INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 12

1 Disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra e da tua parentela, da casa de teu pai, e vem para a terra que eu te mostro.
2 Farei de ti uma grande nação, e te abençoarei e engrandecerei o teu nome; e serás bem-aventurado.
3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti todas as tribos da terra serão benditas.
4 Partiu, pois, Abrão, conforme o Senhor lhe falara; e Ló partiu com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos de idade quando saiu de Harã.
5 Tomou Abrão a Sarai, sua esposa, e a Ló, filho de seu irmão, e a todos os seus bens, tantos quantos tinham adquirido, e a cada alma que lhes acresceram em Harã, e saíram para irem à terra de Canaã. E foram até Canaã.
6 Atravessou Abrão a terra, longitudinalmente, até o local chamado Siquém, até o carvalho alto. Os cananeus, então, habitavam a terra.
7 O Senhor apareceu a Abrão, e disse-lhe: Eu darei esta terra à tua descendência. Abrão construiu, ali, um altar ao Senhor que lhe aparecera.
8 E partiu dali para a montanha que estava ao leste de Betel, onde armou a sua tenda, em Betel, perto do mar, com Ai para o oriente. E edificou, ali, um altar ao Senhor. E invocou o nome do Senhor.
9 Partiu dali Abrão, e foi e acampou-se no deserto.
10 Houve fome na terra, e Abrão desceu ao Egito para peregrinar ali; porquanto a fome prevalecera na terra.
11 Aconteceu, quando Abrão estava próximo de entrar no Egito, que ele disse a Sarai, sua esposa: Eu sei que és mulher formosa;
12 virá a acontecer, quando os egípcios te enxergarem, que eles dirão: Esta é a sua mulher. E eles me matarão, contudo, poupar-te-ão a vida.
13 Dize, portanto: Eu sou sua irmã; o que irá resultar em bem para mim, graças a ti. E viverá a minha alma, graças a ti.
14 E sucedeu, quando Abrão tinha entrado no Egito, que os egípcios viram a mulher e perceberam ser ela muito bonita.
15 Os príncipes de Faraó a viram e a elogiaram diante de Faraó; e a trouxeram para a casa de Faraó.
16 Trataram eles bem a Abrão por causa dela, e ele veio a ter ovelhas, bezerros, jumentos, servos e servas, mulas e camelos.
17 Então Deus afligiu a Faraó e a sua casa com grandes e malignas aflições, por causa de Sarai, esposa de Abrão.
18 Faraó, tendo chamado Abrão, disse-lhe: Que é isto que fizeste para mim? Pois não me disseste que ela é tua mulher.
19 Por que, pois, afirmaste: Ela é minha irmã; e eu a tomei como esposa para mim? Agora, eis que a tua mulher está diante de ti. Toma-a contigo, e vai-te embora, rapidamente.
20 Faraó ordenou aos seus homens a respeito de Abrão, a fim de acompanhá-lo e conduzi-lo adiante, e a sua esposa, e a tudo o que ele tinha. E Ló estava com ele.

Nenhum comentário: