INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 19

1 Vieram os dois anjos para Sodoma, à tarde. Ló estava assentado junto à porta de Sodoma, e, tendo-os visto, levantou-se para ir ao seu encontro; e adorou com o rosto no chão, dizendo: 
2 Ah! meus senhores, entrai na casa do vosso servo e descansai da viagem! Lavai vossos pés, e, levantando-vos no início da manhã, parti em vossa jornada. Mas eles disseram: Não, porém iremos nos acomodar na rua. 
3 Contudo ele os constrangeu e concordaram com ele, entrando em sua casa. Preparou-lhes um festim, e cozeram-se bolos ázimos; e eles comeram. 
4 Entretanto, antes de irem dormir, os homens da cidade, os sodomitas, cercaram a casa, jovens e velhos, todo o povo. 
5 Chamaram a Ló, e disseram-lhe: Onde estão os homens que ficaram contigo esta noite? Traze-os fora a nós, para que possamos estar com eles. 
6 Então Ló saiu-lhes à varanda, fechando a porta atrás de si,
7 e disse-lhes: De maneira nenhuma, irmãos; não agireis de forma tão vil. 
8 Eis que eu tenho duas filhas que ainda não conheceram nenhum homem. Irei trazê-las para vós. Usai-as como quiserdes; tão somente não façais mal a estes homens. Pois para evitar isso foi que eles vieram abrigar-se à sombra do meu telhado. 
9 Porém, disseram-lhe: Alto lá! Vieste para peregrinar, serás também juiz? Agora, então, iríamos tratar-te mal mais do que a eles. E arremessaram-se sobre o homem, sobre Ló, adiantando-se para arrombar a porta. 
10 Então os homens estenderam as suas mãos e trouxeram Ló para eles, na casa; e fecharam a porta da casa. 
11 E feriram os homens que estavam na porta da casa com cegueira, tanto os pequenos como os grandes; e eles ficaram cansados de procurar a porta. 
12 E os homens disseram a Ló: Tens aqui genros, filhos ou filhas? ou se tens algum outro amigo na cidade, tira-os deste lugar; 
13 porque iremos destrui-lo. Pois o seu clamor levantou-se diante do Senhor, e o Senhor nos enviou para destrui-lo. 
14 Então Ló saiu e falou aos seus genros, os quais se tinham casado com as suas filhas, e disse-lhes: Levantai-vos e saí deste lugar, pois o Senhor está prestes a destruir a cidade. Todavia ele parecia, aos seus genros, estar falando loucamente. 
15 Porém, quando amanheceu, os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma a tua mulher e as duas filhas que tens, e vai; para que também não sejas destruído junto com as iniquidades da cidade. 
16 Eles, entretanto, ficaram sem saber o que fazer. Então os anjos pegaram na sua mão, na mão de sua esposa e nas mãos de suas duas filhas. Porquanto o Senhor os poupara. 
17 E aconteceu, quando os retiraram, que lhe disseram: Salva tua própria vida como puderes, não te voltes a olhar o que ficar para trás nem te detenhas em toda a região ao redor. Escapa para o monte, a fim de que não sejas, tu também, tomado juntamente com eles. 
18 Então Ló disse-lhe: Eu imploro, Senhor; 
19 pois o teu servo achou mercê diante de ti e tens engrandecido a tua justiça em tudo o que fazes para mim, a fim de que a minha alma possa viver. Porque eu não serei capaz de escapar para a montanha. Pois, quem sabe, lá a calamidade iria alcançar-me, e morrerei. 
20 Eis que existe uma cidade, bastante próxima de mim para que eu possa fugir para ela, a qual é bem pequena; e nela estarei preservado. Acaso não é pequena? E viverá a minha alma, graças a ti. 
21 Então, disse-lhe ele: Eis que concordei contigo também sobre esta coisa, que não deveria subverter a cidade a respeito da qual falaste. 
22 Apressa-te, portanto, a fugir para ela, pois não poderei fazer nada até que chegues lá. Por isso, chamou o nome da cidade: Zoar. 
23 O sol ia subindo da terra, quando Ló entrou em Zoar. 
24 E o Senhor fez chover sobre Sodoma e Gomorra enxofre e fogo do Senhor, vindos do céu. 
25 Ele destruiu essas cidades e todo o seu território ao redor, junto com todos os que habitavam nas cidades, e até mesmo as plantas que brotavam do chão. 
26 Entretanto, a sua esposa olhou para trás, convertendo-se numa estátua de sal. 
27 Abraão se levantou cedo para ir ao lugar onde tinha estado, antes, com o Senhor. 
28 Ele olhou na direção de Sodoma e Gomorra, para o país ao redor; olhou, e eis que uma chama subia da terra, como a fumaça de uma fornalha. 
29 E aconteceu, quando Deus destruiu todas as cidades da região em redor, que ele se lembrou de Abraão, tirando Ló do meio da destruição; quando o Senhor destruiu aquelas cidades em que Ló habitara. 
30 Ló subiu de Zoar e habitou na montanha, ele e as suas duas filhas com ele, porque temia habitar em Zoar. Habitou numa caverna, e as suas duas filhas com ele. 
31 Então a mais velha disse à menor: Nosso pai está velho e não há ninguém na terra que venha até nós, como é o costume em toda a terra. 
32 Vinde, demos a beber vinho a nosso pai, e deitemo-nos com ele; e iremos levantar uma semente de nosso pai. 
33 Dessa forma, fizeram seu pai beber vinho, naquela noite. E a mais velha entrou e deitou-se com seu pai, naquela noite. Porém ele não soube de nada, nem quando foi dormir e nem quando se levantou. 
34 E aconteceu que no dia seguinte a mais velha disse à menor: Eis que eu dormi ontem à noite com nosso pai. Fá-lo-emos beber vinho nesta noite também, e irás tu entrar e dormir com ele; e levantaremos uma descendência a nosso pai. 
35 Assim, fizeram beber vinho a seu pai naquela noite também, e a mais nova entrou e dormiu com o seu pai; mas ele não soube de nada, nem quando foi dormir e nem quando se levantou. 
36 Então as duas filhas de Ló conceberam de seu pai. 
37 A mais velha teve um filho e chamou-lhe Moabe, dizendo: Ele é de meu pai. Esse é o pai dos moabitas, até o presente dia. 
38 A mais jovem também teve um filho, e chamou o seu nome Amom, dizendo: Ele é filho de minha família. Esse é o pai dos amonitas, até o dia de hoje.

Nenhum comentário: