INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 26

1 Houve fome na terra, depois da fome anterior, a qual houvera na época de Abraão; então Isaque foi ter com Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar.
2 E o Senhor lhe apareceu, dizendo: Não desças ao Egito; habita, entretanto, na terra que eu te disser.
3 Peregrina nesta terra, e eu serei contigo e te abençoarei; pois darei a ti e à tua descendência toda esta terra. E confirmarei o meu juramento, o qual jurei a teu pai, Abraão;
4 multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à ela toda esta terra; todas as nações da terra serão abençoadas em tua semente,
5 porquanto Abraão, teu pai, ouviu a minha voz e guardou as minhas injunções, os meus mandamentos, as minhas ordenanças e os meus estatutos.
6 Então Isaque habitou em Gerar.
7 Os homens do lugar interrogaram-no a respeito de Rebeca, sua esposa, e ele disse: Eis que ela é minha irmã. Porque temia dizer: é minha esposa; a fim de que, a qualquer momento, os homens do lugar não quisessem matá-lo por causa de Rebeca, porquanto ela era formosa.
8 E ali ele permaneceu, por um longo tempo. Então Abimeleque, rei de Gerar, inclinou-se para olhar pela janela e viu Isaque divertindo-se com Rebeca, sua mulher.
9 Chamou Abimeleque a Isaque e disse-lhe: Não é ela tua esposa? Por que, então, disseste: É minha irmã? Mas Isaque lhe respondeu: Fi-lo porque disse a mim mesmo: Não aconteça que, a qualquer momento, eu venha a morrer por causa dela.
10 Todavia, Abimeleque disse-lhe: Por que fizeste isto conosco? Alguém da minha parentela, dentro em pouco, ter-se-ia deitado com tua mulher, e terias trazido um pecado de ignorância sobre nós.
11 Então Abimeleque ordenou a todo o povo, dizendo: Qualquer que tocar a este homem e a sua esposa estará sujeito à morte.
12 Isaque semeou naquela terra, e viu que a cevada, naquele ano, multiplicou-se cem vezes; pois o Senhor o abençoou.
13 O homem foi exaltado e começou a progredir, até que se tornou mui grande.
14 Tinha ele gado de ovinos e bovinos, e muitas terras cultivadas; e os filisteus o invejavam.
15 Todos os poços que os servos de seu pai tinham cavado no tempo de seu pai, os filisteus os fizeram parar de funcionar, enchendo-os de terra.
16 Abimeleque disse para Isaque: Aparta-te de nós, pois te tornaste muito mais poderoso do que nós.
17 Então Isaque partiu dali, descansando no vale de Gerar; e habitaram ali.
18 Isaque tornou a cavar os poços de água, os quais os servos de seu pai Abraão tinham cavado e os filisteus haviam tapado depois da morte dele; e deu-lhes nomes de acordo com os nomes pelos quais seu pai os chamara.
19 Cavaram os servos de Isaque no vale de Gerar, e acharam ali um poço de água nascente.
20 Então os pastores de Gerar contenderam com os pastores de Isaque, dizendo que a água era deles; e chamou o nome do poço Injustiça; porquanto eles o trataram injustamente.
21 Partindo dali cavou outro poço, e também contenderam por esse; e chamou o nome dele Inimizade.
22 Então partiu dali e cavou outro poço, e por esse não contenderam. E ele chamou o seu nome Espaço, dizendo: Porque agora o Senhor criou espaço para nós, aumentando-nos sobre a terra.
23 Dali, subiu para o poço do Juramento.
24 E o Senhor apareceu-lhe naquela noite, dizendo: Eu sou o Deus de teu pai Abraão. Não temas, porque eu sou contigo e te abençoarei, e multiplicarei a tua descendência, por causa de Abraão, teu pai.
25 Então edificou ele, ali, um altar, e invocou o nome do Senhor; e armou naquele lugar a sua tenda. Também ali os servos de Isaque cavaram um poço.
26 Abimeleque veio até ele, de Gerar, e assim o fez Ocozate, seu aliado, e Ficol, o comandante-em-chefe do seu exército.
27 E Isaque lhes disse: Por que viestes a mim, porquanto me odiastes, enviando-me para longe de vós?
28 Então, responderam-lhe: Temos visto, com certeza, que o Senhor é contigo. Então, dissemos: Haja, agora, um juramento entre nós e ti; e faremos um pacto contigo,
29 estabelecendo que não farás nenhum mal contra nós, assim como não te havemos incomodado, e de acordo como te tratamos bem, enviando-te para diante pacificamente. E eis que agora estás abençoado pelo Senhor.
30 Isaque fez um festim para eles, e comeram e beberam.
31 Levantaram-se, então, pela manhã, jurando cada um ao seu próximo. Isaque os despediu, e eles se apartaram dele com segurança.
32 E sucedeu que naquele dia os servos de Isaque chegaram, e contaram-lhe acerca do poço que tinham cavado, dizendo: Não encontramos água.
33 Então ele o chamou Juramento. Por isso, chamou-se o nome da cidade o poço do Juramento, até este dia.
34 Esaú tinha quarenta anos e tomou por mulher a Judite, filha de Beeri, o heteu, e a Basemate, filha de Elom, o eveu.
35 E elas faziam provocações contra Isaque e Rebeca.

Nenhum comentário: