INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 28

1 Então, havendo convocado Isaque, Jacó abençoou-o e ordenou-lhe, dizendo: Não tomarás mulher dentre as filhas dos cananeus.
2 Levanta-te e parte, rapidamente, para a Mesopotâmia, para a casa de Betuel, o pai de tua mãe, e toma para ti, de lá, uma esposa das filhas de Labão, irmão de tua mãe.
3 Que o meu Deus te abençoe, aumente e multiplique, e te tornes ajuntamentos de nações.
4 E que ele te dê a bênção de meu pai Abraão, para ti e para a tua semente depois de ti, a fim de herdares a terra de tua peregrinação, a qual Deus deu a Abraão.
5 Deste modo, Isaque enviou a Jacó para longe; e ele foi para a Mesopotâmia, para Labão, filho de Betuel, o arameu, irmão de Rebeca, mãe de Esaú e Jacó.
6 Então Esaú viu que Isaque abençoara a Jacó, e que ele o enviara para a Mesopotâmia da Síria, abençoando-o, a fim de tomar para si mesmo, dali, uma esposa; e que ordenara-lhe, dizendo: Não tomes mulher das filhas dos cananeus;
7 e que Jacó dera ouvidos a seu pai e a sua mãe, indo para a Mesopotâmia da Síria.
8 E, ainda mais, tendo visto Esaú que as filhas de Canaã pareciam más diante de seu pai Isaque,
9 foi-se ele a Ismael e tomou a Maalate, filha de Ismael, filho de Abraão, e irmã de Nebaiote, como mulher, além de suas outras esposas.
10 Então Jacó saiu do poço do Juramento, partindo para Harã.
11 E chegou a um determinado lugar, dormindo lá. O sol tinha se posto, e ele tomou uma das pedras dali, colocando-a sob a sua cabeça; e deitou-se para dormir naquele lugar.
12 Ele sonhava, e eis uma escada, fixa na terra, cujo topo chegava ao céu. E os anjos de Deus subiam e desciam por ela.
13 O Senhor estava sobre ela, e disse-lhe: Eu sou o Deus de teu pai Abraão, e o Deus de Isaque. Não temas. A terra na qual estás deitado, hei de dá-la a ti e à tua descendência.
14 Tua semente será como a areia da terra. Espalhar-se-á para o mar, para o sul, para o norte e para o leste. Em ti e em tua semente todas as tribos da terra serão benditas.
15 Eis que estou contigo para guardar-te, continuamente, em todo o caminho pelo qual deverás ir; e eu te trarei de volta a esta terra. Porquanto não irei abandonar-te até que tenha feito tudo quanto te disse.
16 Ao acordar Jacó do seu sono, falou: O Senhor está neste lugar, e eu não o sabia!
17 E temeu, dizendo: Quão temível é este lugar! Não é outro, este lugar, senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus.
18 Então Jacó se levantou, pela manhã, tomou a pedra que tinha posto sob a sua cabeça e ergueu-a como um pilar, derramando azeite em cima dela.
19 E chamou o nome daquele lugar a Casa de Deus. Mas o nome da cidade, antes, era Ulam-Luz.
20 Jacó fez um voto, dizendo: Se o Senhor Deus permanecer comigo e guardar-me em toda esta jornada na qual estou indo; se ele me der pão para comer e vestes para vestir,
21 trazendo-me de volta, em segurança, à casa de meu pai, então o Senhor será Deus para mim;
22 e esta pedra, que coloquei como um pilar, será, para mim, a casa de Deus. E de tudo quanto me deres eu te darei a décima parte.

Nenhum comentário: