INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 24

1 Abraão era velho e avançado em dias. E o Senhor abençoara a Abraão em todas as coisas. 
2 Disse Abraão ao servo mais velho de sua casa, o qual tinha governo sobre todas as suas posses: Põe a tua mão debaixo da minha coxa, 
3 e conjurar-te-ei pelo Senhor, o Deus do céu e o Deus da terra, que não tomarás mulher para meu filho Isaque das filhas dos cananeus com quem habito, no meio deles. 
4 Porém, em vez disso, irás ao meu país, ao lugar onde nasci e à minha tribo, e tomarás de lá esposa para meu filho Isaque. 
5 E o servo disse-lhe: Devo levar o teu filho à terra donde vieste, se por acaso a mulher não estiver disposta a vir comigo para esta terra? 
6 Abraão respondeu-lhe: Guarda-te a fim de que não leves o meu filho de volta para lá. 
7 O Senhor, o Deus do céu e o Deus da terra, aquele que me tirou da casa de meu pai e para fora da terra de onde vim, que falou comigo e que me jurou, dizendo: Darei esta terra a ti e à tua descendência; ele enviará o seu anjo adiante de ti, e tomarás mulher para meu filho de lá. 
8 Se a mulher não estiver disposta a vir contigo para esta terra, livre serás do meu juramento; tão somente não leves para lá o meu filho, novamente.
9 Então pôs o servo a mão debaixo da coxa de seu senhor Abraão, e jurou-lhe a respeito desse assunto. 
10 O servo tomou dez camelos, dos camelos do seu senhor, e, levando de todos os bens de seu senhor com ele, levantou-se e foi para a Mesopotâmia, indo até a cidade de Naor. 
11 E descansou seus camelos fora da cidade, perto de um poço de água, ao entardecer, quando as donzelas saíam para tirar água. 
12 Então, disse: Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão, prosperai meu caminho diante de mim hoje, e lidai misericordiosamente com o meu senhor Abraão! 
13 Eis que eu permaneço próximo ao poço de água, e as filhas dos que habitam a cidade já saem para tirar a água. 
14 Acontecerá que a virgem a quem eu disser: Inclina o teu pote de água para que eu beba, e ela responder: Bebe tu, e irei dar de beber também aos teus camelos, até que eles tenham matado a sua sede; essa será a que tens preparado para o teu servo Isaque. E assim saberei que agiste misericordiosamente para com o meu senhor Abraão. 
15 Mas sucedeu, antes que ele acabasse de falar em sua mente, que Rebeca, filha de Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, surgiu com um pote de água sobre os ombros. 
16 A jovem era mui bonita em sua aparência, e era virgem, nenhum homem a tinha conhecido ainda. Desceu ela para o poço, encheu o seu pote de água e subiu. 
17 Então o servo correu-lhe ao encontro e disse: Dá-me um pouco de água para beber, de teu cântaro. 
18 E ela respondeu-lhe: Bebe, Senhor. Apressou-se ela e abaixou o cântaro sobre o seu braço. E deu-lhe de beber, 
19 até que ele cessou de fazê-lo. Então, ela disse: Tirarei água também para os teus camelos, até que todos tenham bebido. 
20 E apressou-se, esvaziando o pote de água no bebedouro e correndo ao poço para tirar água mais uma vez. E tirou água para todos os camelos. 
21 O homem a observava atentamente, permanecendo em silêncio, a fim de saber se o Senhor fizera próspero o seu caminho, ou não. 
22 E aconteceu, quando todos os camelos cessaram de beber, que ele tomou brincos de ouro, cada um com o peso de um dracma, e colocou duas pulseiras em seus pulsos, das quais o peso era de dez peças de ouro. 
23 E falou-lhe, dizendo: De quem és filha? Diga-me se há lugar para pousarmos com teu pai. 
24 E ela lhe respondeu: Eu sou filha de Betuel, filho de Milca, o qual ela deu à luz a Naor. 
25 E disse-lhe mais: Temos palha e muita forragem, e também um lugar para descansar. 
26 Então o homem, muito satisfeito, adorou ao Senhor, 
27 e disse: Bendito seja o Senhor, Deus de meu senhor Abraão, que não permitiu falhar a sua justiça, nem reteve a sua verdade de meu senhor. E o Senhor me trouxe, prosperamente, para a casa do irmão de meu senhor. 
28 A donzela correu e relatou os fatos na casa de sua mãe, de acordo com essas palavras. 
29 Rebeca tinha um irmão, cujo nome era Labão. E Labão correu para o poço, ao encontro do homem. 
30 Quando viu os brincos e as pulseiras nas mãos de sua irmã, e quando ouviu as palavras de Rebeca, sua irmã, dizendo: Dessa maneira o homem falou para mim; ele correu ao encontro do homem, enquanto ele estava junto aos camelos, próximo ao poço. 
31 E disse-lhe: Vem para cá, bendito do Senhor! Por que estás aí fora, enquanto eu já preparei a casa e um lugar para os camelos? 
32 Então o homem entrou na casa e descarregou os camelos, dando-lhes ele palha e forragem, e água para lavar seus pés e os pés dos homens que estavam com ele. 
33 E pôs pães diante dele, para que comesse. Porém, ele disse: Não comerei até que tenha relatado a minha missão. E ele lhe disse: Fala. 
34 Então ele falou, dizendo: Sou servo de Abraão, 
35 e o Senhor tem abençoado muito ao meu senhor, pois ele foi exaltado; e deu-lhe ovelhas e bezerros, prata e ouro, servos e servas domésticas, camelos e jumentos. 
36 Sara, a mulher do meu senhor, deu-lhe um filho, depois que ele envelheceu; e esse deu-lhe tudo o que tinha. 
37 E meu senhor me fez jurar, dizendo: Não tomarás mulher para meu filho das filhas dos cananeus, entre os quais peregrino em suas terras. 
38 Irás, porém, à casa de meu pai e à minha tribo, e dali tomarás mulher para meu filho. 
39 Então, eu disse a meu senhor: E se, por acaso, a mulher não quiser vir comigo? 
40 E ele respondeu-me: O Senhor Deus, a quem tenho sido aceitável na sua presença, ele mesmo enviará o seu anjo contigo e fará prosperar o teu caminho; e tomarás mulher para meu filho da minha tribo, da casa de meu pai. 
41 Serás livre do meu anátema se, quando tiveres vindo à minha tribo, eles não a quiserem dar para ti. Então serás livre do meu juramento. 
42 Tendo chegado, no dia de hoje, ao poço, eu disse: Senhor, Deus de meu senhor Abraão, se prosperaste a minha viagem, na qual eu estou empenhado agora, 
43 eis que estou próximo ao poço de água, e as filhas dos homens da cidade saem para tirar água; será que a donzela a quem eu disser: Dá-me um pouco de água para beber, de teu cântaro; 
44 e ela responder-me, dizendo: Enquanto bebes, também eu irei tirar água para os teus camelos; essa deverá ser a mulher a quem o Senhor tem preparado para o seu próprio servo, Isaque. E assim saberei que já fizeste misericórdia para com meu senhor Abraão. 
45 E sucedeu, antes que eu acabasse de falar, na minha mente, que logo Rebeca surgiu tendo o seu cântaro sobre os ombros, e desceu ao poço e tirou água. Então, eu disse-lhe: Dá-me de beber. 
46 E ela apressou-se e abaixou o seu cântaro de sobre a cabeça para o braço, dizendo: Bebe, e eu irei dar aos teus camelos a beber. Então bebi, e ela deu de beber também aos meus camelos. 
47 E eu lhe perguntei, dizendo: De quem és filha? Dize-me. E ela respondeu: Sou filha de Betuel, filho de Naor, o qual Milca lhe deu. Então coloquei-lhe os brincos, e as pulseiras em suas mãos. 
48 Estando satisfeito, adorei e bendisse ao Senhor, o Deus de meu senhor Abraão, que tem me prosperado de no caminho direito a fim de que eu pudesse tomar a filha do irmão de meu senhor para seu filho. 
49 Se, então, ireis tratar com misericórdia e justiça o meu senhor, dizei-me; mas, se não, dizei-me também, para que eu vá para a direita ou para a esquerda. 
50 Então Labão e Betuel responderam, dizendo: Este assunto veio da presença do Senhor. Não seremos capazes de responder-te mal ou bem. 
51 Eis que Rebeca está diante de ti. Leva-a, vai-te embora; e que ela seja esposa do filho de teu senhor, como o Senhor o disse. 
52 E aconteceu, quando o servo de Abraão ouviu essas palavras, que ele inclinou-se ao Senhor, para a terra. 
53 Então o servo, tendo trazido joias de prata e de ouro, e vestes, deu-as à Rebeca; e deu presentes também ao seu irmão e à sua mãe. 
54 E tanto ele como os homens que estavam com ele comeram, beberam e dormiram. E levantou-se pela manhã, dizendo: Despeçam-me, a fim de que eu possa ir para o meu senhor. 
55 Mas seus irmãos e sua mãe responderam-lhe: Que a virgem permaneça conosco cerca de dez dias; e, depois disso, ela irá embora. 
56 Porém, ele lhes disse: Não me detenhais, pois o Senhor tem prosperado o meu caminho; despeçam-me, a fim de que eu possa ir para o meu senhor. 
57 E responderam-lhe: Vamos chamar a moça e perguntar-lhe a sua opinião. 
58 Chamaram Rebeca, e perguntaram-lhe: Queres ir com este homem? e ela respondeu: Eu irei. 
59 Então eles despediram Rebeca, sua irmã, com seus bens, e o servo de Abraão e os seus acompanhantes. 
60 E abençoaram a Rebeca, dizendo-lhe: Tu és nossa irmã. Sê tu milhares de miríades, e que a tua descendência possua as cidades de seus inimigos. 
61 Rebeca levantou-se com suas servas, e elas montaram nos camelos e foram com o homem. E o servo, tendo tomado Rebeca, partiu. 
62 Isaque, entretanto, atravessara o deserto, indo para o poço da Visão; e habitava na terra, ao sul. 
63 E Isaque saiu à planície, na proximidade da noite, para meditar. Tendo erguido os seus olhos, viu os camelos que se aproximavam. 
64 Rebeca também levantou os olhos, e avistou Isaque. Então ela desceu, rapidamente, do camelo, 
65 e disse ao servo: Quem é este homem que vem andando na planície, ao nosso encontro? E o servo respondeu: Este é o meu senhor. E ela tomou o seu véu, cobrindo-se. 
66 E o servo contou a Isaque tudo o que tinha feito. 
67 Isaque, então, entrou na casa de sua mãe, e possuiu Rebeca, tornando-se ela sua esposa. E ele a amou. Desta forma Isaque foi consolado a respeito de Sara, sua mãe.

Nenhum comentário: