INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 31

1 Jacó ouviu as palavras dos filhos de Labão, os quais diziam: Jacó tem tomado tudo o que era de nosso pai, porquanto é da sua propriedade que ele tem adquirido toda esta glória. 
2 Também Jacó viu o rosto de Labão, e eis que esse não era para com ele como antes. 
3 E o Senhor disse a Jacó: Volta para a terra de teu pai e para a tua família, e eu serei contigo. 
4 Então Jacó mandou chamar Lia e Raquel para a planície, aonde se encontravam os rebanhos, 
5 e falou-lhes: Tenho visto a face de vosso pai, que não é para comigo como antes; todavia, o Deus de meu pai tem estado ao meu lado. 
6 E vós também sabeis que com todas as minhas forças eu tenho servido ao vosso pai. 
7 Ele, contudo, me enganou, tendo mudado o meu salário para dez cordeiros. Deus, porém, não lhe concedeu poder para prejudicar-me. 
8 Se ele dissesse: Os salpicados serão o teu prêmio; em seguida, todo o rebanho de ovelhas geraria salpicados. Contudo, se ele dissesse assim: Os brancos serão a tua recompensa; então teriam todas as ovelhas gerado brancos. 
9 Dessa forma, Deus tirou todo o gado de vosso pai, dando-o para mim. 
10 E veio a acontecer, quando o rebanho concebeu e estava com as crias, que eu olhei com os meus olhos, no sono, e eis que os bodes e os carneiros estavam cobrindo as ovelhas e as cabras salpicadas e malhadas, e as variegadas com manchas de cor cinza. 
11 Então, o anjo de Deus falou-me, em sonho: Jacó. E eu respondi: O que é? 
12 E ele disse: Olha para cima, com os teus olhos, e vê que os bodes e os carneiros estão a cobrir as ovelhas e as cabras salpicadas e malhadas, e as variegadas com manchas de cor cinza. Porque tenho visto tudo o que Labão têm feito para contigo. 
13 Eu sou Deus, aquele que te apareceu no Lugar de Deus, onde ungiste uma coluna para mim e me fizeste um voto. Agora, portanto, levanta-te e sai desta terra. Parte para a terra do teu nascimento, e eu serei contigo. 
14 E Raquel e Lia responderam, dizendo-lhe: Temos ainda uma parte ou herança na casa de nosso pai? 
15 Não somos nós consideradas como estranhas por ele? Pois vendeu-nos, e consumiu todo o nosso dinheiro. 
16 Toda a riqueza e a glória que Deus tomou de nosso pai deverá ser nossa e de nossos filhos. Faze agora, portanto, tudo o que Deus te disse. 
17 Então Jacó levantou-se, tomou suas mulheres e seus filhos e os colocou sobre camelos; 
18 e ajuntou todas as suas posses e todos os seus bens, os quais tinha adquirido na Mesopotâmia, tudo o que lhe pertencia, para ir ao encontro de seu pai Isaque, na terra de Canaã. 
19 Tendo Labão ido tosquiar as ovelhas que lhe pertenciam, Raquel roubou as suas imagens. 
20 Contudo, Jacó ocultou a questão de Labão, o arameu, para que esse não soubesse que ele fugia. 
21 Partiu, então, com tudo o que lhe pertencia; e passaram o rio, indo para a montanha de Gileade. 
22 Mas Labão, o sírio, foi avisado, no terceiro dia, que Jacó havia fugido. 
23 Então, tomando os seus irmãos com ele, partiu atrás dele em viagem de sete dias, alcançando-o na montanha de Gileade. 
24 Porém Deus veio a Labão, o arameu, no sono da noite, dizendo-lhe: Guarda-te para que não fales, em nenhum momento, nada de ruim a Jacó. 
25 Labão alcançou Jacó, e esse armara a sua tenda na montanha; mas Labão e seus irmãos permaneceram acampados na montanha de Gileade. 
26 Disse Labão a Jacó: Que fizeste? Porque motivo fugiste secretamente e me pilhaste, levando as minhas filhas como cativas da espada? 
27 Considerando que se me tivesses falado eu te despediria com alegria, com cânticos, adufes e harpa. 
28 Entretanto, nem mesmo fui considerado merecedor de abraçar meus filhos e minhas filhas. Agora, então, tu tens agido loucamente,
29 e hoje a minha mão tem o poder de ferir-te. Todavia, o Deus de teu pai falou comigo, ontem, dizendo: Guarda-te para que não fales nenhuma palavra ruim a Jacó. 
30 Agora, segue o teu caminho; pois que tens, ardentemente, desejado ir para a casa de teu pai. Contudo, porque motivo roubaste os meus deuses? 
31 Jacó respondeu a Labão: Porquanto disse a mim mesmo que tu não deverias, de repente, levar para longe de mim as tuas filhas e todas as minhas posses. 
32. Vê o que tenho e que é de tua propriedade, e leva-o contigo. Porém, Labão não encontrou nada com ele. E Jacó também disse: Aquele com quem encontrares os teus deuses, esse tal não deverá viver na presença de nossos irmãos. Mas Jacó não sabia que sua esposa Raquel os tinha furtado. 
33 Labão entrou e procurou na tenda de Lia, e, não os achando, saiu da tenda dela e procurou na tenda de Jacó e na das duas servas; porém não os encontrou. E ele foi procurá-los, também, na tenda de Raquel. 
34 Todavia, Raquel tomou os ídolos, colocando-os entre as bagagens dos camelos; e assentou-se sobre eles. 
35 E ela disse a seu pai: Não se indigne, meu Senhor. Não posso levantar-me diante de ti, pois acontece comigo de acordo com o costume das mulheres. E Labão procurou em toda a tenda, não encontrando as imagens. 
36 Então Jacó ficou irado e contendeu com Labão. E Jacó falou a Labão: Qual é a minha injustiça e o meu pecado, pelo qual tu me perseguiste, 
37 e procuraste em todos os bens da minha casa? O que tens encontrado comigo de todos os bens de tua casa? Esclarece-o aqui, diante da tua e da minha parentela, e que eles decidam entre nós dois. 
38 Estes vinte anos que estive contigo as tuas ovelhas e as tuas cabras não deixaram de gerar, e eu não tenho devorado os carneiros de teu rebanho. 
39 Os que foram arrebatados pelas bestas eu não o trouxe para ti. Pois repus dos meus próprios bens os roubados durante o dia e os roubados durante a noite. 
40 Permanecia eu no calor tórrido, durante o dia, e no frio enregelante à noite; e o sono fugia dos meus olhos. 
41 Esses vinte anos eu estive em tua casa. Servi-te catorze anos por tuas duas filhas, e por seis anos permaneci entre as tuas ovelhas. Todavia, tu fixaste fraudulentamente o meu salário em dez cordeiros. 
42 Se eu não tivesse ao meu lado o Deus de Abraão, meu pai, e o Temor de Isaque, irias, agora, querer mandar-me embora sem nada. Todavia Deus viu a minha humilhação e os trabalhos das minhas mãos, e repreendeu-te, ontem. 
43 Então, Labão respondeu a Jacó: As filhas são minhas filhas, e os filhos delas meus filhos; o gado é meu gado, e tudo o que vês é meu e propriedade das minhas filhas. O que devo fazer para elas neste dia, e para seus filhos, que elas geraram? 
44 Agora, pois, vem e celebremos um pacto, nós dois; e isto servirá como um testemunho entre mim e ti. E disse-lhe: Eis que não há ninguém conosco, portanto Deus é testemunha entre mim e ti.
45 Jacó, tendo tomado uma pedra, levantou-a para ser um pilar. 
46 Então, disse Jacó aos seus companheiros: Ajuntai pedras. E reuniram as pedras, fazendo um montão. E comeram e beberam ali, sobre o montão. Então, Labão disse-lhe: Este montão é testemunha entre mim e ti, neste dia. 
47 Labão chamou-o o Montão do Testemunho, mas Jacó o chamou Montão Testemunha. 
48 E disse Labão a Jacó: Eis aqui este montão e o pilar que coloquei entre mim e ti; este montão é testemunha, e este pilar é testemunha. Por causa disso, seu nome foi chamado: o Montão Que Testemunha. 
49 E, diante deles, ele disse: Que Deus olhe para isto, entre mim e ti; porque estamos prestes a afastar-nos uns dos outros. 
50 Se humilhares minhas filhas, e se tomares esposas além delas, vê! Não há mais ninguém conosco, observando.
51 E Labão disse a Jacó: Eis que este montão e este pilar são testemunhas. 
52 Porquanto, se eu não deverei atravessar para ti, tu também não deverás atravessar para mim, para o mal, além deste montão e deste pilar. 
53 O Deus de Abraão e o Deus de Naor julgue entre nós. Então Jacó jurou pelo Temor de seu pai Isaque.
54 Ofereceu ele um sacrifício na montanha, convidando os seus companheiros. E comeram e beberam, e dormiram na montanha. 
55 Labão levantou-se pela manhã, beijou seus filhos e filhas, e abençoou-os. Então, voltando-se, partiu Labão para o seu lugar.

Nenhum comentário: