INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 13

1 Abrão subiu do Egito, ele e a sua esposa, com tudo o que possuía, e Ló junto dele, para o deserto.
2 Abrão era muito rico em gado, prata e ouro.
3 Então, ele foi para o lugar de onde tinha saído, para o deserto, indo até Betel, no local onde a sua barraca estava anteriormente, entre Betel e Ai,
4 chegando ao lugar do altar que havia antes construído. E, ali, Abrão invocou o nome do Senhor.
5 Ló, que viera com Abrão, tinha ovelhas, bois e tendas.
6 Contudo, a terra não era grande o suficiente para viverem juntos, porque seus bens eram muitos; e não podiam habitar juntos.
7 Houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló. Os cananeus e os ferezeus, então, habitavam a terra.
8 Disse Abrão a Ló: Que não haja contenda entre mim e ti, entre os meus pastores e os teus pastores, pois somos irmãos.
9 Vê! Não está toda a terra diante de ti? Separa-te de mim. Se fores para a esquerda, irei para a direita; todavia, se fores para a direita eu irei para a esquerda.
10 Então Ló, levantando os olhos, observou a circunvizinhança do Jordão, que era toda regada, antes de Deus subverter a Sodoma e a Gomorra, como o jardim do Senhor e como a terra do Egito, indo para Zoar.
11 Ló escolheu para si toda a região ao redor do Jordão. E Ló se foi, partindo do leste, ficando, cada um, separado do seu irmão.
12 Abrão habitou na terra de Canaã, e Ló habitou em uma cidade das redondezas, armando a sua tenda em Sodoma.
13 Os homens de Sodoma, entretanto, eram maus e excessivamente pecaminosos diante de Deus.
14 E Deus disse a Abrão, depois que Ló partiu, separando-se dele: Olha para cima, com os teus olhos; do lugar onde estás agora olha para o norte e para o sul, para o oriente e para o mar.
15 Porque toda a terra que vês eu irei dá-la a ti e à tua descendência, para sempre;
16 e farei a tua descendência como o pó da terra. Se alguém for capaz de contar o pó da terra, então será a tua descendência também contada.
17 Levanta-te a percorrer a terra, tanto no seu comprimento como na sua largura, pois hei de concedê-la a ti.
18 Então Abrão, desmanchando a sua tenda, foi-se e habitou junto ao carvalho de Manre, que estava em Hebrom. E, lá, ele construiu um altar ao Senhor.

Nenhum comentário: