INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 22 de julho de 2012

Septuaginta - Êxodo - Capítulo 35

1 Moisés convocou toda a congregação dos filhos de Israel, e disse-lhes: Estas são as palavras que o Senhor tem falado, a fim de que as cumprais:
2 Seis dias irás executar obras, mas o sétimo dia será de descanso, um sábado santo, de descanso ao Senhor; todo aquele que nele trabalhar deverá morrer.
3 Não acendereis um fogo em nenhuma de vossas residências no dia de sábado. Eu sou o Senhor.
4 E Moisés falou a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: Esta é a coisa da qual o Senhor vos encarregou, dizendo:
5 Tomai, de vós mesmos, uma oferta para o Senhor. Cada um que o sente em seu coração deverá trazer as primícias para o Senhor: ouro, prata, bronze,
6 azul, púrpura, escarlate duplo fiado, linho fino fiado, peles de cabras,
7 peles de carneiro tingidas de vermelho, peles tingidas de azul, madeira incorruptível,
8, 9 pedras de sárdio e pedras de gravar para as ombreiras e o manto comprido.
10 Todo homem que é sábio de coração entre vós, que ele vá trabalhar em todas as coisas que o Senhor ordenou:
11 o tabernáculo com as suas cordas, as suas coberturas, as suas argolas, as suas barras e os seus pilares;
12 a arca do testemunho com os seus varais e o seu propiciatório; o véu;
13 a mesa com todos os seus utensílios;
14 o candelabro para a luz com os seus utensílios;
15 o incenso; o óleo da unção;
16 o altar com todos os seus utensílios;
17 as cortinas do átrio com os seus pilares; as pedras de esmeralda;
18, 19 as vestes sagradas de Arão, o sacerdote, vestes nas quais ele deverá servir; as vestes do sacerdócio para os filhos de Arão; e o óleo da unção, e o incenso composto.
20 Então toda a congregação dos filhos de Israel saiu da presença de Moisés. E trouxeram, aqueles cujo coração os prontificou, e aqueles a quem lhes pareceu bem em sua mente, cada um a sua oferta;
21 e trouxeram uma oferta ao Senhor para os trabalhos do tabernáculo do testemunho, para todos os seus serviços e para as vestes a serem usadas no santuário.
22 E os homens, cada um a quem parecia bem no seu coração, trouxeram, das suas mulheres, fivelas, brincos, anéis, colares e braceletes. Todos esses artigos eram de ouro.
23 Assim fizeram aqueles com quem foram encontrados ornamentos de ouro, trazendo-os ao Senhor, e também aqueles com quem foi encontrado linho fino. Trouxeram, ainda, peles tingidas de azul, e peles de carneiro tingidas de vermelho.
24 Todos que apresentaram a sua oferta trouxeram prata e bronze como ofertas para o Senhor, e também aqueles com quem foi encontrada madeira incorruptível; e trouxeram ofertas para todos os trabalhos de preparação.
25 Todas as mulheres sábias, dotadas de entendimento para fiar com as suas mãos, trouxeram seus artigos fiados: o azul, a púrpura, o escarlate e o linho fino.
26 E todas as mulheres a quem pareceu bem em seu coração, e em sua sabedoria, fiaram pelos de cabra.
27 Os príncipes trouxeram pedras de esmeralda, e as pedras para colocar no éfode e no oráculo,
28 e os componentes tanto para o óleo da unção como para a composição do incenso.
29 Cada homem e mulher dos filhos de Israel cuja mente foi inclinada a vir e fazer todas as obras que o Senhor designara, através de Moisés, para serem feitas, trouxe uma oferta ao Senhor.
30 Então Moisés falou aos filhos de Israel: Eis que Deus chamou pelo nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá,
31 enchendo-o com o espírito divino de sabedoria, de entendimento e de conhecimento de todas as coisas,
32 para trabalhar com destreza nas obras que exigem habilidade extrema, a fim de transformar o ouro, a prata e o bronze;
33 para fazer trabalhos em pedra e entalhar a madeira, e para trabalhar em toda obra especializada.
34 Deus concedeu aumento no entendimento, tanto para ele como para Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã.
35 E Deus os encheu de sabedoria, entendimento e percepção a fim de tudo compreenderem e trabalharem em todos os trabalhos do santuário, para bordarem os tecidos e as obras bordadas com escarlate e linho fino, e para fazerem todo o trabalho de execução esmerada e bordados.

Nenhum comentário: