INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Êxodo - Capítulo 4

1 Então Moisés falou, perguntando: Se eles não me acreditarem, e não quiserem ouvir a minha voz (pois, irão dizer: Deus não te apareceu); o que irei falar-lhes? 
2 Porém, o Senhor disse-lhe: Que é isto em tua mão? Respondeu ele: Uma vara. 
3 E ele disse: Lança-a ao chão. E atirou-a ao chão, tornando-se ela numa serpente. Então Moisés fugiu dela. 
4 E o Senhor disse a Moisés: Estende a tua mão e segura a sua cauda (e ele a estendeu e pegou-a pela cauda, 
5 tornando-se ela uma vara, na sua mão), para que eles possam acreditar em ti, que o Deus de teus pais apareceu-te, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. 
6 E o Senhor falou-lhe, outra vez: Põe a mão no teu seio. E ele a meteu no seu seio. E tirou a mão para fora do seu seio, e eis que ela tornara-se como a neve. 
7 E disse-lhe, mais uma vez: Põe a mão em teu seio (então ele meteu a mão no seu seio, e retirou-a, e estava novamente restaurada a pele da sua carne, como era antes); 
8 pois se eles não te acreditarem, nem atenderem ao testemunho do primeiro sinal, crerão em ti por causa do testemunho do segundo sinal. 
9 Contudo se vier a acontecer de eles não te acreditarem por causa desses dois sinais, não dando ouvidos à tua voz, que tomarás da água do rio e derramá-la-ás sobre a terra seca; e a água que tomares do rio tornar-se-á em sangue sobre a terra seca. 
10 Disse Moisés ao Senhor: Eis que eu imploro, Senhor! Pois não era eu suficientemente apto antes, nem ainda o fui a partir do momento em que começaste a falar com o teu servo. Pois sou fraco no discurso, e lento de língua. 
11 Então o Senhor disse a Moisés: Quem deu uma boca ao homem, e quem fez o muito duro de ouvido, aquele que é surdo, e o que vê e o que não vê? Não tenho sido eu, Deus? 
12 Vai, agora, e eu abrirei a tua boca, e instruir-te-ei no que irás dizer. 
13 Porém, Moisés disse: Eis que eu imploro, Senhor. Designa outra pessoa, apta, a quem hás de enviar. 
14 Então o Senhor ficou grandemente irado contra Moisés, e disse-lhe: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele irá falar contigo. Eis que ele virá ao teu encontro, e, vendo-te, deleitar-se-á em seu íntimo.
15 Tu lhe falarás, e porás as minhas palavras em sua boca. Então eu abrirei a tua e a sua boca, e irei aconselhar-vos no que haveis de fazer. 
16 Ele falará por ti ao povo, e será a tua boca; e tu serás por ele nas coisas concernentes a Deus. 
17 Esta vara, a qual se transformou em uma serpente, deverás levar em tua mão, com a qual operarás milagres. 
18 Então Moisés foi, voltando para Jetro, seu sogro, e disse-lhe: Viajarei, e voltarei a meus irmãos no Egito; irei ver se eles ainda estão vivos. E Jetro respondeu a Moisés: Vai em paz. Ora, depois daqueles muitos dias, o rei do Egito morreu. 
19 E o Senhor disse a Moisés, em Midiã: Vai, parte para o Egito, pois que todos os que buscavam a tua vida estão mortos. 
20 Então Moisés tomou a sua esposa e os seus filhos, montando-os sobre jumentos, e voltou para o Egito. E Moisés levava na sua mão a vara que tinha recebido de Deus. 
21 Disse o Senhor a Moisés: Quando fores, e retornares ao Egito, cuida para que todos os milagres, dos quais eu te encarreguei, operares diante de Faraó. Todavia eu endurecerei o seu coração, e ele, certamente, não despedirá o povo. 
22 Então dirás a Faraó: Estas coisas diz o Senhor: Israel é o meu primogênito; 
23 e eis que eu te digo: Despede o meu povo, a fim de que possa servir-me. Contudo, se não quiseres enviá-los, vê bem, irei matar o teu primogênito. 
24 E aconteceu que o anjo do Senhor o encontrou pelo caminho, numa estalagem, e procurava matá-lo.
25 Então Zípora, havendo lançado mão de uma pedra, cortou o prepúcio de seu filho e caiu aos seus pés, dizendo-lhe: O sangue da circuncisão de meu filho estancou! 
26 Então ele o deixou, porquanto dissera: O sangue da circuncisão de meu filho estancou. 
27 O Senhor disse a Arão: Vai para o deserto, ao encontro de Moisés. E ele foi, encontrando-o no monte de Deus; e eles se beijaram. 
28 Moisés relatou a Arão todas as palavras do Senhor, as quais ele ordenara, e todas as coisas de que o encarregara. 
29 Então Moisés e Arão foram e reuniram os anciãos dos filhos de Israel, 
30 e Arão falou todas aquelas palavras, as quais Deus falara a Moisés; e realizou os milagres diante do povo. 
31 O povo acreditou e alegrou-se, porquanto Deus visitara os filhos de Israel, e porque ele vira a sua aflição. E as pessoas se inclinaram e adoraram.

Nenhum comentário: