INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 17

1 Abrão tinha já noventa e nove anos de idade. E o Senhor apareceu a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o teu Deus. Sê agradável diante de mim, e sê perfeito,
2 e estabelecerei a minha aliança entre mim e ti, e multiplicar-te-ei grandemente. 
3 Então, caiu Abrão sobre o seu rosto. E Deus lhe falou, dizendo: 
4 Quanto a mim, eis que o meu pacto é contigo, e serás pai de uma multidão de nações. 
5 O teu nome não será mais Abrão; porém, teu nome será Abraão, porque eu te fiz pai de muitas nações. 
6 Irei aumentar-te extraordinariamente; farei de ti nações, e reis sairão de ti. 
7 Estabelecerei a minha aliança contigo e com a tua descendência depois de ti, nas suas gerações, por aliança perpétua, para ser o teu Deus e o Deus da tua descendência depois de ti. 
8 Eu darei a ti e à tua descendência depois de ti a terra onde és peregrino, toda a terra de Canaã, em perpétua possessão. E eu serei o seu Deus. 
9 E disse Deus a Abraão: Também tu deverás, plenamente, guardar a minha aliança, tu e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações. 
10 E esta é a aliança que plenamente guardarás entre mim e vós, e entre mim e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações: todos os vossos homens serão circuncidados. 
11 Sereis circuncidados na carne do vosso prepúcio, e isso será o sinal de uma aliança entre mim e vós. 
12 O filho de oito dias será por vós circuncidado, todo o homem nas vossas gerações, e também o servo nascido em casa, e o que é comprado com dinheiro, cada filho de um estranho que não é da tua descendência.
13 Aquele que é nascido em tua casa e o que é comprado com dinheiro certamente será circuncidado, e a minha aliança estará na vossa carne por aliança perpétua. 
14 O homem incircunciso, aquele que não tiver sido circuncidado na carne do seu prepúcio no oitavo dia, aquela alma será exterminada da sua família; pois ele tem quebrado a minha aliança. 
15 E Deus disse a Abraão: Quanto a Sarai, tua mulher, seu nome não deverá ser mais Sarai; Sara será o seu nome. 
16 Abençoá-la-ei, e dar-te-ei dela um filho, e o abençoarei; ele se tornará nações, e reis de nações deverão proceder dele. 
17 Abraão, então, caiu sobre o seu rosto, e riu-se; e falou em seu pensamento, dizendo: Nascerá uma criança a quem é de cem anos? Sara, que já tem noventa anos, ficará grávida? 
18 E Abraão disse a Deus: Que viva este Ismael diante de ti. 
19 Então Deus disse a Abraão: Sim, eis que Sara, tua mulher, te dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Isaque; e eu estabelecerei a minha aliança com ele, uma aliança perpétua, para ser um Deus para ele e para a sua semente depois dele. 
20 E a respeito de Ismael, eis que eu te ouvi e o tenho abençoado. Irei aumentá-lo, e o multiplicarei extraordinariamente. Doze nações ele gerará. E dele farei uma grande nação. 
21 Contudo, eu estabelecerei a minha aliança com Isaque, a quem Sara deverá dar à luz para ti nesta mesma estação, no próximo ano. 
22 E cessou de falar com ele. E Deus deixou Abraão. 
23 Depois disso, Abraão tomou seu filho Ismael, e todos os seus servos nascidos em sua casa, e todos aqueles que comprara com dinheiro, e todo o macho dos homens na casa de Abraão, circuncidando os seus prepúcios naquele mesmo dia, conforme Deus falara com ele. 
24 Abraão tinha noventa e nove anos quando foi circuncidado na carne do seu prepúcio, 
25 e Ismael, seu filho, tinha treze anos quando foi circuncidado na carne do seu prepúcio. 
26 No transcorrer daquele dia Abraão foi circuncidado, assim como Ismael, seu filho, 
27 e todos os homens de sua casa; tanto os nascidos em sua casa como os que haviam sido comprados com dinheiro das nações estrangeiras, ele os circuncidou.

Nenhum comentário: