INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 42

1 Jacó, tendo sabido que havia venda de trigo no Egito, disse a seus filhos: Por que estais indolentes?
2 Eis que eu ouvi dizer que há trigo no Egito. Ide para lá, e comprai-nos um pouco de alimento, a fim de que possamos viver, e não morramos. 
3 E os dez irmãos de José desceram para comprar cereal no Egito. 
4 Porém, não enviou Jacó a Benjamin, irmão de José, com seus irmãos, pois disse: Para que não lhe suceda, porventura, alguma enfermidade. 
5 E os filhos de Israel foram junto com aqueles que iam para comprar. Porque havia fome na terra de Canaã. 
6 José era o governador da terra, e era ele quem vendia a todo o povo da terra. Então os irmãos de José vieram e fizeram-lhe reverência, curvando-se com o rosto para o chão. 
7 Quando José viu seus irmãos ele os reconheceu, e afastou-se deles; e falou-lhes duras palavras, dizendo: Donde viestes? E eles responderam: Da terra de Canaã, para comprar comida. 
8 José reconheceu seus irmãos; eles, entretanto, não sabiam que era ele. 
9 Então José lembrou-se de seu sonho, o qual tivera, e disse-lhes: Vós sois espiões! Para observar as características da terra foi que viestes. 
10 Mas eles disseram: Não, senhor! Nós, teus servos, viemos comprar comida. 
11 Somos todos filhos de um mesmo homem, e somos pacíficos. Os teus servos não são espiões. 
12 Porém, ele lhes disse: Não, mas estais vindo para observar as características da terra. 
13 Então eles responderam: Nós, teus servos, somos doze irmãos, da terra de Canaã; o mais novo está com nosso pai, neste dia, e o outro já não existe. 
14 José, entretanto, disse-lhes: É verdade o que eu vos falei, dizendo: Vós sois espiões. 
15 E assim sereis provados: pela saúde de Faraó, não ireis retirar-vos a menos que vosso irmão mais novo venha para cá. 
16 Enviai um dentre vós, e trazei o vosso irmão. Quanto a vós, ireis para a prisão até que as vossas palavras sejam esclarecidas, se é que estais falando a verdade, ou não. Contudo, se não for assim, pela saúde do faraó, verdadeiramente, vós sois espiões. 
17 E ele os colocou na prisão durante três dias. 
18 Então disse-lhes, no terceiro dia: Fazei isto e vivereis, pois temo a Deus. 
19 Se sois de paz, deixai um de vossos irmãos detido na prisão e ide, levando convosco o cereal que tendes comprado; 
20 trazei o vosso irmão mais novo para mim, e as vossas palavras serão acreditadas. Porém, se não for assim, haveis de morrer. E eles fizeram dessa maneira. 
21 Então, disse cada um ao seu irmão: Sim, é verdade, estamos em falta por causa do nosso irmão, porquanto ignoramos a angústia da sua alma, quando rogava a nós e não lhe demos ouvidos. Por esse motivo é que tem vindo esta aflição sobre nós. 
22 Respondeu-lhes Rúben, e disse: Será que não vos falei, dizendo: Não prejudiqueis o menino; porém vós não me ouvistes? E eis que seu sangue é reclamado. 
23 Mas eles não sabiam que José os entendia, pois havia um intérprete entre eles. 
24 Então José afastou-se deles e chorou; e, novamente, veio até eles, e falou-lhes. E tomou Simeão dentre eles, amarrando-o perante os seus olhos. 
25 José deu ordens para encher as suas vasilhas com cereal e devolver o dinheiro de cada um no seu saco, e a fim de dar-lhes, também, provisão para o caminho. E assim foi feito com eles. 
26 E havendo colocado o cereal sobre os jumentos, partiram dali. 
27 Então um deles, tendo aberto o seu saco para dar o pasto aos jumentos, no local onde descansavam, viu também o seu pacote de dinheiro. Pois estava na boca do seu saco.
28 E disse a seus irmãos: Meu dinheiro foi restaurado para mim, e eis que está no meu saco! Seus corações ficaram maravilhados; e assustaram-se, dizendo uns aos outros: Que é isto que Deus tem feito para nós? 
29 Então eles chegaram a seu pai Jacó, na terra de Canaã, e contaram-lhe tudo o que lhes tinha acontecido, dizendo: 
30 O homem, o senhor da terra, falou palavras duras para nós, e nos colocou na prisão como espias da terra. 
31 Todavia, nós dissemos-lhe: Somos homens de paz, não somos espiões. 
32 Somos doze irmãos, filhos de um mesmo pai. Um não existe mais, e o mais jovem está com seu pai, neste dia, na terra de Canaã. 
33 E o homem, o senhor da terra, nos disse: Nisto é que eu saberei que sois pacíficos: deixai um de vossos irmãos aqui comigo, e, tendo tomado o cereal que comprastes para a vossa família, parti, 
34 e trazei-me o vosso irmão mais novo. Então saberei que não sois espiões, mas que sois homens de paz, e restaurar-vos-ei o vosso irmão; e comerciareis na terra. 
35 E aconteceu, quando eles estavam esvaziando os sacos, que se encontrava um pacote com o dinheiro de cada homem no seu saco. Eles e seu pai viram os pacotes de dinheiro, e ficaram com medo. 
36 Então o seu pai Jacó lhes disse: Vós me enlutastes. José já não existe, Simeão não está aqui, e quereis levar também Benjamim? Todas estas coisas vieram sobre mim! 
37 E Rúben falou a seu pai, dizendo-lhe: Mata os meus dois filhos, se eu não o trouxer para ti! Entrega-o na minha mão, e irei trazê-lo de volta para ti. 
38 Contudo, ele disse: Meu filho não descerá contigo. Seu irmão está morto e só ele foi deixado. Se acontecer de ele ser atingido por algum desastre pelo caminho por onde fordes, fareis descer os meus cabelos brancos com tristeza ao Hades.

Nenhum comentário: