INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 43

1 Todavia a fome prevaleceu na terra. 
2 E aconteceu, quando eles tinham acabado de comer o cereal que haviam comprado no Egito, que seu pai lhes disse: Ide, novamente, e comprai-nos um pouco de alimento. 
3 Porém Judá falou-lhe, dizendo: O homem, o senhor do país, testemunhou-nos peremptoriamente, dizendo: Não vereis a minha face se o vosso irmão mais jovem não estiver convosco. 
4 Se, então, hás de enviar o nosso irmão conosco, desceremos e comprar-te-emos alimento; 
5 todavia, se não o enviares, não iremos. Pois o homem falou-nos, dizendo: Não vereis a minha face se o vosso irmão mais jovem não estiver convosco. 
6 Então, disse Israel: Por que me prejudicastes, visto que dissestes ao homem que tínheis outro irmão? 
7 Responderam-lhe: O homem questionou-nos também sobre a nossa família, dizendo: Será que o vosso pai ainda está vivo, e tendes um irmão? E respondemos-lhe de acordo com essa pergunta. Saberíamos que ele iria nos dizer: Trazei vosso irmão? 
8 Disse Judá a Israel, seu pai: Envia o menino comigo, e iremos levantar-nos e partir, para que vivamos e não pereçamos, nem nós, nem tu, nem nossas possessões. 
9 E eu me comprometo por ele. Da minha mão tu o requererás. Se não tornar a trazê-lo e colocá-lo diante de ti serei culpado contigo, para sempre.
10 Porquanto, se não tivéssemos demorado, já agora deveríamos ter retornado duas vezes. 
11 Então, Israel, seu pai, disse-lhes: Se assim é, fazei isto: tomai do fruto da terra nas vossas vasilhas, e levai ao homem presentes de bálsamo e mel, incenso, estoraque, terebintina e nozes; 
12 e também tenhais dinheiro dobrado em vossas mãos. E o dinheiro que foi devolvido nos vossos sacos, levai de volta convosco. Porventura terá sido um engano. 
13 E levai o vosso irmão. Levantai-vos, e ide até o homem. 
14 O meu Deus te dê graça aos olhos do homem, e ele mandará embora seu outro irmão, e também Benjamim. Porquanto, já que fui enlutado, ficarei enlutado. 
15 E os homens, tendo apanhado esses presentes, e o dinheiro em dobro, tomaram em suas mãos também a Benjamin; e levantaram-se e desceram para o Egito. E se apresentaram perante José. 
16 Viu-os José, e a seu irmão Benjamim, nascido da mesma mãe. Então ele disse para o mordomo de sua família: Traze os homens para a casa, mata animais e prepara-os; pois eles estarão a comer o pão comigo, ao meio-dia. 
17 E o homem fez como José dissera, levando-os à casa de José. 
18 Então aqueles homens, quando perceberam que foram levados para a casa de José, disseram: Somos levados por causa do dinheiro que foi devolvido nos nossos sacos, anteriormente, a fim de ter acusações contra nós e colocar isso na nossa conta, a fim de tomar-nos como servos, e os nossos jumentos. 
19 Tendo se aproximado do homem que estava sobre a casa de José, falaram-lhe, na varanda da casa, 
20 dizendo: Ouve-nos, senhor! Pois descemos, primeiramente, a fim de comprar comida. 
21 E sucedeu, quando fomos descarregar e abrimos os nossos sacos, eis que havia também o dinheiro de cada um no seu saco; e tens agora que trouxemos de volta o dinheiro, conforme o seu peso, nas nossas mãos. 
22 Também trouxemos mais dinheiro conosco, para comprar comida. E não sabemos quem colocou o dinheiro em nossos sacos. 
23 Mas ele lhes disse: Deus foi misericordioso aos lidar convosco, não temais. Vosso Deus, o Deus de vossos pais, tem dado tesouros nos vossos sacos, e eu já tenho o suficiente do vosso bom dinheiro. E ele trouxe-lhes Simeão. 
24 Então mandou trazer água para lavar os seus pés, e deu forragem aos jumentos. 
25 Prepararam eles os seus presentes, para quando José viesse, ao meio-dia. Pois souberam que ele estava indo almoçar lá. 
26 José entrou na casa, e trouxeram-lhe os presentes que tinham em suas mãos, introduzindo-os na casa; e fizeram-lhe reverência com o rosto no chão. 
27 E perguntou-lhes ele: Como estais vós? E também lhes disse: E vosso pai, o ancião de quem me falastes, está bem? Será que ele ainda vive? 
28 E eles responderam: Teu servo, nosso pai, está bem; ele ainda está vivo. E ele disse: Bendito seja aquele homem, por Deus! E inclinaram-se, fazendo-lhe reverência. 
29 Então José levantou os olhos e viu seu irmão Benjamim, nascido da mesma mãe; e perguntou: É este o vosso irmão mais novo, o qual vos comprometestes de trazer para mim? Ele, então, disse: Deus tenha misericórdia de ti, meu filho. 
30 José perturbou-se, pois as suas entranhas se comoviam por seu irmão, e ele queria chorar. Entrou, então, em seu quarto, e chorou ali. 
31 Depois disso, lavou o rosto e saiu; e se conteve, falando: Ponde pão. 
32 Puseram o pão para ele à parte, e para eles próprios à parte, e para os egípcios que festejavam com ele também à parte; pois os egípcios não podiam comer pão com os hebreus, porquanto isso é abominação para eles. 
33 E assentaram-se diante dele, o primogênito conforme a sua antiguidade e os jovens conforme a sua juventude. E os homens olhavam, com espanto, cada um ao seu irmão. 
34 E receberam dele, cada um, as suas porções; mas a porção de Benjamim era cinco vezes maior do que as dos outros. Então eles beberam e ficaram cheios da bebida, junto com ele.

Nenhum comentário: