INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 30

1 Raquel, tendo percebido que não podia dar filhos a Jacó, sentia ciúmes de sua irmã, e disse-lhe: Dá-me filhos, pois, do contrário, morrerei. 
2 Então Jacó ficou zangado com Raquel, e disse para ela: Estou eu no lugar de Deus, que tem te privado do fruto do ventre? 
3 E Raquel falou a Jacó: Eis aqui minha serva, Bila; coabita com ela, que terá filhos sobre os meus joelhos; assim, também eu terei filhos, através dela. 
4 E deu-lhe Bila, sua serva, por mulher; e Jacó a possuiu. 
5 Então Bila, serva de Raquel, concebeu e deu a Jacó um filho. 
6 Disse Raquel: Deus concedeu julgamento para mim, ouviu a minha voz e me deu um filho. Por isso, chamou o seu nome Dã. 
7 Bila, serva de Raquel, concebeu outra vez, dando à luz um segundo filho a Jacó. 
8 Então, disse Raquel: Deus me ajudou, pois contendi com minha irmã e prevaleci. E chamou o seu nome Naftali. 
9 Lia viu que tinha cessado de engravidar. Então ela tomou Zilpa, sua serva, e a deu a Jacó por mulher. 
10 Então ele coabitou com ela, e Zilpa, a serva de Lia, concebeu e deu a Jacó um filho. 
11 Disse Lia: Ele é feliz. E chamou o seu nome Gade. 
12 Então Zilpa, serva de Lia, concebeu novamente e deu a Jacó um segundo filho. 
13 E disse Lia: Sou abençoada, porquanto as mulheres irão abençoar-me. E chamou o seu nome Aser. 
14 Rúben foi, no dia da colheita da cevada, e encontrou mandrágoras no campo, trazendo-as para sua mãe, Lia. E Raquel disse a Lia, sua irmã: Dá-me das mandrágoras de teu filho. 
15 Mas Lia respondeu-lhe: Não é suficiente para ti que tomaste o meu marido, queres também ter as mandrágoras do meu filho? E Raquel lhe disse: Não seja assim. Deixá-lo-ei deitar-se contigo esta noite pelas mandrágoras de teu filho. 
16 Jacó veio do campo ao entardecer, e Lia saiu-lhe ao encontro, dizendo: Ficarás comigo, hoje, pois aluguei-te pelas mandrágoras de meu filho. E ele deitou-se com ela, naquela noite. 
17 Deus ouviu Lia, e ela concebeu, dando a Jacó um quinto filho. 
18 Então, disse Lia: Deus deu-me a minha recompensa, porquanto concedi minha serva a meu marido. E chamou o seu nome Issacar, que significa recompensa. 
19 Lia, de novo, concebeu, dando a Jacó um sexto filho. 
20 E disse Lia: Deus me deu um bom presente; agora o meu marido escolherá a mim, por eu ter gerado para ele seis filhos. E chamou-lhe Zebulom. 
21 Depois disso ela teve uma filha; e chamou o seu nome Diná. 
22 Então Deus lembrou-se de Raquel. E Deus a ouviu, abrindo seu ventre. 
23 Ela concebeu e deu a Jacó um filho. E disse Raquel: Deus tirou o meu opróbrio. 
24 E chamou-lhe José, dizendo: Deus me acrescente outro filho! 
25 E aconteceu, quando a Raquel tinha nascido José, que Jacó disse a Labão: Deixa-me ir, a fim de que eu possa viajar para o meu lugar e para a minha terra. 
26 Dá-me as minhas mulheres e os meus filhos, pelos quais eu te tenho servido, a fim de que eu possa ir. Porque tu sabes o serviço com o qual te tenho servido. 
27 Mas Labão respondeu-lhe: Se tenho achado graça aos teus olhos, terei eu um bom augúrio, porquanto, o Senhor me tem abençoado com a tua vinda!
28 Fixa o teu salário, e eu to darei. 
29 Entretanto, disse-lhe Jacó: Tu sabes em quantas coisas te tenho servido, e quantos dos teus animais estão comigo. 
30 Porque o pouco que tinhas antes que eu viesse foi aumentado para uma multidão, e o Senhor Deus te tem abençoado desde a minha vinda. Agora, pois, quando deverei também eu estabelecer a minha própria casa? 
31 Mas Labão disse-lhe: Que te darei? E Jacó respondeu-lhe: Não irás dar-me coisa alguma. Se queres fazer isto para mim, irei novamente apascentar o teu rebanho e guardá-lo. 
32 Que os teus rebanhos se apresentem, todos, neste dia, e separa cada ovelha que for cinzenta entre os carneiros, e todo aquele que for salpicado e malhado entre os bodes; essa será a minha recompensa;
33 e a minha justiça responderá por mim, amanhã; pois esta é a minha recompensa, que me darás. Os que não forem malhados e salpicados entre os bodes, e cinza entre os carneiros, será roubado se estiver comigo. 
34 Labão respondeu-lhe: Assim seja, conforme a tua palavra. 
35 Então ele separou, naquele dia, os malhados e salpicados dentre os bodes, e os malhados e salpicados dentre as cabras, e cada um que era branco dentre eles, e todo o que era cinza dentre os carneiros, entregando-os nas mãos de seus filhos; 
36 e pôs a distância de uma viagem de três dias entre eles e Jacó. Mas Jacó apascentava o gado de Labão, os que foram deixados para trás. 
37 Jacó tomou para si varas verdes de árvores de estoraque, de nogueira e de plátano. E Jacó descascou, nelas, riscas brancas. E, quando ele retirou o verde, as faixas brancas que tinha feito apareciam, alternadamente, nas hastes. 
38 Ele colocou as hastes que tinha descascado nos lugares rasos dos bebedouros, a fim de que sempre que o gado viesse para beber, quando eles bebessem diante das varas também concebessem em frente a elas. 
39 E o gado gerava crias malhadas, listradas e salpicadas, com manchas de cor cinza. 
40 Então Jacó separou os cordeiros, colocando junto as ovelhas um carneiro com manchas, e cada um que era variegado entre os cordeiros, e ele separava os rebanhos que lhe pertenciam, não os misturando com o rebanho de Labão. 
41 E acontecia, no momento em que o rebanho engravidava, concebendo no seu ventre, que Jacó colocava as varas perante eles, nos bebedouros, para que concebessem de acordo com as hastes. 
42 Mas ele não as colocava indiscriminadamente, sempre que acontecia de o rebanho se adiantar; pois os não manchados eram de Labão, e os manchados eram de Jacó. 
43 E o homem tornou-se extremamente rico, possuindo muitos rebanhos, bois, servos e servas, camelos e jumentos.

Nenhum comentário: