INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 48

1 Sucedeu, depois dessas coisas, que foi relatado a José: Teu pai está enfermo. Então, tendo tomado seus dois filhos, Manassés e Efraim, ele foi até Jacó. 
2 E foi noticiado a Jacó, dizendo: Eis que o teu filho José vem a ti. E Israel, fortalecendo-se, sentou-se sobre a cama. 
3 Disse Jacó a José: Meu Deus apareceu-me em Luz, na terra de Canaã, e me abençoou, 
4 dizendo: Eis que eu te aumentarei e multiplicarei, e farei de ti multidões de nações. Darei esta terra a ti e à tua descendência depois de ti, como uma possessão perpétua. 
5 Ora, os teus dois filhos, que nasceram para ti na terra do Egito, antes que eu viesse a ti no Egito, são meus; Efraim e Manassés, tal como Rúben e Simeão, eles serão meus. 
6 Porém os filhos que gerares depois deles ocuparão o lugar de seus irmãos, e serão nomeados conforme as suas heranças. 
7 Quanto a mim, saindo da Síria Mesopotâmica, Raquel, tua mãe, morreu na terra de Canaã, quando eu me aproximava do caminho dos cavalos de Habrada, na terra de Canaã, indo para Efrata; e sepultei-a no caminho dos cavalos. Esta é Belém. 
8 E quando Israel viu os filhos de José, disse-lhe: Quem são estes contigo? 
9 José respondeu a seu pai: Estes são meus filhos, que Deus me deu neste lugar. E Jacó disse: Aproxima-os, para que eu possa abençoá-los. 
10 Os olhos de Israel se tinham escurecido com a idade, e ele não podia ver. José os fez aproximar-se, e ele os beijou e abraçou. 
11 Então, Israel disse a José: Não tenho sido privado de ver o teu rosto, e eis que Deus mostrou-me também a tua descendência. 
12 José os tirou de seus joelhos, e fizeram-lhe reverência com o rosto para o chão. 
13 E José conduziu seus dois filhos, Efraim na sua mão direita, ao lado esquerdo de Israel, e Manassés na sua mão esquerda, ao lado direito de Israel. E os fez chegar até ele. 
14 Porém, Israel estendeu a sua mão direita e colocou-a na cabeça de Efraim. Contudo, ele era o menor. E a sua mão esquerda ele colocou sobre a cabeça de Manassés, estendendo as mãos cruzadas. 
15 E os abençoou, dizendo: O Deus em cuja presença meus pais, Abraão e Isaque, encontraram favor, o Deus que continua a alimentar-me, desde a minha juventude até este dia, 
16 o anjo que me liberta de todos os males, abençoe estes rapazes, e que o meu nome seja chamado sobre eles, e o nome de meus pais, Abraão e Isaque; e que eles sejam aumentados para se tornarem uma grande multidão sobre a terra. 
17 Então José, tendo visto que seu pai colocara a sua mão direita sobre a cabeça de Efraim, o que lhe parecia desagradável, pegou na mão de seu pai para removê-la da cabeça de Efraim e colocá-la na de Manassés. 
18 E disse José a seu pai: Não assim, meu pai, pois este é o primogênito. Coloca a tua mão direita sobre a sua cabeça. 
19 Todavia, ele não quis fazê-lo, porém disse: Eu sei, meu filho, eu sei. Ele também  tornar-se-á um povo, e deverá ser exaltado, mas o seu irmão mais novo será maior do que ele, e a sua descendência tornar-se-á uma multidão de nações. 
20 E abençoou-os, naquele dia, dizendo: Em vós Israel será abençoado, quando disserem: Deus te faça como a Efraim e a Manassés! E colocou Efraim adiante de Manassés. 
21 Então Israel disse a José: Eis que eu morro, porém Deus estará convosco, e levar-vos-á de volta para a terra de vossos pais. 
22 Dou-te, pois, Secima, uma porção selecionada, de mais que a teus irmãos, a qual eu tirei da mão dos amorreus com a minha espada e o meu arco.

Nenhum comentário: