de José e sobre a cabeça dos seus irmãos, dos quais assumiu a liderança.
27 Benjamin, como um lobo voraz, comerá ainda pela manhã; e, à noite, ele dá comida. 
28 Todos esses são os doze filhos de Jacó. Seu pai falou-lhes essas palavras, e abençoou-os; abençoou a cada um deles de acordo com a sua bênção. 
29 E disse-lhes: Eis que estou sendo acrescentado ao meu povo. Devereis sepultar-me com meus pais na caverna que está nos domínios de Hefrom, o heteu, 
30 na caverna dupla, a qual está oposta a Mamre, na terra de Canaã; caverna que Abraão comprou de Hefrom, o heteu, como posse de um sepulcro. 
31 Ali sepultaram a Abraão e a Sara, sua esposa; ali sepultaram a Isaque e a Rebeca, sua esposa; ali foi sepultada Lia, 
32 na parte do campo e na caverna que estava nele, comprada dos filhos de Hete. 
33 E Jacó terminou de dar instruções aos seus filhos. Então, recolhendo os pés na cama, morreu e foi ajuntado ao seu povo.

Nenhum comentário: