INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 35

1 E disse Deus a Jacó: Levanta-te, vai até o lugar que é Betel, e habita ali; e constrói, ali, um altar ao Deus que te apareceu quando fugias da face de Esaú, teu irmão.
2 Então Jacó falou à sua casa e a todos os que estavam com ele: Removei os deuses estranhos que estão convosco, no meio de vós; purificai-vos e trocai as vossas roupas.
3 Levantemo-nos e vamos à Betel, e ergamos lá um altar ao Deus que me escutou no dia da minha calamidade, o qual estava comigo e tem me preservado ao longo da jornada pela qual fui.
4 Entregaram eles a Jacó os deuses estranhos que estavam em suas mãos, e as arrecadas das suas orelhas. E Jacó os escondeu debaixo da árvore de terebinto, a qual está em Secima, fazendoos desaparecer até este dia.
5 Então Israel partiu de Secima. Porém, o temor de Deus caiu sobre as cidades circunvizinhas, e eles não perseguiram os filhos de Israel.
6 Jacó veio à Luz, que está na terra de Canaã, a qual é Betel, ele e todo o povo que estava com ele.
7 E edificou ali um altar, chamando o nome do local Betel; porquanto ali Deus aparecera para ele quando fugia da face de seu irmão, Esaú.
8 Débora, a ama de Rebeca, morreu e foi enterrada em Betel, debaixo de um carvalho; e Jacó chamou o seu nome o carvalho da Lamentação.
9 Apareceu Deus a Jacó, mais uma vez, em Luz, quando ele saiu da Síria Mesopotâmica; e Deus o abençoou.
10 E Deus lhe falou: O teu nome não deverá mais ser chamado Jacó, porém Israel será o teu nome.
11 E disse-lhe Deus: Eu sou o teu Deus. Cresce e multiplica-te, pois nações e ajuntamentos de nações sairão de ti, e reis sairão de teus lombos.
12 A terra que eu dei a Abraão e a Isaque, tenho-a dado para ti; e acontecerá que darei esta terra também à tua descendência, depois de ti.
13 Depois disso, Deus subiu, afastando-se dele, do local onde lhe falara.
14 Jacó erigiu uma coluna de pedra no lugar onde Deus lhe falara, oferecendo uma libação sobre ela; e derramou óleo em cima dela.
15 E Jacó chamou o nome do lugar onde Deus falara com ele Betel.
16 Saiu Jacó de Betel, e armou a sua tenda além da torre de Gader. E aconteceu, quando ele se aproximava de Habrata, adiantando-se para entrar em Efrata, que Raquel ficou de parto. E no trabalho de parto, ela se achou em dificuldades.
17 Em seu dificultoso trabalho de dar à luz, a parteira disse-lhe: Tem bom ânimo, porque também terás este filho.
18 E aconteceu, quando rendia o seu espírito (porquanto estava morrendo), que ela chamou o seu nome Filho da Minha Dor; porém seu pai chamou-lhe Benjamim.
19 Assim morreu Raquel, e foi sepultada no caminho do curso de Efrata, isto é, Belém.
20 Jacó erigiu uma coluna sobre o seu túmulo. Esta é a coluna sobre o túmulo de Raquel, até o dia de hoje.
21, 22 E veio a suceder, quando Israel habitava naquela terra, que Rúben foi e deitou-se com Bila, concubina de seu pai. Tendo ouvido Israel a respeito disso, a coisa pareceu grave aos seus olhos. Eram doze os filhos de Jacó.
23 Os filhos de Lia: o primogênito de Jacó, Rúben; e Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom.
24 Os filhos de Raquel: José e Benjamim.
25 Os filhos de Bila, a serva de Raquel: Dã e Naftali.
26 E os filhos de Zilpa, a serva de Lia: Gade e Aser. Esses são os filhos de Jacó, que nasceram para ele na Síria Mesopotâmica.
27 Então Jacó veio a Isaque, seu pai, em Mamre, à uma cidade da planície, a qual é Hebrom, na terra de Canaã, onde Abraão e Isaque haviam peregrinado.
28 Os dias de Isaque, todos os que ele viveu, foram cento e oitenta anos.
29 Isaque entregou o seu espírito e morreu, sendo ajuntado à sua família, velho e farto de dias. E Esaú e Jacó, seus filhos, o sepultaram.

Nenhum comentário: