INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 14

1 Aconteceu, então, no reinado do rei Anrafel de Sinear, Arioque, rei de Elasar, Quedorlaomer, rei de Elão, e Tidal, rei das nações,
2 que estes fizeram guerra contra Bera, rei de Sodoma, contra Birsa, rei de Gomorra, contra Sinabe, rei de Admá, contra Semeber, rei de Zeboim, e contra o rei de Belá (essa é Zoar).
3 Todos esses se reuniram de comum acordo no Vale do Sal (esse é o Mar Salgado).
4 Doze anos haviam eles servido a Quedorlaomer, e, no décimo terceiro ano, revoltaram-se.
5 No décimo quarto ano veio Quedorlaomer e os reis que estavam com ele e cortaram em pedaços os gigantes de Asterote e de Carnaim, e outras nações fortes junto com eles; e os emins na cidade de Savê,
6 e os horeus nas montanhas de Seir, perto do terebinto de Parã, que está no deserto.
7 E, voltando, chegaram à fonte do Juízo, que é Cades, e cortaram em pedaços todos os príncipes de Amaleque e os amorreus que habitavam em Hazazon-Tamar.
8 O rei de Sodoma saiu, com o rei de Gomorra, o rei de Admá, o rei de Zeboim e o rei de Belá (essa é Zoar), e se puseram em ordem contra eles, para a guerra, no vale do Sal,
9 contra Quedorlaomer, rei de Elão, contra Tidal, rei das nações, contra o rei Anrafel, de Sinear, e contra o rei de Elasar; Arioque; os quatro reis contra os cinco.
10 Ora, o vale do Sal consiste de poços de betume. O rei de Sodoma fugiu, como também o rei de Gomorra, e caíram ali. E os que ficaram fugiram para a região montanhosa.
11 Tomaram eles toda a cavalaria de Sodoma e Gomorra, e todas as suas provisões, e se foram.
12 Tomaram também a Ló, filho do irmão de Abrão, e os seus bens, e partiram; pois ele morava em Sodoma.
13 Então, aproximando-se um dos que haviam sido resgatados o relatou a Abrão, que passava. Habitava ele junto ao carvalho de Manre, o amorreu, irmão de Escol e de Aner, aliados de Abrão.
14 Abrão, tendo ouvido que Ló, seu sobrinho, havia sido preso, arregimentou seus próprios servos, nascidos em sua casa, trezentos e dezoito homens, e perseguiu-os até Dã.
15 E veio sobre eles a noite, ele e os seus servos, ferindo-os e perseguindo-os até Hobá, que está à esquerda de Damasco.
16 E recuperou toda a cavalaria de Sodoma, resgatando também o seu sobrinho Ló com todas as suas posses, as mulheres e o povo.
17 O rei de Sodoma saiu-lhe ao encontro depois que ele voltou da matança de Quedorlaomer e dos reis que estavam junto dele, vindo para o vale de Savé. Essa era a planície dos Reis.
18 Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho. Ele era sacerdote do Deus Altíssimo.
19 Abençoou ele a Abrão, dizendo: Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo, que fez o céu e a terra;
20 e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos em teu poder. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.
21 O rei de Sodoma disse a Abrão: Dá-me os homens, e toma os cavalos para ti.
22 Mas Abrão respondeu ao rei de Sodoma: Estendo a minha mão ao Senhor, o Deus Altíssimo, que fez o céu e a terra,
23 que não irei tirar, de todos os teus bens, desde uma corda até um cordão de sandália, para que não digas: Enriqueci a Abrão;
24 exceto as coisas que os jovens comeram, e a parte dos homens que foram comigo, Escol, Aner e Mamre. Esses devem ter uma parte.

Nenhum comentário: