INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 29

1 Jacó se levantou, indo para a terra do oriente, a Labão, filho de Betuel, o sírio, e irmão de Rebeca, mãe de Jacó e Esaú. 
2 Ele olhou, e eis que havia um poço na planície, e estavam ali três rebanhos de ovinos, repousando próximos a ele. Pois daquele poço davam de beber aos rebanhos. E havia uma grande pedra na boca do poço. 
3 Naquele lugar todos os rebanhos eram reunidos. Costumava-se rolar a pedra da boca do poço e dar-lhes água, e, então, recolocar a pedra em seu lugar, na boca do poço. 
4 E Jacó perguntou-lhes: Irmãos, donde sois? E eles responderam: De Harã. 
5 E ele lhes perguntou: Conheceis Labão, filho de Naor? E responderam-lhe: Nós o conhecemos. 
6 Então ele lhes perguntou: Ele está bem? Responderam-lhe: Está bem. E eis que Raquel, sua filha, vinha com as ovelhas. 
7 Jacó disse: O dia ainda está em meio, não é, ainda, tempo de que os rebanhos se ajuntem; dai de beber às ovelhas e levai-as, a fim de alimentá-las. 
8 Porém, responderam-lhe: Não seremos capazes de fazer isso antes que todos os pastores estejam reunidos e possamos rolar a pedra da boca do poço. Então daremos água aos rebanhos. 
9 Estando ele ainda falando-lhes, eis que Raquel, filha de Labão, veio com as ovelhas de seu pai; pois era ela quem as alimentava. 
10 E aconteceu, quando Jacó viu Raquel, filha de Labão, irmão de sua mãe, e as ovelhas de Labão, irmão de sua mãe, que ele se adiantou, rolando a pedra da boca do poço, e deu de beber às ovelhas de Labão, irmão de sua mãe. 
11 Jacó beijou a Raquel, clamando em alta voz; e chorou. 
12 E contou a Raquel que ele era parente de seu pai, filho de Rebeca. Então ela correu e relatou tudo ao seu pai, de acordo com essas palavras. 
13 E Sucedeu, quando Labão ouviu o nome de Jacó, filho de sua irmã, que correu-lhe ao encontro, abraçou-o e beijou-o, levando-o para sua casa. E ele contou a Labão todas essas coisas. 
14 Então Labão disse-lhe: Tu és dos meus ossos e da minha carne! E Jacó permaneceu com ele um mês inteiro. 
15 Falou Labão a Jacó: Certamente, tu não me servirás por nada, pois que és meu irmão. Diga-me, qual deverá ser a tua recompensa?
16 Ora, Labão tinha duas filhas; o nome da mais velha era Lia, e o nome da mais jovem, Raquel. 
17 Os olhos de Lia eram baços, porém Raquel era bonita na aparência, e extremamente agradável o seu rosto. 
18 Jacó amava a Raquel, e respondeu-lhe: Servir-te-ei sete anos por Raquel, tua filha mais nova. 
19 Labão disse-lhe: Melhor é que eu a dê a ti do que a outro homem. Habita comigo. 
20 E Jacó serviu por Raquel durante sete anos, os quais foram diante dele como poucos dias, porquanto a amava. 
21 Então Jacó disse a Labão: Dá-me a minha mulher, porque meus dias se cumpriram, a fim de que eu possa estar com ela. 
22 E Labão reuniu todos os homens do lugar, fazendo uma festa de casamento. 
23 Era ao anoitecer, e ele tomou sua filha Lia, trazendo-a para Jacó; e Jacó ficou com ela. 
24 Labão deu Zilpa, serva que lhe pertencia, para sua filha Lia, a fim de servi-la. 
25 Mas veio a manhã, e eis que era Lia. Então Jacó disse a Labão: Que é isto que fizeste para mim? Não te servi eu por Raquel? Por que me enganaste? 
26 E Labão respondeu-lhe: Não se faz assim no nosso país; dar-se a mais nova antes da mais velha. 
27 Completa, portanto, os seus sete anos, e eu te darei também a ela em troca de teu trabalho, no qual tu trabalharás para mim ainda outros sete anos. 
28 Jacó fez assim, cumprindo os seus sete anos; e Labão lhe deu sua filha Raquel como esposa. 
29 E Labão deu Bila, serva que lhe pertencia, á sua filha para servi-la. 
30 Ele coabitou com Raquel, e amava mais a Raquel do que a Lia. E o serviu outros sete anos. 
31 Mas quando o Senhor Deus viu que Lia era desprezada, ele abriu o seu ventre. Raquel, todavia, era estéril. 
32 Lia concebeu e deu à luz um filho para Jacó, e chamou o seu nome Rúben, dizendo: Porquanto o Senhor olhou para a minha humilhação, dando-me um filho; agora, portanto, meu marido me amará. 
33 Lia concebeu novamente e deu à luz um segundo filho a Jacó, e disse: Porquanto o Senhor ouviu que eu sou desprezada, ele me deu este, também; e chamou o seu nome Simeão. 
34 Ela concebeu ainda, dando à luz outro filho, e disse: Agora, o meu marido irá ficar comigo, por eu ter dado a ele três filhos. Por isso, chamou o seu nome Levi. 
35 Tendo concebido outra vez, ela deu à luz um filho, e disse: Mais uma vez darei graças ao Senhor. Por isso, chamou o seu nome Judá. E cessou de engravidar.

Nenhum comentário: