INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 27

1 E aconteceu, depois de Isaque envelhecer, que seus olhos estavam enfraquecidos, de modo que já não podia ver; e ele chamou Esaú, seu filho mais velho, dizendo-lhe: Meu filho. E ele respondeu: Estou aqui. 
2 Disse-lhe: Eis que eu estou velho, e não conheço o dia de minha morte. 
3 Agora, então, toma as tuas armas, tanto a aljava como o arco, e, indo para a planície, caça-me alguma coisa; 
4 e prepara-me as carnes, como as aprecio, trazendo-as para mim a fim de que eu possa comer, e a minha alma te abençoe, antes que morra. 
5 Rebeca ouviu Isaque falar com Esaú, seu filho. Então Esaú foi para a planície buscar caça para seu pai. 
6 Rebeca disse a Jacó, seu filho mais moço: Eis que ouvi teu pai falar com Esaú, teu irmão, dizendo: 
7 Traze-me caça e prepara-me as carnes, para que eu coma e te abençoe diante do Senhor, antes de morrer. 
8 Agora, então, meu filho, ouve-me, a fim de fazer como eu te ordeno. 
9 Vai até o gado e me traz dali dois terneiros, tenros e bons; e prepararei as carnes para o teu pai, da maneira que ele gosta. 
10 Então, tu as levarás para o teu pai e ele comerá. A fim de que teu pai te abençoe antes de morrer. 
11 Mas Jacó disse à sua mãe, Rebeca: Esaú, meu irmão, é um homem peludo, e eu um homem liso. 
12 Porventura, meu pai não irá tocar-me? Desse modo, irei aparecer di-ante dele como alguém mal-intencionado, trazendo sobre mim uma mal-dição e não uma bênção. 
13 Porém a sua mãe lhe respondeu: Para mim seja essa tua maldição, meu filho. Apenas escuta a minha voz, e vai; e traze-os para mim. 
14 Então ele foi e os apanhou, trazendo-os para sua mãe; e ela preparou as carnes, como seu pai as apreciava. 
15 Rebeca, tendo tomado a melhor roupa de seu filho mais velho, Esaú, que estava com ela na casa, colocou-a em Jacó, seu filho mais novo. 
16 Colocou em seus braços as peles dos cabritos, e também sobre as partes nuas do seu pescoço; 
17 e pôs a carne e os pães que tinha preparado nas mãos de Jacó, seu filho. 
18 Ele os trouxe a seu pai, dizendo-lhe: Pai! E ele respondeu: Eis que eu estou aqui. Quem és, filho? 
19 Então Jacó disse a seu pai: Sou eu, Esaú, teu primogênito. Tenho feito como me ordenaste. Levanta-te, senta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe. 
20 Perguntou Isaque a seu filho: O que é isto que encontraste tão rapidamente? E ele respondeu: O que o Senhor, teu Deus, apresentou diante de mim. 
21 Disse Isaque a Jacó: Aproxima-te de mim, e sentir-te-ei, meu filho; para ver se és meu filho Esaú, ou não. 
22 Então Jacó aproximou-se de seu pai, Isaque; e ele o apalpou, e disse: A voz é a voz de Jacó, mas as mãos são as mãos de Esaú. 
23 E ele não o reconheceu, pois as suas mãos estavam como as mãos de seu irmão Esaú, peludas; e abençoou-o. 
24 E perguntou-lhe: Tu és meu filho Esaú? e ele respondeu: Sou. 
25 Então ele disse: Traz-me, e comerei da tua caça, meu filho, para que a minha alma te abençoe. E ele a trouxe para perto dele, que comeu. Trouxe-lhe também vinho, e ele bebeu. 
26 Disse-lhe mais Isaque, seu pai: Aproxima-te de mim e beija-me, meu filho.
27 Ele aproximou-se e beijou-o. Então ele, sentindo o cheiro das suas vestes, o abençoou, dizendo: Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro de um campo abundante, que o Senhor abençoou. 
28 Que Deus te dê do orvalho do céu e da gordura da terra, e abundância de cereal e de vinho; 
29 que as nações te sirvam e os príncipes se encurvem a ti. Sê tu o senhor de teu irmão, e os filhos de teu pai deverão fazer-te reverência. Maldito seja aquele que te amaldiçoa, e abençoado aquele que te abençoa. 
30 E sucedeu, depois de Isaque haver terminado de abençoar a seu filho Jacó, e logo depois desse sair da presença de seu pai Isaque, que Esaú, seu irmão, chegou da sua caçada. 
31 Ele também tinha preparado as carnes e as trouxe a seu pai, dizendo-lhe: Meu pai, levanta-te e come da caça de teu filho; e que a tua alma me abençoe. 
32 Então Isaque, seu pai, perguntou-lhe: Quem és tu? E ele respondeu: Eu sou o teu filho primogênito, Esaú. 
33 Isaque ficou extremamente surpreso, e disse: Quem é, então, que já tem buscado caça, e a trouxe para mim? Pois já tenho comido de tudo, antes de tua chegada. Eis que o tenho abençoado, e ele será bendito. 
34 E aconteceu, quando Esaú ouviu as palavras de seu pai Isaque, que ele clamou com grande e amargo clamor, dizendo: Abençoa, peço-te, também a mim, meu pai! 
35 Todavia, ele lhe respondeu: Teu irmão veio, com sutileza, e tomou a tua bênção. 
36 Então, ele disse: Com razão o seu nome foi chamado Jacó, verdadeiramente! Pela segunda vez ele me tem suplantado: tomou o meu direito de primogenitura, e, agora, também levou a minha bênção! E disse Esaú a seu pai: Porventura não ficou uma bênção para mim, pai? 
37 Isaque respondeu, dizendo a Esaú: Se eu o tenho feito teu senhor, e fiz todos os seus irmãos seus servos, e ainda o fortaleci com o cereal e o vinho, o que farei, então, para ti, meu filho? 
38 Disse Esaú a seu pai: Porventura tens uma só bênção, pai? Abençoa, peço-te, também a mim, pai. Então, ficando Isaque perturbado, Esaú chorou em voz alta, e pranteou.
39 E Isaque, seu pai, falou-lhe: Eis que a tua morada será da gordura da terra e do orvalho do alto céu. 
40 Viverás da tua espada e servirás a teu irmão. Contudo, haverá um tempo em que quebrarás e soltarás o seu jugo do teu pescoço. 
41 Entretanto, Esaú tinha raiva de Jacó por causa da bênção com que seu pai o tinha abençoado. Então, disse Esaú, no seu espírito: Que os dias de luto por meu pai cheguem logo, para que eu possa matar a Jacó, meu irmão. 
42 Foram notificadas para Rebeca as palavras de Esaú, seu filho mais velho, e ela mandou chamar a Jacó, seu filho mais novo, dizendo-lhe: Eis que Esaú, teu irmão, ameaça matar-te. 
43 Agora, portanto, meu filho, ouve a minha voz. Levanta-te e vai, rapidamente, para a Mesopotâmia, para Labão, meu irmão, em Harã. 
44 Habitarás com ele por alguns dias, até que a raiva de teu irmão passe, 
45 e o furor de teu irmão se aparte de ti, esquecendo o que lhe fizeste. E eu enviarei a buscar-te de lá. A fim de que, a qualquer momento, não venha eu a estar de luto por vocês dois, em um único dia.
46 E Rebeca disse a Isaque: Estou desgostosa da minha vida por causa das filhas dos filhos de Hete. Se Jacó tomar mulher das filhas desta terra por que motivo eu deveria, ainda, viver?

Nenhum comentário: