INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Êxodo - Capítulo 9

1 E o Senhor falou a Moisés: Vai a Faraó e dize-lhe: Estas coisas diz o Senhor, o Deus dos hebreus: Envia o meu povo, para que me sirva.
2 Se não quiseres, porém, enviar o meu povo, mas ainda os detiveres,
3 eis que a mão do Senhor será sobre o teu gado nos campos, tanto sobre os cavalos quanto sobre os jumentos, e sobre os camelos, os bois e as ovelhas; haverá uma mortandade, verdadeiramente, muito grande.
4 Irei fazer uma distinção maravilhosa, naquele tempo, entre o gado dos egípcios e o gado dos filhos de Israel. Nada morrerá de tudo o que pertence aos filhos de Israel.
5 E Deus estabeleceu um prazo, dizendo: Amanhã o Senhor fará isso na terra.
6 O Senhor fez assim no dia seguinte, e todo o gado dos egípcios morreu. Entretanto, do gado dos filhos de Israel não morreu nenhum.
7 Porém, quando Faraó viu que de todo o gado dos filhos de Israel não morrera nenhum, o seu coração ficou endurecido, e ele não deixou ir o povo.
8 E o Senhor falou a Moisés e a Arão, dizendo: Tomai mãos cheias de cinza, do forno; e que Moisés a atire para o céu, diante de Faraó e dos seus servos.
9 E que isto se torne em um pó sobre toda a terra do Egito. Haverá sobre os homens e sobre os animais úlceras dolorosas, irrompendo em uns e outros, em toda a terra do Egito.
10 Então ele tirou as cinzas do forno, diante de Faraó. Moisés as atirou para o céu, e tornaram-se em feridas dolorosas, irrompendo tanto em homens como em animais.
11 Os feiticeiros não podiam permanecer diante de Moisés, por causa das feridas. Porquanto as feridas estavam nos feiticeiros e em toda a terra do Egito.
12 Mas o Senhor endureceu o coração de faraó, e ele não lhes deu ouvidos, conforme predissera o Senhor.
13 Então o Senhor falou a Moisés, dizendo: Levanta-te cedo, pela manhã, vai diante de Faraó, e dize-lhe: Estas coisas diz o Senhor, o Deus dos hebreus: Despede o meu povo, para que me sirva.
14 Pois eis que, neste momento, estou enviando todas as minhas pragas para o teu coração e o dos teus servos, e também o do teu povo; a fim de que saibas que não há outro como eu em toda a terra.
15 Porquanto, agora, eu irei estender a minha mão para ferir-te e matar o teu povo, e serás consumido da Terra.
16 Para este propósito tens sido preservado, a fim de que eu possa mostrar em ti a minha força, e para que o meu nome seja divulgado em toda a terra.
17 Irás tu, então, ainda agir para prejudicar o meu povo, de modo a não deixá-los ir?
18 Eis que amanhã, a esta hora, farei chover uma chuva de granizo mui grande, como não houve ainda no Egito, desde o momento em que foi criado até hoje.
19 Ora, então, apressa-te a recolher o teu gado e tudo o que tens nos campos. Eis que todos os homens e o gado, todos aqueles que forem encontrados nos campos e que não entrarem em uma casa (pois o granizo cairá sobre eles), irão morrer.
20 Quem, dos servos de Faraó, temia a palavra do Senhor, reuniu o seu gado nas casas.
21 Porém, todo aquele que não acolheu em sua mente a palavra do Senhor deixou o seu gado no campo.
22 Então o Senhor disse a Moisés: Estende a tua mão para o céu, e haverá granizo em toda a terra do Egito, tanto sobre os homens quanto sobre o gado, e sobre toda a forragem na terra.
23 Moisés estendeu a mão para o céu, e o Senhor enviou trovões e granizo, e desceu fogo sobre a terra. E o Senhor fez chover granizo sobre toda a terra do Egito.
24 Havia granizo e fogo flamejante misturado com granizo, e esse era mui grande, como nunca houve no Egito desde o momento em que existiu uma nação sobre ele.
25 O granizo feriu, em toda a terra do Egito, tanto a homens como a animais, e feriu a toda a erva do campo. E o granizo fez em pedaços a todas as árvores do campo.
26 Somente na terra de Gósem, onde estavam os filhos de Israel, o granizo não chegou.
27 Então Faraó mandou chamar Moisés e Arão, e disse-lhes: Pequei, desta vez. O Senhor é justo, todavia eu e o meu povo somos ímpios.
28 Orai, então, por mim ao Senhor, e que ele faça os trovões de Deus cessarem, e o granizo, e o fogo. Eu irei enviar-vos, e não permanecereis mais.
29 E Moisés lhe disse: Quando eu tiver partido da cidade estenderei as minhas mãos ao Senhor, e os trovões cessarão, e o granizo e a chuva não irão mais prevalecer, para que saibas que a terra é do Senhor.
30 Todavia, quanto a ti e aos teus servos, eu sei que vós ainda não temeis ao Senhor.
31 E o linho e a cevada foram danificados, porquanto a cevada já estava crescendo, e o linho sendo semeado.
32 O trigo e o centeio, todavia, não foram feridos, pois estavam atrasados.
33 Então Moisés afastou-se de Faraó e da cidade, estendendo as mãos para o Senhor; e cessaram os trovões e o granizo. E a chuva não caiu mais sobre a terra.
34 Todavia, quando Faraó viu que a chuva, o granizo e os trovões cessaram, continuou a pecar, endurecendo o seu coração e o coração de seus servos.
35 O coração de Faraó se endureceu, e ele não enviou os filhos de Israel, conforme o Senhor havia dito a Moisés.

Nenhum comentário: