INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 20

1 Abraão partiu dali para o sul do país, habitando entre Cades e Sur; e peregrinou em Gerar. 
2 Mas Abraão disse a respeito de Sara, sua esposa: Ela é minha irmã. Porque temia dizer: É minha esposa; para que os homens da cidade não quisessem, a qualquer momento, matá-lo por causa dela. Então Abimeleque, rei de Gerar, enviou seus homens, que tomaram Sara. 
3 E Deus veio a Abimeleque durante a noite, no sono, dizendo-lhe: Eis que morrerás por causa da mulher que tomaste, porquanto ela tem vivido com o seu marido. 
4 Todavia Abimeleque ainda não havia tocado nela, e disse: Senhor, irás destruir uma nação justa e que peca sem saber? 
5 Não me disse ele: É minha irmã? e não disse ela para mim: É meu irmão? Com um coração puro e na justiça das minhas mãos foi que fiz isso. 
6 Então Deus disse-lhe, no sono: Sim, eu sabia que fizeste isso com um coração puro, e poupei-te, de modo que não pecasses contra mim; pois não te permiti tocá-la. 
7 Porém, agora, devolve ao homem a sua mulher, porque ele é um profeta e intercederá por ti, e viverás; todavia, se não quiseres devolvê-la para ele, sabe que morrerás e todos os teus. 
8 Levantou-se Abimeleque de manhã cedo, chamou os seus servos e falou todas essas palavras em seus ouvidos. E todos os homens foram possuídos de grande temor. 
9 Abimeleque mandou chamar Abraão e disse-lhe: Que é isto que fizeste para nós? Cometemos algum pecado contra ti, que fizeste vir sobre mim e sobre o meu reino tamanho pecado? Tu tens feito comigo uma coisa a qual ninguém deveria fazer. 
10 E Abimeleque disse a Abraão: Que viste em mim para que fizesses isso? 
11 Abraão respondeu-lhe: Foi por que eu disse: Certamente Deus não é adorado neste lugar, e eles me matarão por causa da minha esposa. 
12 Porque, realmente, ela é minha irmã por meu pai, mas não por minha mãe; e tornou-se minha esposa. 
13 E aconteceu, quando Deus me levou para fora da casa de meu pai, que eu disse á ela: Assim me farás justiça: em todos os lugares nos quais entrarmos, dirás de mim: Ele é meu irmão. 
14 Então tomou Abimeleque mil peças de prata, ovelhas e bezerros, servos e servas, e deu-os a Abraão; e devolveu a ele Sara, sua esposa. 
15 E Abimeleque disse a Abraão: Eis que a minha terra está diante de ti, habita onde te for agradável. 
16 E a Sara, ele disse: Eis que tenho dado a teu irmão mil moedas de prata; essas devem ser para ti, como o preço da tua beleza, e para todas as mulheres contigo. E sejam sinceras em todas as coisas. 
17 Então Abraão orou a Deus, e Deus sarou a Abimeleque e a sua esposa, e às suas servas; e elas tiveram filhos. 
18 Porque o Senhor havia fechado, desde o interior, cada ventre na casa de Abimeleque, por causa de Sara, esposa de Abraão.

Nenhum comentário: