INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 23

1 A vida de Sara foi de cento e vinte e sete anos.
2 Sara morreu na cidade de Arba, a qual está no vale. Essa é Hebrom, na terra de Canaã. E Abraão veio para lamentar Sara e chorar.
3 Então Abraão se levantou de diante de sua morta e falou aos filhos de Hete, dizendo:
4 Sou peregrino e estrangeiro no meio de vós. Dai-me, portanto, posse de um lugar de sepultura entre vós, e irei sepultar meus mortos, afastados de mim.
5 Então os filhos de Hete responderam a Abraão, dizendo-lhe: 
6 Não seja assim, meu senhor; contudo, ouve-nos: tu és no meio de nós como um rei de Deus. Sepulta a tua morta em nossos melhores sepulcros; pois nenhum de nós, por qualquer motivo, recusaria o seu sepulcro a ti, para que não enterres ali a tua morta.
7 Levantou-se Abraão, prostrando-se perante o povo da terra, os filhos de Hete.
8 E Abraão falou-lhes, dizendo: Se é que decidistes isto, que eu sepulte a minha morta longe de minha visão, ouvi-me e falai por mim perante Efrom, filho de Zoar.
9 E que ele me dê a caverna dupla que possui, a qual é uma parte do seu campo; que ele a dê para mim em troca do seu valor em dinheiro, por posse de sepultura entre vós.
10 Ora, Efrom estava sentado no meio dos filhos de Hete. E respondeu Efrom, o heteu, a Abraão. E falou-lhe, ouvindo-o os filhos de Hete e todos aqueles que entravam na cidade, dizendo:
11 Atentai para mim, meu senhor, e ouvi-me! Dou-te o campo e a cova que está nele; eu os tenho dado para ti perante todos os homens do meu país. Enterra, pois, a tua morta.
12 Então Abraão se inclinou diante do povo da terra,
13 e disse aos ouvidos de Efrom, diante do povo da terra: Já que estás ao meu lado, ouve-me. Recebe de mim o preço do campo, e eu irei enterrar lá os meus mortos.
14 Porém Efrom respondeu a Abraão, dizendo:
15 Não, meu senhor. Eu ouvi, na verdade, e a terra tem o valor de quatrocentos didracmas de prata. Mas o que vem a ser isso entre mim e ti? Não seja assim, vai e enterra a tua morta.
16 Abraão ouviu a Efrom. Então Abraão entregou a Efrom o dinheiro, o qual ele mencionou aos ouvidos dos filhos de Hete, quatrocentos didracmas de prata aprovados pelos comerciantes.
17 E o campo de Efrom no qual estava a caverna dupla, defronte de Manre, o campo e a caverna que nele estava, e cada árvore que havia no campo, e o que estava dentro de seus limites ao redor,
18 tornaram-se posse confirmada de Abraão, diante dos filhos de Hete e de todos os que entravam na cidade.
19 Depois disso, Abraão enterrou Sara, sua mulher, na caverna dupla do campo que está defronte de Manre, o qual é Hebrom, na terra de Canaã.
20 Desta forma o campo e a caverna que nele estava foram confirmados a Abraão por posse de sepultura, pelos filhos de Hete.

Nenhum comentário: