INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 22 de julho de 2012

Septuaginta - Êxodo - Capítulo 34

1 E o Senhor disse a Moisés: Lavra para ti duas placas de pedra, como eram as primeiras, e vem até mim na montanha; e eu irei escrever sobre elas as palavras que estavam nas primeiras placas, as quais quebraste.
2 Estejas pronto pela manhã. Deverás ir até o monte Sinai e permanecer lá, aguardando por mim no topo da montanha.
3 Não permitas que alguém vá junto contigo nem que seja visto em toda a montanha, e não consintas que as ovelhas e os bois pastem próximo dela.
4 Então Moisés lavrou duas placas de pedra, como eram as primeiras. E, havendo levantado cedo, Moisés subiu ao monte Sinai, conforme o Senhor lhe ordenara, levando as duas placas de pedra.
5 O Senhor desceu na nuvem e permaneceu lá, próximo dele, e chamou pelo nome do Senhor.
6 E o Senhor, passando diante dele, proclamou: Deus, o Senhor, piedoso e misericordioso, longânime, grandemente compassivo e verdadeiro,
7 mantendo a justiça e a misericórdia para milhares e removendo a iniquidade, a injustiça e os pecados; não inocentando o culpado, e trazendo a iniquidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e a quarta geração.
8 Moisés, apressando-se, inclinou-se à terra e adorou,
9 dizendo: Se encontrei graça diante de ti, que o meu Senhor vá conosco, pois o povo é de dura cerviz. Tu removerás os nossos pecados e as nossas iniquidades, e seremos teus.
10 Então o Senhor disse a Moisés: Eis que estabelecerei uma aliança contigo na presença de todo o teu povo, e irei fazer coisas gloriosas que nunca foram feitas em toda a terra ou em qualquer nação. Todos os povos entre os quais estás irão ver as obras do Senhor, que elas são maravilhosas, as quais eu irei fazer por ti.
11 Tu, pois, presta atenção a todas as coisas que te ordeno. Eis que eu expulso de diante do vosso rosto os amorreus, os ferezeus, os cananeus, os heteus, os heveus, os girgaseus e os jebuseus.
12 Guarda-te para que a, qualquer momento, não faças um pacto com os moradores da terra na qual estás entrando, a fim de que não se tornem para ti numa pedra de tropeço, no meio de vós.
13 Devereis destruir os seus altares e quebrar em pedaços as suas colunas. Cortareis os seus bosques, e as imagens esculpidas de seus deuses queimareis com fogo.
14 Pois vós não adorareis deuses estranhos; porquanto o Senhor Deus é um nome zeloso, e um Deus zeloso.
15 Para que, a qualquer momento, não faças uma aliança com os moradores da terra; e, então, indo eles prostituir-se após os seus deuses e fazer-lhes sacrifício, venham e te convidem. E tu irias comer dos seus banquetes,
16 e irias tomar de suas filhas para teus filhos, e dar de tuas filhas para seus filhos; e as tuas filhas iriam prostituir-se após os seus deuses, e os teus filhos deveriam também ir prostituindo-se após os seus deuses.
17 Não farás para ti deuses de fundição.
18 Manterás a festa dos pães ázimos: sete dias comerás pães ázimos, conforme te ordenei, na sua estação, no mês do cereal novo; pois no mês do cereal novo saíste do Egito.
19 Os machos são meus, tudo aquilo que abre o ventre; todos os primogênitos dos bois e todos os primogênitos das ovelhas.
20 O primogênito de jumenta resgatarás com um cordeiro; e, se não o resgatares, pagarás um preço. Todos os primogênitos de teus filhos resgatarás; não aparecerás sem nada diante de mim.
21 Seis dias deverás trabalhar, mas no sétimo dia descansarás. Deverá haver um tempo de descanso na semeadura e na colheita.
22 Celebrar-me-ás a festa das Semanas, o início da colheita do trigo; e a festa da Colheita, no meio do ano.
23 Três vezes no ano todos os teus que são do sexo masculino comparecerão perante o Senhor, Deus de Israel.
24 Pois quando eu tiver expulsado as nações diante de ti, havendo ampliado o teu território, ninguém cobiçará a tua terra sempre que fores comparecer perante o Senhor teu Deus, três vezes no ano.
25 Não oferecerás o sangue do meu sacrifício com fermento, nem o sacrifício da Festa da Páscoa permanecerá até a manhã.
26 Os primeiros frutos da tua terra deverás levar á casa do Senhor teu Deus. Não cozerás um cordeiro no leite de sua mãe.
27 E o Senhor disse a Moisés: Escreve estas palavras para ti, pois com essas palavras eu tenho feito uma aliança contigo e com Israel.
28 Moisés esteve lá, diante do Senhor, quarenta dias e quarenta noites. Não comeu pão nem bebeu água, e escreveu nas placas estas palavras do pacto, as dez frases.
29 E ao descer Moisés do monte as duas placas se encontravam nas suas mãos. Quando, então, ele descia do monte, Moisés não sabia que a aparência da pele do seu rosto fora glorificada, porquanto Deus falara com ele.
30 Porém Arão e todos os anciãos de Israel viram Moisés, e a aparência da pele do seu rosto fora feita gloriosa; e temiam aproximar-se dele.
31 Então Moisés os chamou, e Arão e todos os chefes da congregação voltaram-se para ele. E Moisés falou-lhes.
32 Depois disso, todos os filhos de Israel vieram a ele, e ordenou-lhes todas as coisas das quais o Senhor lhe tinha dado encargo no monte Sinai.
33 E, quando cessou de falar com eles, pôs um véu sobre o seu rosto.
34 Sempre que Moisés ia perante o Senhor a fim de falar com ele tirava o véu, até que saísse; e saia e falava para todos os filhos de Israel aquilo que o Senhor lhe ordenara.
35 E os filhos de Israel viam o rosto de Moisés, que estava glorificado. Depois, Moisés colocava o véu sobre o rosto, até que entrava novamente para falar com ele.

Nenhum comentário: