INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 45

1 José não podia mais conter-se, enquanto todos permaneciam de pé ao seu lado; e disse a eles que se retirassem. E ninguém ficou próximo a José quando ele se deu a conhecer aos seus irmãos. 
2 Levantou ele a sua voz, com choro, e todos os egípcios o escutaram. E isso foi relatado para a casa de Faraó. 
3 Então, disse José aos seus irmãos: Eu sou José. Ainda está vivo o meu pai? Mas seus irmãos não lhe puderam responder, pois estavam atônitos. 
4 E José falou aos seus irmãos: Chegai-vos a mim. E se aproximaram. E ele disse: Eu sou vosso irmão, José, a quem vendestes para o Egito. 
5 Agora, então, não vos entristeçais, e não vos pareça muito duro o terdes me vendido para cá, pois que Deus me enviou antes de vós para vida. 
6 Pois neste segundo ano há fome sobre a terra, e ainda cinco anos restam nos quais não haverá de existir nem semeadura nem colheita. 
7 Contudo, Deus enviou-me diante de vós, a fim de que de vós seja preservado um restante sobre a terra; até mesmo para nutrir um grande restante de vós. 
8 Agora, então, não me mandastes para cá, senão que foi Deus quem me enviou. E ele fez-me como um pai para Faraó, senhor de toda a sua casa e regente de toda a terra do Egito. 
9 Apressai-vos, portanto, indo até o meu pai, e dizei-lhe: Estas coisas diz o teu filho José: Deus me fez senhor de toda a terra do Egito. Desce, pois, para mim, e não tardes. 
10 Habitarás na terra de Gósem da Arábia, e irás ficar perto de mim; tu, teus filhos e os filhos de teus filhos, tuas ovelhas e teus bois, e as tuas coisas, tudo o que é teu.
11 Irei alimentar-te, lá, porque a fome existirá ainda por cinco anos; para que não sejas consumido, e teus filhos, e todas as tuas posses. 
12 Eis que vossos olhos veem, e os olhos de meu irmão Benjamim, que é a minha boca que vos fala. 
13 Relatai, portanto, ao meu pai, toda a minha glória no Egito e todas as coisas que tendes visto; e apressai-vos a fim de fazer descer meu pai para cá. 
14 Então ele lançou-se ao pescoço de seu irmão Benjamim, e chorou sobre ele. E Benjamim também chorou em seu pescoço. 
15 E beijou todos os seus irmãos, chorando sobre eles. E, depois dessas coisas, seus irmãos falaram com ele. 
16 Logo o relato foi feito na casa de Faraó, dizendo: Os irmãos de José são vindos. Faraó ficou feliz, e os seus domésticos com ele. 
17 Então Faraó falou a José: Dize a teus irmãos: Fazei isto: enchei os vossos carros, e parti para a terra de Canaã. 
18 Tomai o vosso pai e as suas posses e vinde para mim, e eu vos darei de todos os produtos do Egito; e comereis da medula da terra. 
19 Encarregá-los-ás de assim fazer: que eles tomem para si carros da terra do Egito, para os seus filhos e as suas esposas, levando-os até o vosso pai; e que venham. 
20 E não vos preocupeis com as vossas propriedades, pois todos os bens do Egito serão vossos. 
21 Então os filhos de Israel fizeram assim. E José entregou para eles os carros, de acordo com as palavras ditas pelo rei Faraó; e também provisão para a viagem. 
22 E deu, a todos eles, duas mudas de vestes, para cada um deles; mas a Benjamim deu trezentas peças de ouro e cinco mudas de vestes. 
23 Para seu pai enviou ele a mesma quantidade, e dez jumentos carregados com algumas de todas as coisas boas da Egito; e dez mulas levando o pão para seu pai comer durante a viagem. 
24 Depois disso, despediu os seus irmãos, e eles partiram. E disse-lhes: Não contendais pelo caminho. 
25 E subiram do Egito, vindo para a terra de Canaã, a Jacó, seu pai. 
26 E relataram-lhe, dizendo: Teu filho José está vivo, e eis que ele é soberano sobre toda a terra do Egito. Jacó, entretanto, ficou muito surpreendido, pois não acreditava neles.
27 Todavia, eles relataram-lhe todas as palavras pronunciadas por José, tudo quanto lhes havia dito. E, tendo visto os carros que José mandara para carregá-lo, o espírito de Jacó, seu pai, reviveu. 
28 E Israel disse: Esta é uma grande coisa para mim, se meu filho José ainda está vivo. Eu irei e o verei, antes que morra.

Nenhum comentário: