INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 47

1 Então veio José e falou a Faraó, dizendo: Meu pai e meus irmãos, e seu gado, seus bois, e todas as suas posses, vieram da terra de Canaã; e eis que estão na terra de Gósem. 
2 E ele tomou, dos seus irmãos, cinco homens e pô-los diante de Faraó. 
3 Disse Faraó aos irmãos de José: Qual é a vossa ocupação? E eles responderam a Faraó: Teus servos são pastores, tanto nós como nosso pai. 
4 E falaram a Faraó: Viemos para habitar na terra, porquanto, não há pasto para os rebanhos de teus servos, pois a fome prevaleceu na terra de Canaã. Agora, então, iremos morar na terra de Gósem. E Faraó disse a José: Habitem eles na terra de Gósem. E se sabes que há entre eles homens capazes, faze-os cuidadores do meu gado. Dessa forma, Jacó e seus filhos entraram no Egito e vieram para José. E Faraó, rei do Egito, ouviu falar disso. 
5 E Faraó falou a José, dizendo-lhe: Teu pai e teus irmãos vieram a ti. 
6 Eis que a terra do Egito te está diante. Estabelece teu pai e teus irmãos no melhor da terra. 
7 Então José trouxe a Jacó, seu pai, e colocou-o diante de Faraó. E Jacó abençoou a Faraó. 
8 Faraó disse para Jacó: Quantos são os dias dos anos da tua vida? 
9 E Jacó respondeu a Faraó: Os dias dos anos da minha vida, nos quais tenho peregrinado, são cento e trinta anos; poucos e maus foram os dias dos anos da minha vida, e não têm atingido os dias da vida de meus pais, os dias nos quais eles peregrinaram. 
10 E Jacó abençoou a Faraó, afastando-se dele. 
11 Então José estabeleceu seu pai e seus irmãos, dando-lhes possessões na terra do Egito, no melhor da terra, na terra de Ramessés, como Faraó ordenara. 
12 José deu provisão para seu pai e seus irmãos; a toda a casa de seu pai deu ele o cereal, para cada pessoa. 
13 Entretanto, não havia cereal em toda a terra. pois a fome era grande. A terra do Egito, e a terra de Canaã desfaleciam de fome. 
14 Então José recolheu todo o dinheiro que se achava na terra do Egito e na terra de Canaã em troca do trigo que compravam, e distribuiu o cereal para eles. E José trouxe todo o dinheiro para a casa de Faraó. 
15 Acabou-se o dinheiro na terra do Egito e na terra de Canaã, e todos os egípcios foram a José, dizendo: Dá-nos pão. Por que morreríamos em tua presença? Pois o nosso dinheiro já é gasto. 
16 Então José disse-lhes: Trazei o vosso gado, e eu irei dar-vos pão em troca do vosso gado, porquanto o vosso dinheiro já é gasto. 
17 E trouxeram o seu gado a José. E José lhes deu pão em troca de seus cavalos, das suas ovelhas, dos seus bois e dos seus jumentos. José os sustentou com pão em troca de todos os seus rebanhos, naquele ano. 
18 Passou aquele ano, e vieram a ele no segundo ano, e disseram-lhe: Deveremos ser consumidos diante de nosso Senhor? Pois o nosso dinheiro acabou, e as nossas posses e os nossos animais trouxemos a ti, nosso senhor. E nada foi deixado para nós, diante de nosso senhor, além de nossos próprios corpos e de nossas terras. Estamos, realmente, necessitados. 
19 Agora, então, para que não morramos diante de ti e a terra fique assolada, compra-nos e a nossa terra por pão, e nós e a nossa terra seremos servos de Faraó. Dá-nos sementes para que possamos plantar; a fim de que vivamos, e não morramos. E, dessa forma, a nossa terra não deverá ficar assolada. 
20 E, assim, José comprou toda a terra dos egípcios para Faraó. Porquanto os egípcios venderam as suas terras para Faraó, pois a fome prevaleceu contra eles. E a terra tornou-se de Faraó. 
21 Ele trouxe o povo para a sua servidão, para serem seus servos, desde uma extremidade do Egito até a outra, 
22 com exceção apenas da terra dos sacerdotes. A essa José não comprou, pois Faraó dera uma porção, na forma de doação, para os sacerdotes, e eles comiam a sua porção que Faraó lhes dera. Por esse motivo, não venderam as suas terras. 
23 Então José disse a todos os egípcios: Eis que eu tenho comprado a vós e a vossa terra para Faraó, neste dia. Tomai para vós as sementes, e semeai a terra. 
24 Colhereis os seus frutos, e dareis a quinta parte a Faraó. E as quatro partes restantes serão vossas, para sementes da terra e para alimento, para vós e para todos os que estiverem em vossas casas. 
25 Então, eles disseram: Tu nos salvaste. Temos achado graça diante de nosso senhor, e seremos servos de Faraó. 
26 E José deixou isto como uma ordenança, até este dia: a reserva de um quinto para Faraó, em todo o Egito, com exceção apenas da terra dos sacerdotes, que não era de Faraó. 
27 Israel habitou no Egito, na terra de Gósem. Obtiveram eles uma herança nela, e aumentaram e multiplicaram-se grandemente. 
28 Jacó ainda viveu dezessete anos na terra do Egito. Todos os dias de Jacó, os anos de sua vida, foram cento e quarenta e sete anos. 
29 Os dias de Israel se aproximavam, de quando deveria morrer, e ele chamou seu filho José, e disse-lhe: Se encontrei graça diante de ti, coloca a tua mão debaixo da minha coxa; e agirás com misericórdia e verdade para comigo, a fim de que não me enterres no Egito. 
30 Contudo, eu dormirei com meus pais. Tu me levarás para fora do Egito, e enterrar-me-ás no seu sepulcro. E ele disse: Farei conforme a tua palavra. 
31 Disse ele: Jura-me. E jurou-lhe. Então Israel fez reverência, inclinando-se do alto de seu cajado.

Nenhum comentário: