INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 18

1 E Deus lhe apareceu no carvalho de Manre, enquanto estava assentado na porta de sua tenda, ao meio-dia. 
2 Levantou ele os olhos, fixando-os, e eis que três homens estavam de pé diante dele. Ao vê-los, correu para encontrá-los, desde a porta de sua tenda, inclinando-se à terra. 
3 E disse: Senhor, se verdadeiramente tenho achado graça aos teus olhos, não passes pelo teu servo. 
4 Permite que seja trazida a água para lavar os vossos pés, e refrescai-vos debaixo da árvore. 
5 Trarei pão, e comereis; e, depois disso, continuareis vossa viagem, após haverdes dela vos desviado, a fim de que o vosso servo vos refresque. E ele falou: Faze assim, conforme disseste. 
6 Abraão apressou-se para ir até Sara na tenda, e disse-lhe: Vai, depressa, e amassa três medidas de farinha, e faze bolos. 
7 Então Abraão correu para as vacas, tomando um bezerro, tenro e bom, e o deu ao seu servo; e ele se apressou em prepará-lo. 
8 Tomou, ainda, manteiga e leite, e a vitela que tinha preparado, e colocou-os perante eles; e comeram. E ele permanecia junto deles, debaixo da árvore. 
9 E perguntou-lhe ele: Onde está Sara, tua mulher? Ele respondeu, dizendo: Eis que está na tenda. 
10 Então, disse-lhe: Retornarei a ti nesta mesma estação, e Sara, tua mulher, terá um filho. Mas Sara estava ouvindo à porta da tenda, atrás dele. 
11 Abraão e Sara eram já velhos e avançados em dias, e o costume das mulheres havia cessado com Sara. 
12 Sara riu-se, dizendo: Tal coisa ainda não aconteceu comigo, até agora, e meu senhor já é velho! 
13 Então o Senhor disse a Abraão: Por que motivo Sara riu-se, dizendo: Eu, todavia, de fato engravidarei? Pois estou velha. 
14 Haverá algo impossível para o Senhor? Neste mesmo tempo voltarei a ti, nesta estação, e Sara terá um filho. 
15 Porém, Sara o negou, dizendo que não havia rido; pois estava com medo. Contudo, ele lhe disse: Não é assim. Com certeza, tu riste. 
16 E os homens, tendo se levantado dali, olharam na direção de Sodoma e Gomorra. Abraão foi com eles, assistindo-os em sua jornada.
17 E o Senhor disse: Devo esconder de Abraão, meu servo, as coisas que pretendo fazer? 
18 Eis que Abraão deverá tornar-se uma nação grande e populosa, e nele todas as nações da terra serão abençoadas. 
19 Pois eu sei que ele irá instruir os seus filhos e a sua casa depois dele, e eles guardarão os caminhos do Senhor a fim de fazer justiça e juízo, para que o Senhor faça vir sobre Abraão todas as coisas a respeito das quais ele lhe tem falado. 
20 E disse o Senhor: O clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, seus pecados são mui grandes. 
21 Irei, pois, descer e ver se de fato eles correspondem plenamente ao clamor que chega até mim; e, se não for assim, que eu o saiba. 
22 Então os homens, tendo partido dali, vieram à Sodoma. Todavia Abraão ainda permanecia de pé diante do Senhor. 
23 E Abraão aproximou-se, dizendo: Não destruirás o justo com o ímpio, devendo ser o justo igual ao ímpio. 
24 Caso haja cinquenta justos na cidade, tu os destruirás? Não pouparias o lugar todo por causa dos cinquenta justos, se eles lá se encontrassem? 
25 De maneira alguma farias tal coisa, de modo a destruir o justo com o ímpio, para que o justo devesse ser como o ímpio. De maneira alguma tu que julgas o mundo inteiro não farias justiça. 
26 E o Senhor disse: Se houver na cidade de Sodoma cinquenta justos eu pouparei todo o lugar, por causa deles. 
27 Então, Abraão respondeu, dizendo: Agora, eis que eu tenho começado a falar ao meu Senhor, eu que sou terra e cinza. 
28 Todavia, se os cinquenta justos devessem ser reduzidos de cinco, destruirias toda a cidade por causa dos cinco a menos? E ele disse: Eu não irei destrui-los, se achar ali quarenta e cinco justos. 
29 Ele, porém, continuou a falar-lhe, dizendo: Mas, e se não forem encontrados ali senão quarenta? E ele respondeu: Eu não irei destrui-los, por causa dos quarenta.  
30 Então, Abraão disse: Que nada suceda, Senhor, se eu dever falar, ainda. E se não forem encontrados ali senão trinta? E ele respondeu: Eu não irei destrui-los, se encontrar lá os trinta. 
31 Então, ele disse: Uma vez que me foi permitido falar com o Senhor: e se não forem encontrados ali senão vinte? E ele respondeu: Eu não irei destrui-los, por causa dos vinte. 
32 E ele disse: Haverá alguma coisa, Senhor, se eu ainda falar uma vez? Entretanto, e se forem encontrados ali somente dez? E ele disse: Eu não irei destrui-los, por causa dos dez. 
33 O Senhor, então, partiu, tendo acabado de falar com Abraão. E Abraão voltou para o seu lugar.

Nenhum comentário: