INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 25

1 Abraão tomou, outra vez, uma esposa, cujo nome era Quetura.
2 Ela gerou para ele a Zinrã, a Jocsã, a Medã, a Midiã, a Jisbaque e a Sua.
3 Jocsã gerou a Sabá, a Demã e a Dedã. Os filhos de Dedã foram Rauel e Nabuel, os assurins, os letusins e os leumins.
4 Os filhos de Midiã foram Efá, Efer, Enoque, Abida e Elda. Todos esses foram filhos de Quetura.
5 Abraão, porém, deixou todas as suas possessões para Isaque, seu filho.
6 Mas para os filhos de suas concubinas Abraão deu presentes, e enviou-os, enquanto ainda estava vivendo, para longe de seu filho Isaque, para o Oriente, para o país do Oriente.
7 Estes foram os dias da vida de Abraão, tantos quantos ele viveu: cento e setenta e cinco anos.
8 Abraão, esmorecendo, morreu em boa e adiantada idade, um homem velho e farto de dias, e foi acrescentado ao seu povo.
9 Isaque e Ismael, seus filhos, enterraram-no na caverna dupla no campo de Efrom, filho de Zoar, o heteu, o qual está diante de Manre,
10 o campo e a caverna que Abraão adquirira dos filhos de Hete. Ali eles enterraram a Abraão e a sua esposa, Sara.
11 E aconteceu, depois da morte de Abraão, que Deus abençoou Isaque, seu filho; e Isaque habitou próximo ao poço da Visão.
12 São estas as gerações de Ismael, o filho de Abraão, os quais Hagar, a egípcia, serva de Sara, gerara para Abraão;
13 são estes os nomes dos filhos de Ismael, conforme o nome de suas gerações: o primogênito de Ismael, Nebaiote; e Quedar, Abdeel, Mibsão,
14 Misma, Dumá, Massá,
15 Hadade, Tema, Jetur, Nafis e Quedemá.
16 Esses são os filhos de Ismael; são esses os seus nomes em suas tendas e nas suas habitações. Doze príncipes, de acordo com as suas nações.
17 E estes são os anos da vida de Ismael: cento e trinta e sete anos. Ele se enfraqueceu, e morreu, sendo acrescentado aos seus pais.
18 Habitou ele de Havilá até Sur, que está oposta ao Egito, até onde se vai em direção aos assírios; e habitou na presença de todos os seus irmãos.
19 Estas são as gerações de Isaque, filho de Abraão: Abraão gerou a Isaque.
20 Isaque tinha quarenta anos de idade quando tomou a Rebeca, filha de Betuel, da Siria Mesopotâmica, e irmã de Labão, o sírio, como esposa.
21 Isaque orou ao Senhor a respeito de sua esposa Rebeca, pois ela era estéril. O Senhor o escutou, e Rebeca, sua esposa, concebeu em seu ventre.
22 As crianças lutavam dentro dela, e ela disse: Se vai ser assim comigo, porque tal coisa me aconteceu? E ela foi indagar do Senhor.
23 Mas o Senhor lhe respondeu: Duas nações existem em teu útero, dois povos se separarão de teu ventre; um povo sobrepujará o outro, e o mais velho servirá ao mais novo.
24 Então os dias se cumpriram, chegando o tempo em que ela deveria dar à luz. E tinha ela gêmeos em seu útero.
25 O primeiro veio para fora, vermelho, todo cabeludo, como uma pelagem; e ela chamou o seu nome Esaú.
26 Depois disso, saiu o seu irmão; e a sua mão segurava no calcanhar de Esaú. E ela o chamou de Jacó. Isaque tinha sessenta anos de idade quando Rebeca os gerou.
27 Os meninos cresceram, e Esaú tornou-se um homem habilitado na caça, morando no campo; Jacó, todavia, era homem simples, e morava em uma casa.
28 Isaque amava a Esaú, porquanto o cervo que ele caçava era seu alimento; Rebeca, porém, amava a Jacó.
29 Então Jacó fez um cozinhado de vegetais; e Esaú chegou do campo, esmorecido.
30 E disse Esaú para Jacó: Deixa-me provar deste cozido avermelhado de vegetais, pois estou desfalecendo. E, por causa disso, seu nome foi chamado Edom.
31 Mas Jacó respondeu a Esaú: Vende-me, hoje, a tua primogenitura.
32 Respondeu-lhe Esaú: Vê que estou a ponto de morrer! e que bem me faz esta primogenitura?
33 Então Jacó lhe disse: Jures para mim, hoje. E ele lhe jurou. E, assim, Esaú vendeu seu direito de primogenitura para Jacó.
34 Jacó deu o pão a Esaú, e o cozinhado de lentilhas. Ele comeu e bebeu, e, tendo se levantado, partiu. Dessa forma, Esaú abriu mão de sua primogenitura.

Um comentário:

Unknown disse...

Porque então que muitos sermões insistem em dizer que Jacó era enganador, não existe respaldo bíblico para essa babaquice, correto!