INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Êxodo - Capítulo 5

1 Depois disso, Moisés e Arão foram a Faraó, e disseram-lhe: Estas coisas diz o Senhor, o Deus de Israel: Envia o meu povo, a fim de que eles possam celebrar uma festa para mim no deserto.
2 Mas Faraó respondeu: Quem é ele, que eu deveria ouvir a sua voz, de modo a mandar embora os filhos de Israel? Eu não conheço o Senhor, e não deixarei Israel ir.
3 Então eles lhe disseram: O Deus dos hebreus chamou-nos para junto de si. Iremos, portanto, em uma viagem de três dias ao deserto, a fim de que sacrifiquemos ao Senhor, nosso Deus; para que, a qualquer momento, não morramos ou sejamos abatidos.
4 Porém o rei do Egito lhes disse: Por que, Moisés e Arão, afastais o povo das suas obras? Ide, cada um de vós, para as vossas obras.
5 E Faraó também disse: Eis que o povo é muito numeroso. Não deveremos, portanto, dar-lhes descanso de seu trabalho.
6 Faraó, então, deu ordens aos feitores do povo e aos escribas, dizendo:
7 Não dareis palha as pessoas para a fabricação de tijolos, como antigamente; entretanto, deixem-nos ir, eles mesmos, recolherem para si a palha.
8 E impor-lhes-eis, diariamente, a taxa de fabricação de tijolos que deverão fabricar; não lhes diminuireis em nada, pois estão ociosos, e, por causa disso, têm clamado, dizendo: Levantar-nos-emos e faremos sacrifícios ao nosso Deus.
9 Que os labores destes homens sejam pesados, e que eles se ocupem dessas coisas, não cuidando de palavras vãs.
10 Então os feitores e os escribas os apressaram, e falaram ao povo, dizendo: Assim diz Faraó: Eu não irei dar-lhes mais a palha.
11 Ide vós mesmos recolhê-la onde puderdes encontrá-la; pois em nada será diminuída a vossa taxa.
12 Então o povo se espalhou por toda a terra do Egito, a colher restolho de palha.
13 Mas os feitores apressaram-nos, dizendo: Completai regularmente as vossas tarefas diárias, como quando a palha vos era dada.
14 Os escribas da raça dos filhos de Israel, os quais haviam sido constituídos sobre eles pelos mestres de Faraó, foram açoitados e questionados, sendo-lhes dito: Por que não tendes cumprido as vossas taxas de fabricação de tijolos, no dia de hoje, como antigamente?
15 Então os escribas dos filhos de Israel entraram e clamaram a Faraó, dizendo: Por que ages desta forma para com os teus servos?
16 Palha não é dada aos teus servos, contudo dizem-nos para fazer tijolos; e eis que os teus servos foram açoitados. Tu, portanto, estarás a ferir o teu povo.
17 Mas ele lhes respondeu: Estais ociosos, estais ociosos. Por isso, dizeis: Vamos, sacrifiquemos ao nosso Deus.
18 Ora, ide agora trabalhar, porque a palha não deverá ser-vos dada; porém, vós cumprireis a taxa de tijolos.
19 E os escribas dos filhos de Israel viram-se em uma situação difícil, cada homem dizendo: Nós não deveremos deixar de completar a taxa diária de fabricação de tijolos.
20 Então avistaram Moisés e Arão vindo ao encontro deles, quando saíram da presença de Faraó,
21 e disseram-lhes: O Senhor atente sobre vós para julgar-vos, porque tendes feito nosso cheiro abominável diante de Faraó e diante dos seus servos, a fim de colocar uma espada em suas mãos para nos matar.
22 Moisés se apresentou ao Senhor, dizendo: Eis que eu imploro, Senhor! Por que tens afligido a este povo? E por que me tens enviado?
23 Porquanto, a partir do instante no qual fui a Faraó para falar em teu nome ele tem afligido a este povo. Todavia, tu não tens libertado o teu povo.

Nenhum comentário: